A proposta da formação de grupo PET EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE locada no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal da Bahia (UFRB) tem com objetivo fortalecer as práticas interdisciplinares focadas na tríade ensino-pesquisa-extensão, envolvendo os alunos, docentes e comunidade. Em uma perspectiva de integração entre as áreas, prevê-se a formação de qualidade, não apenas na especificidade de uma área, mas de uma maneira ampla em que o aluno atuará como agente de transformação. Deste modo, o diálogo entre alunos e professores dos cursos de licenciatura da Instituição - Física, Matemática, Pedagogia, Filosofia, Química, Letras/Libras e Educação Física - permite formar um futuro profissional implicado com as condições da região e com a comunidade. O grupo PET está pautado em três linhas, “Educação, Sociedade e Diversidades”, “Formação de Professores e o Ensino das Ciências” e “Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional”. Dentre os resultados, espera-se a formação acadêmica de qualidade do aluno-bolsista, a difusão do conhecimento científico, tecnológico e as implicações sociais, culturais da ciência na educação e no desenvolvimento regional e sustentável, bem como a construção de um conjunto de referenciais técnicos e pedagógicos que possam subsidiar na construção, monitoramento e avaliação de proposta de Cursos de Licenciatura à distância.