Portal do Governo Brasileiro

cinelogo

 

quadroaquadro 

Uma das sessões com crianças, no projeto Quadro a Quadro (UFRB)

 

  • Cinecaos

http://cinecaos.wordpress.com/

Com o objetivo de estreitar os laços entre a universidade e a cidade (bem como o desenvolvimento de ambas), o CineCaos propõe debates e questionamentos utilizando como recurso a linguagem audiovisual. Escolhemos a Comunidade de Boa Vista de Belém – distrito da cidade de Cachoeira – para atuarmos no ano de 2011. A grande maioria das pessoas  da comunidade tem acesso apenas à limitada programação dos meios de comunicação televisivos, com poucas oportunidades de contato com outros meios audiovisuais, como salas de cinema e centros culturais. O CineCaos sente a necessidade de um compartilhamento, tanto da diversidade de produtos audiovisuais quanto da troca de saberes.

 

  • Cineclube Mário Gusmão

http://www.cineclubemariogusmao.com.br/

O Cineclube Mário Gusmão é um projeto de extensão vinculado ao curso de cinema e audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia que busca incentivar a prática cineclubista e a formação de platéia a partir da discussão em torno de importantes obras da cinematografia brasileira que podem ser assistidas de forma gratuita.

 

  • Projeto Quadro a Quadro

http://projetoquadroaquadro.wordpress.com/

O Quadro a Quadro conjuga ações de ensino, pesquisa e extensão, visando a inserção do cinema (e do audiovisual) na educação básica. O objetivo maior é possibilitar o acesso à cultura cinematográfica através de ações de formação de plateia. O projeto é fomentado pelo GEPCE (Grupo de Estudos e Práticas em Cinema e Educação), coordenado pela professora Ana Paula Nunes, grupo que busca refletir sobre os processos de aprendizagem do cinema, no ensino básico, como uma expressão cultural, comunicativa e artística. O projeto teve início no segundo semestre de 2010, atuando em duas linhas: a Oficina de Introdução à Linguagem Audiovisual direcionada para os/as professores/as do Ensino Fundamental da rede pública; e a Sessão Escola, exibindo e debatendo filmes com os estudantes. Em 2011, estendemos a Oficina também para os alunos do Ensino Fundamental, realizando debates de filmes e atividades que permitem o conhecimento da linguagem cinematográfica.

 

  • Cine Rapadura

http://cinnerapadura.blogspot.com.br/