Laboratório de Animação e Interatividade Digital da UFRB

NOME DO(s) COORDENADOR (ES): Adriano Anunciação Oliveira

LINHA DE PESQUISA: Comunicação e multimeios

DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO: O LAB-AID se constitui como um espaço transdisciplinar para desenvolvimento de pesquisas e projetos nas áreas de animação tradicional e interativa. Neste primeiro semestre de 2011, o LAB_AID está envolvido em duas atividades: um grupo de estudos em história da animação e uma oficina de animação de personagens digitais em Blender (software livre). Para o segundo semestre de 2011, planeja-se o início do projeto Lab-Rinto do Recôncavo, espaço virtual que oferecerá um acervo interativo com extratos da cultura do Recôncavo, baseado na tecnologia dos games.

________
NETVIDEO - Grupo de Estudo sobre Audiovisual e redes telemáticas

NOME DO(s) COORDENADOR (ES): Claudio Manoel Duarte

LINHA DE PESQUISA: Comunicação e multimeios

DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO: Grupo de estudos sobre desenvolvimento do audiovisual em redes digitais, incluindo as redes móveis telemáticas, sobre os procedimentos de produção, circulação e consumo do audiovisual, elegendo a análise comparativa como metodologia para confrontação dos modelos de difusão e suas implicações desses conteúdos nos portais Vimeo e Youtube e novos formatos de produção do video em rede, incluindo linguagem/estética e aspectos tecnológicos.

________

-Banco de Imagens do Recôncavo_BA

NOME DO COORDENADOR: Alene Lins

ALUNOS  ENVOLVIDOS: Antonio Caldas Neto, Barbara Rocha, Celina Pereira, Gustavo Ferreira, Lais Souza e Maria de Fátima Mendes.

LINHA DE PESQUISA: Comunicação e Multimeios

DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO:

Criação e alimentação de um banco de dados imagético público, em plataforma livre, sobre as cidades de Cachoeira (e outras localidades do Recôncavo Baiano) para acesso e uso em diferentes suportes, digital ou analógico, como catálogos, folders, sites, redes sociais virtual, ou qualquer outro disseminador de conteúdos, desde que não tenha fins lucrativos e credite a autoria, a partir de aplicação de licença CC (Creative Commons).

______________

- Artecomputação nas Escolas de Ensino Médio e Ensino Fundamental

NOME DO COORDENADOR: Jarbas Jácome

LINHA DE PESQUISA: Arte e Tecnologias Livres

DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO:

Apesar da atual supervalorização das tecnologias digitais na arte assim como em quase todos os campos da atividade humana, o domínio do repertório de técnicas da Ciência da Computação como linguagens de programação para desenvolvimento de software e hardware é absolutamente restrito a uma pequena elite de especialistas. Este projeto visa a pesquisa e desenvolvimento de estratégias, processos, metodologias e objetos de software e hardware para potencializar o fluxo de conhecimentos em computação e eletrônica entre alunos e professores da universidade e alunos e professores das escolas de ensino médio e ensino fundamental, utilizando a arte/ciência como força catalisadora.

_________

-Cibercultura como cultura contemporânea da humanidade digital

NOME DO COORDENADOR (ES): Rachel Severo Neuberger

LINHA DE PESQUISA: Comunicação e subjetividade

DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO

Busca-se avaliar como a vida das pessoas é modificada pela utilização e vivência das novas tecnologias digitais em rede. Não se trata de um estudo único, mas de uma série de estudos que serão desenvolvidos pelos pesquisadores e estudantes, a fim de se elaborar um retrato de parte do universo ciberespacial, onde a humanidade digital está inserida. Pesquisar a cibercultura, tendo-a como a própria cultura da atualidade, globalizante e ao mesmo tempo promotora de individualidades.

__________

-Jornalismo na era da convergência das mídias: perspectivas da informação digital

NOME DO COORDENADOR (ES): Rachel Severo Alves Neuberger

LINHA DE PESQUISA: Comunicação e multimeios

DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO

O presente projeto de pesquisa conduzido pela Professora Rachel Severo Alves Neuberger está vinculado à linha de “Comunicação e Multimeios” do Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas e Softwares Livres e Multimeios – LinkLivre. Neste trabalho, busca-se estudar de que forma o jornalismo está se desenvolvendo tendo em vista as perspectivas da colaboração, da formação de redes e da convergência das mídias. Não se trata de uma pesquisa única, mas de levantamentos de várias vertentes do jornalismo digital, que se desenvolve em tempo real e de forma descentralizada. Busca-se uma visão geral da condução das atividades profissionais, mas também avaliar como o

jornalismo no contexto da web social está se adequando às novas exigências e participação popular na construção das notícias.

_______

-O corpo e a expressão videográfica: um estudo das práticas discursivas na arte eletrônica

NOME DO COORDENADOR (ES)/ Danillo Barata

LINHA DE PESQUISA: Arte e Tecnologias Livres/ Comunicação e multimeios

DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO/..

