Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
pesquisa artes visuais

Pesquisa

 Os docentes do curso tem várias pesquisas em andamento. Atualmente, estes são principais grupos de pesquisa, que também, desenvolvem atividades de extensão.

PHOTO 2023 08 03 07 07 25 Screenshot 2023 08 29 14.26.06
Screen Shot 2023 08 25 at 17.32.27 Screenshot 2023 08 29 14.24.34 

 

 

 

 

Prof. Antonio Carlos de Almeida Portela

  • [Re]image - Grupo de Pesquisa em Artes Visuais (UFRB)
  • Grupo de Pesquisa Arte Híbrida
  • GAAP - Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Arte, Audiovisual e Patrimônio (UFRB)

Projetos de Pesquisa

  • Hansen Bahia: um estudo do mais-que-sagrado e do mais-que-profano nas obras da série “Via Sacra” (2013)

Resumo: A pesquisa centrou-se em uma curadoria de gravuras e pinturas que destacam as interrelações entre o sagrado e o profano no universo da produção artística de Hansen Bahia. Seu objetivo foi desenvolver um estudo teórico e conceitual sobre as interrelações entre o sagrado e o profano no universo da produção artística de Hansen Bahia nas  pinturas e gravuras da série Via Sacra (Via Crucis) para a  realização da exposição “Hansen Bahia: mais-que-sagrado, mais-que-profano”,  realizada na Galeria da Fundação Hansen Bahia, permanecendo um ano em cartaz.

Link da exposição: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.304418836358742.1073741830.111229525677675&type=3

  • Estudos e pesquisa multidisciplinares em processos (em curso)

Resumo: A arte contemporânea se apresenta como uma forma de expressão marcadamente inter e multidisciplinar, possibilitando a convivência e a prática de estudo de diferentes áreas de conhecimento. Neste intuito,  o presente projeto visa criar um grupo de estudo para aprofundar as questões relativas aos processos artísticos, estabelecendo um diálogo com outras áreas de conhecimento. Para tal, adota-se um conjunto de estratégias que venham ressiginificar o fazer artístico, quer seja no ateliê dos artistas,  em espaços formais e não formais de aprendizagem ou em espaços públicos. Assim, busca-se reunir estudantes que tenham afinidade ou que já dialoguem com as Artes Visuais para agregar novos valores ao estudo dos processos artísticos e seus desdobramentos, destacando a multiplicidade contemporânea das poéticas e do pensamento em|de arte. Constitui-se em um plano de consistência crítico|criativo entendo a arte como produtora de modos de conhecer, em sua força política, afetiva, epistemológica e espiritual. O projeto conta com a participação dos seguintes estudantes: Alaine Maturino Gomes Lima, Carlos Henrique Braga Oliveira, Fabiana Hayashi Bonfin, Flávia Pedroso Silva, Geisiana Conceição Silva, Nerize Portela, Ricardo Vieira Baptista, Vanezza Melo. 

 

Prof. Ayrson Heráclito Novato Ferreira 

  • [Re]image - Grupo de Pesquisa em Artes Visuais (UFRB)
  • GAAP: Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Arte e Patrimônio (UFRB)

 

Prof.ª Carolina Fialho

  • Recôncavo Design
  • [Re]image - Grupo de Pesquisa em Artes Visuais (UFRB)
  • Linklivre - Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas e Softlivres Livres e Multimeios (UFRB)

Projetos de Pesquisa

  • Projeto Arte, Arquitetura e Espaço

Arquitetura e manifestações artísticas diversas têm mantido uma relação estreita ao longo da história. Observa-se desde a desconexão entre os campos até o seu completo amálgama, como no caso da ideia de obra de arte total, preconizada por movimentos artísticos desde o século XIX. Dessa tensão emergem campos de influência importantes para o reconhecimento dos caminhos que tanto as artes quanto a arquitetura podem seguir. Estudar a relação entre arte e arquitetura, a partir do estudo dos espaços projetados para museus, galerias, salas de exposições, salas de concerto, etc., coloca-se assim como oportunidade para a compreensão do campo artístico na contemporaneidade, sobretudo no que se refere às artes visuais. O estudo dos espaços arquitetônicos suscitará discussões sobre as artes e vice-versa, especialmente em se tratando das hibridizações entre os dois campos. Serão selecionados projetos de arquitetura, realizados a partir do final do século XX, que tenham estimulado debates sobre a relação entre arte e arquitetura. 

