Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação

O Acervo de Memória e Documentação Clemente Mariani (AMEDOC) é uma instância acadêmica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que tem como objetivos reunir, organizar, catalogar, preservar e divulgar acervo bibliográfico e documental que contribua para o conhecimento, reflexão e divulgação da história e da cultura baiana. O acervo reúne mais de 30 mil itens, entre livros, folhetos, periódicos, dissertações, teses acadêmicas, manuscritos, fotografias, CD-ROMS e vídeos. Seguramente é um dos maiores acervos de livros raros da Bahia, reunindo publicações que remontam aos séculos XVIII e XIX.

Este acervo foi formado em 1993, quando a Fundação Clemente Mariani adquiriu a biblioteca do colecionador e bibliófilo Renato Berbet de Castro. No ano seguinte, a Fundação Clemente Mariani criou o Centro de Documentação e Informação Cultural sobre a Bahia (CEDIC), setor que passou a gerir, ampliar e disponibilizar ao público. A formação desse acervo teve grande impacto na pesquisa histórica da Bahia, já que colocou à disposição do público obras raras e documentos dificilmente encontrados em bibliotecas e arquivos do Brasil. Em 2012, a Fundação Clemente Mariani transferiu todo o acervo da capital para o Recôncavo através de doação feita à UFRB, um feito notável que contribuirá decisivamente para a consolidação da interiorização da excelência acadêmica no estado da Bahia.

Doravante, patrimônio das comunidades do Recôncavo e da UFRB, o acervo abriga conjunto vasto de livros e documentos de inestimável valor histórico. Grande parte dele concentra-se nas áreas de História, Literatura, Educação, Arquitetura, Economia e, sobretudo, em temas relativos à Bahia. Renomeado como Acervo de Memória e Documentação Clemente Mariani (AMEDOC) todo esse conjunto documental está disponível à consulta dos pesquisadores nas dependências do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). Para melhor fruição das informações, o AMEDOC disponibiliza aos leitores terminais de computador para digitação de trabalhos e consulta a sites de bibliotecas, arquivos, museus, universidades, além de dicionários, enciclopédias e periódicos eletrônicos.

Missão

O Acervo de Memória e Documentação Clemente Mariani tem como missão “criar condições básicas para que seus usuários continuem acumulando conhecimento, a partir de itens escritos, proporcionando o acesso às literaturas histórico-especializadas dando suporte para uma educação superior bem sucedida, além de preservar, conservar e salvaguardar o acervo, implantando uma programação sistemática de manutenção de sua integridade física”.

Fim do conteúdo da página