Página Inicial > Eventos > SITEE2017 > Cruz das Almas - Recôncavo da Bahia

Cruz das Almas - Recôncavo da Bahia

Cruz das Almas é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2016 era de 75.000 habitantes. É considerado como um importante centro sub-regional de nível "B", sendo a segunda cidade mais importante do Recôncavo Sul. A cidade é sede da reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), além de abrigar grandes centros de pesquisa agrícola como Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, destacando-se como um polo regional de tecnologia.

História

O município de Cruz das Almas foi criado através da Lei n.º 119 de 29 de julho de 1897, desmembrando-se de São Félix. Diz a lenda que o nome Cruz das Almas, faz referência aos antigos tropeiros que passavam pela região que ao chegarem na antiga vila de Nossa Senhora do Bom Sucesso, eles encontravam no centro da vila uma cruz de frente a Igreja Matriz onde paravam e rezavam para as almas dos seus mortos. Há também que o nome possa ser em virtude de os portugueses terem uma cidade portuguesa de nome igual por isso batizou o nome da cidade de Cruz das Almas.

Geografia

O município limita-se ao Norte com Governador Mangabeira, ao sul com São Felipe, a oeste com Conceição do Almeida e Sapeaçu e a leste com São Félix.  Situa-se no Recôncavo Sul da Bahia, distando 146 quilômetros da capital do Estado, Salvador, a qual liga-se pela BR-101 e BR-324. Distante a 62 quilômetros de Feira de Santana e 20 quilômetros de Conceição do Almeida.

Integra o arranjo urbano-regional (AUR) de Salvador, metrópole na qual está centralizado e à qual Cruz das Almas está subordinada na hierarquia urbana brasileira como centro sub-regional. Compõem também o AUR baiano Feira de Santana

A população do município está em torno de 80 mil habitantes, levando em consideração o contingente de residentes universitários na cidade com uma densidade demográfica de 386,3 habitantes por quilômetro quadrado como centro regional e Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas e Valença na mesma categoria de Cruz das Almas.

A vegetação é a floresta tropical subperinifólia subcadofólia com baixo teor de matéria orgânica francamente ácida.[carece de fontes]  Grande parte do solo é dos tipos Latossolo Amarelo e o Argissolo Amarelo de textura franco-argilo-arenospical subperenifólia/subcaducifólia, com baixo teor de matéria orgânica, fracamente ácido, de grandes extensões na faixa pré-litorânea do Nordeste do Brasil.

O município encontra-se na bacia do rio Paraguaçu. Os cursos d'água de Cruz das Almas fazem parte das vertentes do Paraguaçu, entre tais afluentes destaca-se os riachos Capivari, de Tomaz, Jaguaripe, Caminhoá, Poções, Araçás, da Estiva e Laranjeira. Em Cruz das Almas encontra-se as lagoas da Tereza Ribeiroe do Engenho da Lagoa. Essa última dista 20 quilômetros do lago da Pedra do Cavalo, que tem 186 quilômetros quadrados de superfície, acumulando um volume de 5,3 bilhões de metros cúbicos de água, correspondente a 1,5 vezes a baía da Guanabara (RJ). Essa barragem tem 40 metros de comprimento e 142 metros de altura máxima. Foi construído pelo antigo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DENOCS).

Turismo

Cidade nacionalmente conhecida pela exuberante festa de São João e a perigosa ,porém, bela guerra de espadas. A guerra de espadas na cidade de Cruz das Almas é a verdadeira expressão cultural do seu povo, entretanto, desde 2012, o Ministério Público da Bahia criminalizou a queima de espadas no município, alegando que a prática desta "brincadeira" traz prejuízos às casas e edifícios públicos durante o período junino.

O São João de Cruz das Almas é um dos maiores do Brasil; nesta época, a cidade chega a receber mais que o dobro de sua população, ficando até com mais de 150 mil habitantes. Também possui vários eventos de grande expressão, tanto na música secular tanto em eventos musicais religiosos, que atraem milhares de pessoas de outras cidades.

Praça Senador Themístocles. A cidade de Cruz das Almas tem como principais opções de lazer: Praça Multiuso, Ginásio de Esportes Luís Eduardo Magalhães, Estádio Municipal Carmelito Barbosa Alves, Parque Florestal da Mata de Cazuzinha e Praça Getúlio Vargas.

Fonte: Wikipédia