A pesquisa pretende abranger a produção arquitetônica realizada a partir da última década do século XX, quando muitos espaços para a arte passaram a ser inaugurados em diversas partes do mundo. Cabe ressaltar que esses edifícios, frequentemente, compõem projetos urbanos. Como exemplo pode-se citar o Museu Guggenheim Bilbao (Espanha), projetado pelo arquiteto Frank Gehry, inaugurado em 1997, edifício marco da contemporaneidade sobre as novas relações estabelecidas entre arte e arquitetura. Seu desenho arrojado inflamou os debates sobre espaços arquitetônicos para as artes visuais, com detratores ou entusiastas da proposta, reacendendo e atualizando antigos debates travados desde inaugurações de museus como o Louvre, em Paris, ou o Altes Museum, em Berlim. Uma parte importante da discussão sobre o Guggenheim Bilbao concentrou-se na espetacularização da arte e, mais especificamente, sobre a ascendência da sua arquitetura, formalmente ostentosa, sobre a produção artística exibida. Também é discutida a relação de pouca neutralidade entre espaços internos do museu e as obras dos artistas, como é o caso da obra The matter of time, do artista Richard Serra, produzida especialmente para a galeria mais ampla, como uma proposta site specific. Com base no levantamento proposto deve-se proceder à aproximação das discussões sobre arte e espaço derivadas dessas produções. Os registros de discussão sobre o tema e as informações sobre os edifícios, seus projetos e as obras de arte abrigadas nos seus espaços deverão ser buscados em publicações especializadas e na Internet.

No Brasil, sobretudo a partir de 2010, com os investimentos para a Copa do Mundo e as Olimpíadas, alguns espaços para as artes foram abertos, acompanhando as melhorias na infraestrutura urbana e o investimento em novos equipamentos, dos quais fazem parte o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (MAR), ambos no Rio de Janeiro. Mais recentemente, a cidade de São Paulo, particularmente a região da Avenida Paulista, tem sido renovada com as inaugurações de centros culturais e espaços de exposição, a exemplo da Japan House, do Instituto Moreira Salles e de uma unidade do Sesc. Não poderia deixar de ser citado o complexo artístico de arte contemporânea de Inhotim, em Minas Gerais, concebido nos mesmos moldes de grandes parques fora das grandes cidades, existentes nos Estados Unidos da América (EUA), como o Storm King Art Center, próximo de Nova Iorque.

 

  • Projeto Comunicação Visual: estudo da produção gráfico-visual impressa e digital e sua relação com o ambiente urbano nas cidades de Cachoeira e São Félix.

Resumo: A comunicação visual tem sido objeto de discussões acerca da sua presença cada vez mais intensa nos ambientes urbanos na atualidade. As cidades de Cachoeira e São Félix, sítios urbanos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN, colocam-se como elementos-chave para estudos concernentes ao tema. Diante deste contexto, a comunicação visual produzida na cidades e sobre as cidades, sejam produções impressas ou digitais que se relacionam com o ambiente urbano, merecem um olhar mais atento. A pesquisa pretende abranger a produção referente a sistemas de identidade visual, sinalização, publicidade e outros elementos gráfico-visuais presentes no ambiente urbano. Também tem como campo de interesse a relação da comunicação visual e a produção digital, particularmente a que se apresenta vinculada à Internet e aos dispositivos móveis como suportes e agentes transformadores no âmbito das cidades de Cachoeira e São Félix. É importante sublinhar que a região do Recôncavo da Bahia é também celeiro de patrimônio imaterial, a exemplo do samba de roda reconhecido pela UNESCO desde 2008, manifestações estas geradoras de referências visuais atreladas, muito do que se pode chamar de design popular. Ao passo que manifestações e práticas culturais autóctones e tradicionais são reconhecidas, a cidade passa por um processo de abertura a outras culturas, com a chegada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e o afluxo de novos moradores vindos das mais diversas partes do Brasil e do mundo, o que produz mudanças na sua dinâmica, no campo das produções simbólicas e das relações econômicas e sociais. Esta pesquisa encontra-se claramente inserida nos eixos de reflexão que delimitam o campo de atuação das artes visuais propostos no projeto pedagógico do curso de Artes Visuais da UFRB: Atividade Artística Visual no Campo Simbólico e Atividade Artística Visual Economicamente Orientada. Dentro desta pesquisa, entre os meses de outubro de 2012 e setembro de 2013, a estudante Jamile Nascimento de Araújo  foi contemplada com bolsa PIBIC para desenvolvimento do projeto "Design de Informação e Tecnologias Digitais em Sítios Urbanos Tombados - o caso de Cachoeira e São Félix"e a estudante Yasmin de Freitas Nogueira foi aceita como bolsista voluntária, com o projeto "O Vernacular na Comunicação Visual em Cachoeira e São Félix". Ações realizadas:

 
  • Desenvolvimento da identidade visual e projeto gráfico das peças publicitárias (outdoor, cartaz, banner, crachá, marca-texto) para o Fórum Internacional 20 de Novembro.

