ALGUNS DOS PROJETOS EXECUTADOS

(para conhecer/participar do projetos e ações atuais, contactar pesquisadores do grupo)

- Projeto "Reverso Online: uma ferramenta laboratorial para o ensino do webjornalismo", no curso de Comunicação Social / Jornalismo. http://www.ufrb.edu.br/reverso - coordenado por Rachel Neuberger.

- MAPAREC: Mapeamento Colaborativo do Recôncavo - projeto de mapeamento em GPS das cidades de Cachoeira, São Félix e Cruz das Almas em plataforma livre (OpenStreemaps). Colaboração com o projeto Radiofônica - para construção do mapa digital e interativo onde cada usuário cria seu próprio mapa, realizando uploads de músicas, vídeos e imagens geo-localizadas. www.maparec.ufrb.edu.br - Coordenado por Fernando Rabelo e Wille Marcel

-UFRGB - Grupo de práticas em projeções urbanas - realização de trabalhos que utilizam a técnica de videomapping. Realização de trabalhos em eventos como: Cachoeira DOC e o I Seminário dos Povos Indígenas da UFRB. Coordenado por Fernando Rabelo

-Recria: Reciclagem e Criatividade como Mecanismos de Sustentação. Formação de adolescentes para montagem de computadores a partir da coleta e seleção de equipamentos descartados e criação de utensílios domésticos a partir de material reciclado. Coordenado por Fernando Rabelo e Alessandra Azevedo

- VIDEOCLIPE NO RECONCAVO -  projeto de mapeamento de músicos, bandas autorais no Recôncavo Baiano, através da produção de videoclipes. Produzidos 33 videoclipes. Coordenado por Cláudio Manoel Duarte. http://videoclipenoreconcavo.wordpress.com

- COISAS DA CIBERCULTURA - projeto de eventos para discutir temas da cultura digital. Realizados 4 eventos, com média de publico de 50 pessoas, cada. Coordenado por Cláudio Manoel Duarte.

- Projeto Audiophylia – exposição multissensoriais evento) – traz ao recôncavo a
nostalgia e a modernidade que norteia a contemplação sonora e estética nos registros sonoros dos discos de vinil. Exposiçao e palestra. 100 participantes. Coordenado por Rubens Ramos, com Cláudio Manoel Duarte.

- Pirate Bay, o documentário (evento) - os torrents como crime e como instrumentos de acesso à cultura. Exibição e debate do documentário TPB AFK, sobre o Pirate Bay. 40 pessoas. Coordenado por Cláudio Manoel Duarte.

-  Minicurso Poéticas Audiovisuais: trânsitos, processos criativos e recombinações de signos e linguagens (evento) - com o prof. dr. Pedro Nunes Filho (UFPB), com carga horária de 09 horas. 40 pessoas. Coordenado por Cláudio Manoel Duarte.

- O Projeto Arte-Computação nas Escolas registrado na UFRB como pesquisa e extensão objetiva a longo prazo a formação e fortalecimento de ambientes de pesquisa e desenvolvimento de software e hardware por grupos de estudantes e professores de escolas públicas de São Félix e Cachoeira e da UFRB. Um grupo já existe desde julho de 2011 e desde abril de 2013, quando iniciou os encontros com os estudantes das escolas, promoveu até o presente momento (março de 2014) 57 encontros com média de participação de 6 estudantes por encontro. Atualmente os encontros ocorrem duas vezes por semana (quartas e sextas, das 14 às 17hs) no Colégio estadual Rômulo Galvão, em São Félix. Em parceria com a Quarta dos Tambores, os estudantes do projeto demonstram em praça pública de Cachoeira resultados alcançados durante os encontros. Na primeira apresentação (Quarta dos Tambores de fevereiro de 2014) foram demonstrados instrumentos eletrônicos controlados por luz e na próxima (abril de 2014) serão exibidos pequenos robôs que desviam obstáculos quando batem. Coordenado por Jarbas Jácome.

- Mapas Livres e Humanitarismo (evento): O MapaRec – Mapeamento Colaborativo do Recôncavo, um dos projetos do LinkLivre da UFRB, promove o evento Mapas Livres e Humanitarismo, no dia 10 de abril, às 14h, com palestra de Séverin Menard, integrante do Time Humanitário do OpenStreetMap. http://www.ufrb.edu.br/linklivre/mapas-livres-e-humanitarismo - Coordenado por Wille Marcel.

