Portal do Governo Brasileiro
Por ser caracterizado como um alimento funcional, o kefir traz inúmeros benefícios à saúde. Os micro-organismos probióticos presentes, sobretudo lactobacilos, exercem efeitos potencialmente benéficos sobre o equilíbrio da flora intestinal, reduzindo a ocorrência de diarréia, reduzindo a obstipação, além de auxiliar no controle dos níveis de colesterol (Figura 1).
 
Além disso, o kefir é possui baixo teor de lactose, quando comparado com o leite de vaca, devido a degradação parcial da lactose pelos micro-organismos presentes nos grãos, ao mesmo tempo, também é fonte de cálcio, essencial para a integridade óssea e prevenção da osteoporose, sobretudo em crianças e idosos.
 
Outros benefícios potenciais associados ao kefir: atividade anticarcino­gênica; síntese de vitaminas do complexo B; aumento da absorção de minerais como ferro, cálcio, zinco etc.; prevenção de alergias e infecções e ativação do sistema imunológico.
 
A hidrólise parcial da proteína torna a bebida de mais fácil digestão quando comparada ao leite que lhe deu origem. Na fase de maturação à temperatura de refrigeração, ao mesmo tempo em que o álcool e o CO2 são produzidos, ocorre o acúmulo de vitaminas do complexo B que são produzidas pelas leveduras presentes no processo fermentativo.

 

                         Figura 1 - Efeitos terapêuticos do kefir
                         Fonte: SANTOS; PEREIRA; SOUZA, 2011.