Portal do Governo Brasileiro

O Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas surgiu como iniciativa de professores dos cursos de Ciências Sociais, História, Serviço Social e Comunicação do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no ano de 2011. Sua proposta é realizar estudos sobre aspectos diversos da práxis política e teórica de Karl Marx, contextualizando historicamente sua obra em meio aos embates e dilemas do movimento operário de sua época.

O grupo também se propõe a aprofundar a discussão sobre o método materialista histórico dialético e a pertinência das categorias marxistas para compreender o mundo atual e as especificidades da formação social brasileira e latino americana. Outro objetivo do grupo é o de estimular pesquisas originais que se utilizem do referencial teórico e metodológico de Karl Marx e outros teóricos marxistas, para compreender os diversos fenômenos, sociais, políticos, econômicos e culturais sob o ponto de vista da realidade concreta percebida como uma totalidade complexa de modo que as especialidades disciplinares da Antropologia, da Ciência Política da História, da Sociologia, e do Serviço Social sejam integradas pelo caráter eminentemente crítico-prático do método adotado.

Por fim, o grupo se organiza em três linhas de pesquisa, a primeira delas sendo referente especificamente a Karl Marx e Friedrich Engels e as outras duas, respectivamente, à investigação das diferentes tradições marxistas e do marxismo no Brasil e na América Latina.