 

  • VI Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo da Bahia (2012). O evento acadêmico tem como objetivo fomentar discussões e reflexões relacionadas às políticas e práticas afirmativas e reunir pesquisadores e ativistas comprometidos com as transformações sociais e com a contribuição do fazer científico para a sociedade.
  • Desenvolvimento do projeto gráfico da Caixa Anjo Negro, material de cunho educativo, a ser distribuído para escolas e bibliotecas, iniciativa do Cineclube Mário Gusmão (CAHL), que contém 4 DVDS com 43 filmes que integram a mostra “Curtas Baianos – um panorama 1953-2010”, encarte para educadores/as, um catálogo com 27 críticas cinematográficas, e extras sobre o ator cachoeirano Mário Gusmão, ícone do teatro e do cinema baianos dos anos 1960 e 1970.

 

  • Desenvolvimento da identidade visual e de material gráfico de divulgação da programação do Cineclube Mário Gusmão do Curso de Cinema da UFRB.
  • Desenvolvimento de software de jogo eletrônico com a temática da azulejaria da Igreja Matriz de Cachoeira, em parceria com o PET Cinema, apresentado para a comunidade de Cachoeira no dia 21 de novembro de 2012 na Igreja Matriz de Cachoeira.

 

  • Desenvolvimento de livreto informativo sobre o Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL

 

  • Desenvolvimento de sistema de sinalização para o Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL

 

Prof. Fernando Rabello

  • [Re]image - Grupo de Pesquisa em Artes Visuais (UFRB)
  • Linklivre - Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas e Softlivres Livres e Multimeios (UFRB)

 

Prof. Jarbas Jacome  

  • [Re]image - Grupo de Pesquisa em Artes Visuais (UFRB)
  • Linklivre - Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas e Softlivres Livres e Multimeios (UFRB)

 

 

Prof.ª Marilei Fiorelli

  • Recôncavo Design
  • [Re]image - Grupo de Pesquisa em Artes Visuais (UFRB)
  • Linklivre - Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas e Softlivres Livres e Multimeios (UFRB)
  • GEC - Grupo de Estudos em Educacao e Tecnologias (UFBA)

 

Prof.ª Priscila Miraz de Freitas Grecco

  • [Re]imagem - Grupo de Pesquisa em Artes Visuais (UFRB)
  • Grupo de Pesquisa Cultura Visual: Artistas e Intelectuais (UNESP)

Prof.ª Dr.ª Roseli Amado

  • [Re]image - Grupo de Pesquisa em Artes Visuais (UFRB)

 

Prof.ª Dr.ª Valécia Ribeiro

  • [Re]image - Grupo de Pesquisa em Artes Visuais (UFRB)
  • RETINA - Recherches Esthétiques & Théorétiques sur Images Nouvelles & Anciennes Université Paris 8
  • GIPE-CORPO - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão das Corporalidade - (Inter)Artes Mestiças (UFBA)

Projetos de Pesquisa

  • Laboratório Corpo/Imagem/Convergência: processos poéticos no digital - LabCIC

Resumo: O projeto de pesquisa "Laboratório Corpo, Imagem e Convergência: processos poéticos no digital" combina ações de pesquisa, extensão e ensino, visando a integração da comunidade acadêmica do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) com a comunidade local do Recôncavo Baiano, através do estímulo à fundamentação do processo de criação em uma pesquisa artística que se estabelece no diálogo com o público a partir de uma arte relacional, por meio da junção da linguagem da Fotografia, da Videoarte e da Performance nas tecnologias digitais. Em uma articulação entre a teoria e a prática, esta pesquisa pretende entender como as relações entre o corpo e a imagem se reconfiguram no processo de criação artística na mediação tecnológica, possibilitando novas formas de pensar o corpo contemporâneo na interação entre o corpo e a imagem. O objetivo é estabelecer novos diálogos nas interações humanas na construção da imagem de si a partir do corpo-ambiente, do corpo-social e do corpo-autobiográfico. Integrantes do grupo de pesquisa:

 

Edital PIBIC 2014-2015 

Carlos Roberto dos Santos Pereira (FAPESB)

Deisiane Pereira Dias Barbosa (CNPq)

Renan Felipe Peixoto da Silva Bozelli (UFRB)

Edital PIBIT 2014/2015

Kelvin Marinho de Jesus (UFRB)  

Bolsista PROPAAE 2014/2015

Taís Lima Goncalves Amorim da Silva

Edital PIBIC 2015-2016 

Carlos Roberto dos Santos Pereira (CNPq)

Renan Felipe Peixoto da Silva Bozelli (FAPESB)

Taís Lima Goncalves Amorim da Silva  ( PIBIC Voluntário – bolsista PROPAAE)

 

Mais informaçõeshttp://labcic.blogspot.com.br

Assunto(s): pesquisa artes
Fim do conteúdo da página