A pesquisa visa  analisar os modos discursivos, procedimentos influenciados por condições de produção, condições de interpretação e condições do discurso na relação entre o corpo e expressão videográfica. Dessa maneira, abordaremos trabalhos desenvolvidos que apontam para um caminho construído pela poética do corpo, através da utilização do vídeo, performance e vídeoinstalações. Motivado por esta tendência, buscamos uma ampliação desses conceitos e dos meios artísticos de expressão para a realização de uma pesquisa em análise das mídias. As seguintes questões norteiam nosso programa de pesquisa e estudo: 1. A relação entre poéticas e políticas dos corpos; 2. O diálogo entre o corpo e a câmera; 3. A arte eletrônica como campo preferencial para potencializar o discurso do corpo; 4. A busca “na tela” de uma episteme do corpo. O corpus é constituído por um conjunto de vídeos de videoartistas baianos, produzidos entre 1985 e 2010, que tem como poética os ícones do sincretismo religioso, a cultura de massa e o mito de baianidade.  A metodologia a ser utilizada nesta pesquisa é de contato dialético entre pesquisador e conteúdos de pesquisa, dentro de uma abordagem de análise e síntese, tendo como procedimento o método experimental aliado à busca de símbolos e signos culturais análogos ao conteúdo da pesquisa e aos meios de expressão artística. A interação do pesquisador com as técnicas trabalhadas e as linguagens de expressão deverão ocorrer tanto no sentido de estudo teórico, como também visando a inter-subjetividade ao pretender uma reavaliação dos conceitos e dos meios de expressão artística sob um olhar contemporâneo. O trabalho constante com as fontes bibliográficas e de pesquisa permitirá o confronto com os limites do novo ambiente interativo, entre o corpo e a arte mídia. Dessa maneira, nosso aporte teórico tem como base a teoria do processo, sobretudo, nas contribuições de Arlindo Machado, Philippe Dubois, Edgar Morin, Cecília Sales e André Parente, dos estudos da arte do corpo em Battcock, Renato Cohen, Richard Schechner, Jorge Glusberg, da antropologia, dos estudos culturais e de uma história e sociologia da arte. O próprio campo de definição do nosso objeto na área da criação e experimentação da arte e da tecnologia nos faz cruzar metodologicamente procedimentos da linguagem e da narrativa e também da investigação dos processos técnicos.

_______

-Comunicação Visual: estudo da produção gráfico-visual impressa e digital e sua relação com o ambiente urbano nas cidades de Cachoeira e São Félix

NOME DO COORDENADOR: Carolina Fialho

LINHA DE PESQUISA: Comunicação e multimeios

DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO:

A comunicação visual tem sido objeto de discussões acerca da sua presença cada vez mais intensa nos ambientes urbanos na atualidade. As cidades de Cachoeira e São Félix, sítios urbanos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN, colocam-se como elementos-chave para estudos concernentes ao tema. Diante deste contexto, a comunicação visual produzida na cidades e sobre as cidades, sejam produções impressas ou digitais que se relacionam com o ambiente urbano, merecem um olhar mais atento. A pesquisa pretende abranger a produção referente a sistemas de identidade visual, sinalização, publicidade e outros elementos gráfico-visuais presentes no ambiente urbano. Também tem como campo de interesse a relação da comunicação visual e a produção digital, particularmente a que se apresenta vinculada à Internet e aos dispositivos móveis como suportes e agentes transformadores no âmbito das cidades de Cachoeira e São Félix. É importante sublinhar que a região do Recôncavo da Bahia é também celeiro de patrimônio imaterial, a exemplo do samba de roda reconhecido pela UNESCO desde 2008, manifestações estas geradoras de referências visuais atreladas, muito do que se pode chamar de design popular. Ao passo que manifestações e práticas culturais autóctones e tradicionais são reconhecidas, a cidade passa por um processo de abertura a outras culturas, com a chegada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB e o afluxo de novos moradores vindos das mais diversas partes do Brasil e do mundo, o que produz mudanças na sua dinâmica, no campo das produções simbólicas e das relações econômicas e sociais. Diante deste quadro, é provável que a produção de comunicação visual passe por um processo de reelaboração e intensificação, o que requer acompanhamento e avaliação crítica. Esta pesquisa encontra-se claramente inserida nos eixos de reflexão que delimitam o campo de atuação das artes visuais propostos no projeto pedagógico do curso de Artes Visuais da UFRB: Atividade Artística Visual no Campo Simbólico e Atividade Artística Visual Economicamente Orientada. Finalmente, do ponto de vista prático, propõe-se a levantar a produção existente e identificar as novas demandas por produções que envolvem a comunicação visual, principalmente com a perspectiva de gerar informação que possa balizar a criação de um núcleo experimental de projeto em design no Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL, vinculado ao curso de Artes Visuais.