- Minicurso Mapeamento Colaborativo e Produção de Mapas (evento): Desde o final do ano de 2012 o projeto MapaRec – Mapeamento Colaborativo do Recôncavo está mapeando as cidades de Cachoeira, São Félix e Cruz das Almas e produzindo um mapa do Recôncavo com um elevado nível de detalhamento. Para possibilitar que mais pessoas colaborem com o projeto, será realizado no CAHL o minicurso Mapeamento Colaborativo e Produção de Mapas. http://www.ufrb.edu.br/linklivre/projeto-promove-minicurso-de-mapeamento-colaborativo - Coordenado por Wille Marcel.

- Curso de extensão GNU/Linux Básico (evento): O curso de extensão GNU/Linux Básico é voltado para quem deseja utilizar o sistema operacional GNU/Linux. A carga horária será de 20h e será ministrado nos dias 20 a 22/03 e 27 a 29/03/2012, das 8h30 às 12h. Os facilitadores serão Tiago Motta e Wille Marcel. http://www.ufrb.edu.br/linklivre/inscricoes-para-o-curso-gnulinux-basico - Coordenado por Wille Marcel.

- Projetos de Pesquisa - "Cibercultura como cultura contemporânea da humanidade digital" e "Jornalismo na era da convergência das mídias: perspectivas da informação digital", com alunos de Comunicação da UFRB. Coordenação de Rachel Severo.

- Artigos produzidos por Rachel Neuberger:

- "#VEMPRARUA: o papel da web social na pós-modernidade" / Artigo submetido ao NT – 3 (Sociabilidade, novas tecnologias, política e ativismo) do SIMSOCIAL 2013, em Salvador.

- "Cultura da Participação e Mobilização a partir de Ferramentas Interativas da Web" / Artigo submetido ao XI Enecult, em 2013, em Salvador

- "Web 2.0 como ferramenta para a prática jornalística laboratorial e valorização cultural" / Artigo submetido ao III Congresso Nordestino de Extensão Universitária, em Feira de Santana, em 2012.

- "Reverso Online: uma experiência de webjornal laboratório no Recôncavo da Bahia" / Artigo publicado na Revista Extensão 2, Cruz das Almas, jun.2012.

- “Cibercidade: uma proposta colaborativa de blog turístico para Cachoeira e São Félix-BA” / Artigo submetido ao SimSocial 2012, Salvador, em parceria com Cláudio Manoel

- "Reverso Online: uma ferramenta laboratorial para o ensino do webjornalismo" / Artigo submetido ao I Seminário de Pesquisa e Extensão do CAHL, em Cachoeira, em 2011.

- "Jornalismo ganhará força com a democratização o acesso à web" / publicado no Jornal Reservo, Cachoeira, 2011.

- "Rádio na web: novas possibilidades de linguagem" / Artigo submetido ao III Congresso Nacional de Extensão Universitária, em Londrina/PR, em 2009.

- Projeto site Cibercidade: por uma cultura da participação no turismo em Cachoeira e São Félix". http://www.ufrb.edu.br/turismo - Coordenação de Rachel Neuberger, com Cláudio Manoel Duarte

- Coletivo Xaréu - Cardume Audiovisual, com VJ, DJ e live music: os professores Cláudio Manoel aka dj Angelis Sanctus, Marina Mapurunga, Danillo Barata (Cinema e Audiovisual/Artes Visuais), Fernando Rabelo (Artes Visuais) e Jarbas Jácome (Artes Visuais) experimentam no terreno da imagem e da música. http://coletivoxareu.wordpress.com/sobre/

- Paisagem Sonora - mostra internacional de arte eletrônica. reflexão, mapeamento, crítica, descoberta e incentivo de novas iniciativas no campo da cultura digital, através do estabelecimento de um diálogo entre a produção do Recôncavo da Bahia, nacional e internacional. Dialoga com a criação de políticas culturais no âmbito federal para a Arte Digital e, também, com os esforços da Bahia para dar a dimensão real da sua importância na história da Cultura Digital na cena brasileira, oferecendo a possibilidade de uma formação qualificada para os profissionais desta área da comunicação e das artes. Desse modo, a centralidade deste projeto passa pela ação estratégica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e seus centros de ensino: O CECULT, em Santo Amaro da Purificação, e o CAHL, em Cachoeira.
http://www.coletivoxareu.com.br - Coordenação: Danillo Barata, com Claudio Manoel Duarte.

