Portal do Governo Brasileiro

cartazes divugação externa tamanho A3 297x420mm 72 dpi

 

o evento é Gratuito e com Certificado pela Proext/UFRB. INSCRIÇÕES AQUI:

 

 

https://100anosdarevolucaorussablog.wordpress.com/

 

 

Mais Informações:

 

O que: Seminário “100 anos da Revolução Russa - Tudo que é sólido se desmancha no ar? 

Quando: 29, 30 e 31 de agosto de 2017.

Onde: Auditório do Quarteirão Leite & Alves, Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), Cachoeira

Horário: das 08h às 22h - Realização: Grupo Marxista da UFRB - GEPM.

O Grupo de Pesquisa e Estudos Marxistas (GEPM) da UFRB promove seminário em homenagem aos 100 anos da revolução russa de 1917

O GEPM (https://www2.ufrb.edu.br/gepm/) realizará, em conjunto com a APUR, ASSUFBA, Movimento Negro Unificado, Andes, Grupo de pesquisa GEPS/UFRB e outros grupos e entidades, nos dias 30 e 31 de agosto de 2017 o seminário nacional “100 anos da Revolução Russa - Tudo que é sólido se desmancha no ar?”, no auditório do Quarteirão Leite & Alves, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira, Bahia. 

“Nossa ideia com este seminário é homenagear um grande marco histórico mundial que completa 100 anos, tendo como objetivo manter viva a memória daqueles acontecimentos e manter no horizonte esse fato até para pensar em transformações futuras. A ideia central é inserir o Recôncavo da Bahia (e a UFRB) dentro desse cenário internacional de homenagens e de reflexão crítica. Pretende-se também, através do evento, fomentar o desenvolvimento reflexivo sobre o que foi a revolução, seus desdobramentos e as lições para o presente. A revolução russa abalou o mundo e foi realizada pelxs trabalhadorxs (proletários), camponeses e pela população em geral e primou pela auto-organização, tanto de trabalhadores da área urbana quanto do campo, consolidando uma nova etapa social, política e cultural, além de deixar um exemplo histórico e político de que é possível enfrentar a hegemonia capitalista e balançar suas estruturas”, complementa Bruno Durães, membro do GEPM, professor de Sociologia da UFRB e integrante da Comissão Organizadora do Seminário.

O evento contará com três mesas no primeiro dia (30/08) que abordarão os seguintes temas: a Revolução Russa: camponeses, proletários e a luta social hoje; a arte e a Revolução Russa e a Revolução Russa e o protagonismo das mulheres.  Para o segundo dia (31/08), a programação proposta inclui os temas Revolução Russa e as lutas anticoloniais na África e na América Latina, a Revolução Russa: socialistas, proletários, campesinos, anarquistas e outros grupos e a Revolução Russa ontem e hoje.

Para o Seminário “100 anos da Revolução Russa - tudo que é sólido se desmancha no ar?”, alguns nomes já confirmaram presença como xs professorxs: Antônio Câmara da UFBA, Milton Pinheiro da UNEB, Sofia Manzano da UESB, Eurelino Coelho da UEFS, Jorge Almeida da UFBA, Bas’ilele Malomalo da Unilab, Ronaldo Barros da UFRB, Rosenária Ferraz da UFRB, Bruno Durães da UFRB, Rosana Soares da UFRB e Diogo Valença da UFRB, entre outrxs.

Este evento também é parte do Epmarx  - Encontro de Grupos de Estudos e Pesquisas Marxistas, que terá sua IX Edição esse ano entre os dias 21 e 23 de novembro na Universidade Federal de Pernambuco, http://epmarx2017.blogspot.com.br/. O Seminário “100 anos da Revolução Russa - tudo que é sólido se desmancha no ar?” é considerado como um seminário pré-epmarx. Outros eventos estão ocorrendo no Brasil como preparação para o Epmarx e como homenagem ao centenário da Revolução Russa.

O que: Seminário “100 anos da Revolução Russa - Tudo que é sólido se desmancha no ar? 

Quando: 30 e 31 de agosto de 2017.

Onde: Auditório do Quarteirão Leite & Alves, Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), Cachoeira

Horário: das 08h às 22h

Jornalista Responsável: Vaneza Melo (Mtb 26.180)

Coordenação Geral do Evento: Professores do CAHL/UFRB [prof.ª Rosana Soares, prof. Bruno Durães, prof. Henrique Sena, prof. Luis Flávio Godinho]

https://www.jornalgrandebahia.com.br/2017/07/cachoeira-grupo-de-pesquisa-e-estudos-marxistas-da-ufrb-promove-seminario-nacional-em-homenagem-aos-100-anos-da-revolucao-russa/