Página Inicial > Notícias > UFRB é credenciada pelo MEC com conceito 4 para oferta de cursos a distância

UFRB é credenciada pelo MEC com conceito 4 para oferta de cursos a distância

A UFRB deu esta semana um importante passo para o cumprimento da sua missão e compromisso social com a interiorização e democratização do ensino superior: o credenciamento para oferta de cursos superiores à distância.

De acordo com o Decreto Nº 5.622/2005, que regulamenta o art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Nº. 9.394/1996, a educação a distância é uma “modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.”

Atendendo ao estabelecido pelo Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB), a UFRB solicitou seu credenciamento para oferta de EAD e recebeu na semana anterior duas comissões do INEP com vistas à avaliação para fins de credenciamento institucional para a oferta de cursos na modalidade à distância e para credenciamento de um pólo de apoio presencial no campus de Cruz das Almas.

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), através do Núcleo de Gestão de Educação à Distância (NUGEAD), recebeu as duas comissões e na última segunda-feira foi informada dos resultados dos pedidos de credenciamento, tendo a Universidade alcançado nota 4 (a avaliação vai de 1 a 5) em ambas as solicitações.

Este credenciamento dá à UFRB condições de oferta de cursos nos pólos já existentes na Bahia, tendo em vista sua participação no consórcio firmado entre instituições públicas baianas de ensino superior. Ademais com o credenciamento do pólo de apoio presencial no campus de Cruz das Almas, cursos podem ser ofertados pela UFRB também neste pólo.

O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas já tem aprovado um curso de Licenciatura em Matemática na modalidade à distância e, após autorização do mesmo, outros cursos de graduação podem ser criados pela UFRB, no uso de sua autonomia, estando submetidos apenas aos processos de reconhecimento, conforme Parecer CES/CNE n. 301/2003 publicado no DOU de 9 de agosto de 2004, seção 1, p. 26.

De acordo com a Profª. Susana Pimentel, pró-reitora de Graduação, “Sem dúvida, esta conquista possibilita à UFRB a ampliação de seu território de ação sem, contudo, perder de vista a premissa da qualidade no processo de ensino/aprendizagem, seja ele ofertado de modo presencial ou à distância. Outra vantagem será a possibilidade da participação da UFRB na Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância.”.

O professor Ariston Cardoso, chefe do NUGEAD/PROGRAD, explica que esse credenciamento encerra um ciclo deflagrado em 2006 com a criação deste Núcleo dentro da estrutura da PROGRAD. “De lá pra cá, algumas ações foram implementadas, como, por exemplo, a participação da UFRB no consórcio das Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes), iniciado em 2007; o curso de formação de tutores, em 2008; a implantação da plataforma Moodle, em 2009. A partir do segundo semestre de 2011 foi constituída uma equipe multidisciplinar, com representante de todos os Centros de Ensino, e construídas políticas de educação à distância para a Universidade. Além disso, conquistamos um espaço físico para educação à distância, de forma a abrigar as ações acadêmicas, administrativas e tecnológicas.” Ariston ainda complementa que “A partir deste credenciamento a UFRB poderá também ajudar a corrigir o déficit de formação de professores, que hoje gira em torno de 40 mil professores na rede estadual e mais de 100 mil nas redes municipais, nas áreas de Física, Matemática, Química, Biologia, Letras, Pedagogia... O objetivo não é só cumprir nosso PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional], mas também ver a necessidade de cursos de pós-graduação, de extensão, isto é, ampliar o escopo. Com o nosso ingresso na UAB poderemos ter mais infraestrutura tanto na área educativa, de tecnologia da informação, quanto institucional com melhoria na parte de comunicação, novos hardwares, softwares etc”.

O próximo passo a ser assessorado pela PROGRAD é a formação de docentes, proposta pelo Núcleo de Formação para Docência do Ensino Superior (NUFORDES/PROGRAD), que será iniciada ainda no mês de março, além da construção dos materiais didáticos para que em 2013 seja disponibilizado o primeiro curso da UFRB na modalidade EAD.