ARTE, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

Objetivos:

Compreender e experimenar os novos campos estéticos na relação arte e tecnologias. Investigar e experimentar tecnologias livres do ponto de vista da performance ou criação de serviços e produtos técnicos e artísticos, em contextos educacionais (formais e não-formais) ou em ambientes de fruição artística. Compreender e experimentar as inovações tecnológicas como fluxos e produtos que refazem os processos produtivos, empoderando os (novos) emissores, a partir da liberação do polo de emissão. Compreendercomo se (re)organizam os processos de ensino e aprendizado a partir das interfaces com redes telemáticas e novas tecnologias.

Palavras-chave: educação, pedagogia hacker, arte, tecnologias, estética, plataformas livres.

COMUNICAÇÃO E MULTIMEIOS

Objetivos:

Estudar e experimentar as relações entre a cultura do software, plataformas livres e a produção de conteúdos e serviços (comunicacionais ou não) no contexto das redes telemáticas, tomando como base a apropriação social das ferramentas e a formação de redes de cooperação/colaboração, numa perspectiva de promoção da liberdade e da cidadania. Investigar as relações e repercussões da expansão tecnológica na sociedade contemporânea, levando em consideração a tríade produção, circulação e consumo de conteúdos e sua repercussão nas subjetividades decorrentes e nos canais de circulação de informação.

Palavras-chave: tecnologias, comunicação, multimedia, subjetividades, hipermídia, redes sociais.