- Projeto Comunicação Visual: estudo da produção gráfico-visual impressa e digital e sua relação com o ambiente urbano nas cidades de Cachoeira e São Félix. - Coordenação: Carol Fialho.

- Desenvolvimento da identidade visual (marca) e de material gráfico de divulgação da programação do Cineclube Mário Gusmão (Curso de Cinema). - Coordenação: Carol Fialho.

- A estudante Jamile Nascimento de Araújo foi contemplada com bolsa PIBIC para desenvolvimento de plano de trabalho ( Design de Informação e Tecnologias Digitais em Sítios Urbanos Tombados - o caso de Cachoeira e São Félix), vinculado ao projeto de pesquisa. A estudante Yasmin de Freitas Nogueira foi aceita como bolsista voluntária (O Vernacular na Comunicação Visual em Cachoeira e São Félix). O período de desenvolvimento dos planos de trabalho das estudantes, sob minha orientação, está compreendido entre os meses de outubro de 2012 e setembro de 2013. - Coordenação: Carol Fialho.

- Desenvolvimento de software de jogo eletrônico com a temática da azulejaria da Igreja Matriz de Cachoeira, em parceria com o PET Cinema, apresentado para a comunidade de Cachoeira no dia 21 de novembro de 2012 na Igreja Matriz de Cachoeira. - Coordenação: Carol Fialho.

- Desenvolvimento da identidade visual (marca) e projeto gráfico das peças publicitárias – outdoor, cartaz, banner, crachá, marca-texto – para o Fórum Internacional 20 de Novembro – VI Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo da Bahia – 2012. - Coordenação: Carol Fialho.

- Desenvolvimento do projeto gráfico da Caixa Anjo Negro, material de cunho educativo, a ser distribuído para escolas e bibliotecas, iniciativa do Cineclube Mário Gusmão (CAHL), que contém 4 DVDS com 43 filmes que integram a mostra “Curtas Baianos – um panorama 1953-2010”, encarte para educadores/as, um catálogo com 27 críticas cinematográficas, e extras sobre o ator negro, cachoeirano, Mário Gusmão, ícone do teatro e do cinema baianos dos anos 1960 e 1970. - Coordenação: Carol Fialho.

- Seminário Nacional de Tecnologia Social 01 a 03 de junho de 2012. http://www.ufrb.edu.br/postecnologiasocial. Coordenação: Alessandra Azevedo.

- A contribuição da UFRB para o desenvolvimento de Tecnologias Sociais - projeto de PIBIC. Coordenação: Alessandra Azevedo.

- A contribuição da UFRB para o desenvolvimento de Tecnologias Sociais - projeto de PIBIC. Coordenação: Alessandra Azevedo.

- "Produtos de uma era digital: registros do cotidiano" (Código PRPPG381) - projeto de pesquisa. A pesquisa teve como objetivo refletir sobre o uso dos dispositivos móveis (celulares, webcams e câmeras portáteis) como ferramenta de acesso e produção cultural. A amplificação e elevação do indivíduo na contemporaneidade parece ter encontrado, no uso do dispositivo móvel, uma ferramenta ideal para viabilizar as produções de realizadores anônimos. Para essa reflexão nos voltamos para algumas correntes do documentário que pensaram temas como sociedade, coletividade e liberdade a partir dos seus meios de produção. Em face das expressões do “eu” e da crescente necessidade de ampliação da “esfera do ser”, foi um dos objetivos do projeto a promoção a compreensão das múltiplas e diferentes linguagens que constituem o desenvolvimento dos sujeitos em formação, para evidenciar as dimensões identitárias que se revelam na experiência estética, possibilitando a aprendizagem de si, de forma lúdica, criativo, relacional, implicada com a formação em contextos formais e não-formais da convivência dos sujeitos envolvidos no processo, instigando e estimulando assim, o desejo de saber, conhecer, ensinar, considerando a dimensão pedagógica, como elemento significativo, e que constitui o processo de formação individual.
Discentes que trabalharam no projeto: Camila Yallouz, Maíra Conde, Henrique Roza Leandro Alex dos Santos e Laís Lima. Coordenação: Angelita Maria Bogado.

- Curso no I RECITEC Recôncavo (evento). "LinkLivre apresenta - Produtos de uma era digital: registros do Cotidiano". Com Camila Yallouz, Maíra Conde, Henrique Roza. Coordenação: Angelita Maria Bogado.

- Produção de documentário: Narrativas de Si. Com Camila Yallouz, Maíra Conde, Henrique Roza. Coordenação: Angelita Maria Bogado.