Pesquisa e Extensão

Este Banco de Imagens e Textos nasceu de um Projeto de Ensino da disciplina Fotojornalismo, do curso de Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em 2009. Naquele ano, as produções discentes foram exibidas através desse veículo. Em 2010 o Galeria Recôncavo se transformou em um Projeto de Pesquisa e Extensão Banco de Dados em Imagem, integrante do Grupo de Estudos Link Livre.

Como Projeto de Pesquisa e Extensão,  sob a coordenação da Professora Alene Lins, ele teve como objetivo geral propiciar ferramentas de uso de software livre em fotografia para os estudantes do curso, despertando no estudante o entusiasmo pela atividade de fotógrafo e a dedicação à atividade fotográfica; Como objetivos específicos: 1. possibilitar um portfólio virtual para estes futuros profissionais; 2. Enquanto pesquisa,  mapear o universo profissional do fotojornalismo no Recôncavo da Bahia; 3. explorar obras de diversos autores clássicos da fotografia, revisitando conceitos que permanecem ou que sofreram alteração com a chegada do digital; 4.disseminar, sem custo, através de um banco de imagens cidadão, fotos que possam ser usadas em catálogos, folders, ou qualquer outro material na rede ou impresso que não tenha fins lucrativos, desde que se mantenham os créditos de quem produziu (estudante e Galeria Recôncavo/Banco de Imagens); 6.criar um portfólio eletrônico e virtual, com possibilidades de uso do material produzido em atividades do Grupo de Estudos, por instituições culturais e turísticas do Recôncavo da Bahia; e 7. mapear fotografias antigas, escaneá-las e, através da metodologia da história oral, buscar a primeira e segunda realidade de cada imagem (Kossoy, 1999).

A Galeria Recôncavo e Banco de Imagens deve, necessariamente,  divulgar as cidades do recôncavo, sua gente, seus costumes, sua beleza. Através de imagens do cotidiano e das paisagens, cenas inusitadas, resultantes de flagrantes das objetivas, queremos possibilitar um espaço de divulgação das cidades do recôncavo da Bahia.

Neste projeto também contemplamos um espaço de  divulgação de  fotográfos que já atuam há muito tempo nas cidades, mapeados através da pesquisa sobre os profissionais que atuam na região. O projeto visa ainda, incentivar a produção acadêmica, com pesquisas e leituras de autores consagrados. Confira nos artigos.

 

Seja bem vindo, aprecie as imagens, deixe comentários e vamos juntos, nessa viagem imagética por esta bela região.