O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa acadêmico direcionado aos alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. Eles são selecionados pelas Instituições de Ensino Superior que participam do Programa e se organizam em grupos, recebendo orientação acadêmica de professores-tutores.

A UFRB conta com nove grupos PET, sendo três destes vinculados aos cursos de Agronomia, Zootecnia e Cinema, dois interdisciplinares, sendo um do Centro de Formação de Professores e outro do Centro de Ciências Ambientais, Agrárias e Biológicas, e quatro PET Conexões de Saberes, sendo dois destes direcionados exclusivamente a estudantes de graduação de comunidades do campo ou quilombolas, e outros dois voltados a estudantes oriundos de comunidades populares. Dessa forma, há um total de nove tutores e oitenta e sete bolsistas.

PETs da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

PET Cinema

PET Agronomia