___________

-Desvendando as TICs

NOME DO COORDENADOR (ES)/Alessandra B Azevedo

LINHA DE PESQUISA: Linguagens, formação, produção audiovisual e plataformas livres

DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO/

O objetivo do projeto "Desvendando as TICs" é contribuir para a melhoria da qualidade da informação acessada pelos discentes e a apropriação do conhecimento e das tecnologias da informação e comunicação – TICs ampliando as possibilidades de interação com as novas tecnologias.

____________

-Mapeamento Cartográfico Colaborativo do Recôncavo
http://www.openstreetmap.org/?lat=-12.601683139801&lon=-38.9654159545898&zoom=16

3 Etapas

-Recôncavo_Desenhando mapas com GPS (1a. etapa)

NOME DO(s) COORDENADOR (ES)/Fernando Rabelo (coordenação geral), Wille Marcel, Cláudio Manoel e Alene Lins

LINHA DE PESQUISA: Comunicação e multimeios

DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO

O projeto irá realizar o mapeamento cartográfico através de GPS e de fotos aéreas, inicialmente da cidade de Cachoeira e, posteriormente da cidade de São Félix e do campus de Cruz das Almas. Com isso, será construído um mapa contendo as vias (ruas, estradas, praças, pontes, etc) e Pontos de Interesse (lojas, supermercados, universidades, monumentos, igrejas, etc) destas localidades. Será utilizado o projeto colaborativo OpenStreetMap para disponibilização dos dados que comporão o mapa. A mais longo prazo, o projeto pretende estender o mapeamento para outras cidades do Recôncavo, como Maragojipe, Governador Mangabeira e Muritiba, e para outros campi da UFRB.

____________

-Hiper/Recôncavo_Cartografias (2a. Etapa)

NOME DO(s) COORDENADOR (ES)/Alene Lins e Cláudio Manoel Duarte

LINHA DE PESQUISA: Comunicação e multimeios

DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO

O projeto consiste na pesquisa e eleição de pontos de interesse na área do Recôncavo Baiano e na suspensão de conteúdos multimídias informativos, no campo do netvideo, áudio, hipertexto e imagens fixas (infográticos e fotos) na plataforma livre OpenStreetMap - após mapeamento em gps. O objetivo pricipal é dar visibilidade on line do patrimônio arquitetônico e imaterial da região. O projeto Hiper/Recôncavo_Cartografias terá 3 etapas: a primeira envolve o trabalho de pesquisa museológica sobre arquitetura e principais patrimônios imateriais da região, com dstaque para Cachoeira, São Félix, inicialmente; a segunda etapa implicará na transposição dessas informações para diferentes arquivos e suportes digitais; e a terceira e última etapa consiste no tageamento e aplicação desses conteúdos no OSM, para acesso público e contribuição coletiva aberta a partir de dispositivos interativos. Do ponto de vista teórico, o projeto abrigará estudos sobre memória, conservação, plataformas livres, tics e comunicação.

________________

-Recôncavo_produção de interfaces de imersão (3a. Etapa)

NOME DO(s) COORDENADOR (ES)/Cláudio Manoel, César Velame, Fernando Rabelo e Wille Marcel

LINHA DE PESQUISA: Comunicação e multimeios

DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO

Projeto de construção de dispositivos de captura de imagens em múltiplos pontos de vista e produção de conteúdos de imersão e interatividade em vídeo, foto em 360º das ruas e pontos de interesse em Cachoeira e, posteriormente, em São Félix e outras cidades próximas e do Recôncavo Baiano.

_______________

-Linguagens, formação, produção audiovisual e plataformas livres

NOME DO(S) COORDENADOR(ES)/Angelita Bogado e Rita Dias

LINHA DE PESQUISA: Linguagens, formação, produção audiovisual e plataformas livres

DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO:

Investigar, elaborar e difundir, em contextos educacionais (formais e não-formais), documentários produzidos via dispositivos móveis. Compreender como as inovações tecnológicas – desde as principais câmeras pesadas até a portabilidade dos dispositivos móveis – contribuíram para retirar o realizador de sua posição divina, conduzindo-o ao protagonismo de suas próprias produções. Palavras-chave: narrativas autobiográficas, formação, documentários, dispositivo móvel, plataformas livres.

_______________

-Projeções Interativas

NOME DO COORDENADOR: Fernando Rabelo

LINHA DE PESQUISA: Arte e tecnologias livres

DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO:

Projeto de pesquisa de produção e criação de projeções interativas em ambientes externos e internos nas cidades de Cachoeira e São Felix. Serão realizados estudos e experiências em mapping digital e cinema ao vivo através de projeções em tempo real valorizando contextos históricos, sociais e culturais que proporcionem novos olhares para a arquitetura das cidades.