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Conselho Científico

Conselho Científico e Comissões Pareceristas

O Conselho Científico da Revista Acadêmica GUETO é composto por professores doutores ou doutorandos de IES que pesquisem as temáticas preferenciais desta revista: cultura, corpo, educação, artes, linguagens, saúde, inclusão social, capoeira, diversidade, memória, identidade, territorialidades, sociedades e Lutas.

 

Comissão de editoração gráfica e eletrônica

A esta comissão cabe a editoração gráfica e eletrônica da revista, garantindo sua qualidade visual, respeitando o projeto original e as determinações do Conselho Editorial. Funcionará sob a presidência de um docente capacitado para tanto.

 

Conselho Científico

 

Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Formação de Professores, Amargosa -BA, doutor em Educação(2008) Universidade Federal do Ceará/FACED. Mestre em Educação (2004) Universidade Federal da Bahia/FACED, Especialista em Estética, Semiótica, Cultura e Educação(2001): Universidade Federal da Bahia/FACED. Bacharel em Filosofia (1999): Universidade Católica do Salvador.

 

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2000), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Tem experiência na área de Filosofia e Educação ministrando componentes na graduação como: Fundamentos de Filosofia, Antropologia Filosofica, Filosofia da Educação, Sociológia da Educação, Politica Educacional e Didática. Ministrou aulas no módulo Metodologia da Pesquisa no âmbito da educação popular no curso de Pós-Graduação Latu-Sensu em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro. Ministrou a disciplina Educação e Cultura Afro-brasileira e Indigena no curso de Educação Inclusiva e a disciplina Educação Popular no curso de Pós-Graduação Latu-Sensu em Educação de Jovens e Adultos-EJA.

 

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007), mestrado em Educação Especial pela Universidade Estadual de Feira de Santana/BA em convênio com o Centro de Referência Latinoamericano para Educação Especial/Cuba (2002), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1995) e graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1988). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e desenvolve pesquisas na área de educação inclusiva. Tem experiência na área de Educação abordando temas como: educação especial, inclusiva e processos de ensino e aprendizagem.

 

Realizou Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1990). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia - UFBA, lecionando as disciplina Organização da Educação Brasileira e Educação Profissional. Entre o período de 1994 a 2011 foi professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, atuou no Mestrado de Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional, coordenou a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários - INCUBA UNEB/UNITRABALHO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, Organização da Educação Brasileira, História da Educação e Política da Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas Sociais e Setoriais; Políticas Públicas para a Educação; História da Educação Superior no Brasil; Relação Estado-educação, Formação do trabalhador, Educação Profissional.

 

Doutor em Educação, com área de concentração em Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), com a Tese: "Política de reformulação curricular em Educação Física no Brasil". Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia -Currículo (1996), tendo defendido a Dissertação: "Currículo e Formação Profissional na UFBA: em busca de uma nova proposta". Atualmente é professor Adjunto da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia. Atua também como Professor das disciplinas Didática e Metodologia do Ensino e da Pesquisa nos Cursos de Pós Graduação Lato Sensu das seguintes instituições: Universidade Castelo Branco, Atualiza/Associação Cultural, ACEB/FETRAB, Faculdade da Cidade do Salvador. Consultor na área de reformas curriculares nas Universidades Públicas do Estado da Bahia. Participa como parecerista ad-hoc e/ou membro de conselho editorial de periódicos científicos na área da Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Cotidiano, Resgate, Pesquisa e Orientação-CORPO/CnPq/UFBA e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer-NEPEEL/CnPq/UESB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas de Reformas Educacionais e Curriculares, Educação Física, Educação, Formação Profissional.

 

Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1993) e Pegagogia pela UFBA (1997), pós-graduação em Direitos Humanos (UNEB- Ministério Público da Bahia), mestrado em Educação pela UFBA (2001) e doutorado em Educação pela UFBA (2007). Atualmente é Professora Adjunto III da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas- CECULT-Santo Amaro. Docente permanente no Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas (NEAB-UFRB) e no Mestrado Acadêmico Estudos Interdisciplinares sobre Universidade (EISU) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC-UFBA). Tutora do Programa de Educação Tutorial PET-Conexões de Saberes: Acesso, permanência e pós-permanência na UFRB (MEC/SESu), Assessora Especial da Reitoria (UFRB/2012-2015). Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA-UFRB n- 2012-2015), Atuou como Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis -PROPAAE/UFRB (2006-2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, Política e Gestão Educacional, Currículo, Didática, Epistemologia e Formação,produzindo principalmente nos seguintes temas: currículo e formação docente, multiculturalidade, estudos autobiográficos e narrativas, organização curricular/planejamento estratégico no ensino superior, politicas afirmativas, permanência e pós-permanência no ensino superior e estudos étnico-raciais, complexidade - multirreferencialidade, interdisciplinaridade, diversidade, Ações Afirmativas e Ensino Superior.

 

  • Profª. Drª. Maria Fernanda dos Santos Martins - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Licenciada em Ciências da Educação, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (1994). Mestre em Ciências da Educação, área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativa (2001). Doutora em Educação, área de especialização em Organização e Administração Escolar (2009). Desde de 1996 - Professora Auxiliar do Departamento de Cs. Sociais de Educação, Departamento de Ciências Sociais da Educação, Instituto de Educação da Universidade do Minho, lecionando Unidades Curriculares do domínio científico da Organização e Administração Escolar, Sociologia da Educação e Políticas Educativas e Membro da dimensão Organizações Educativas, Padrões de Governação e de Gestão - Projeto Políticas, Governação e Administração da Educação, do Centro de Investigação em Educação. Universidade do Minho. Desde 2014, Diretora-Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Educação, Instituto de Educação da Universidade do Minho/Portugal.

 

Licenciada em Filosofia – ramo educacional, pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (1995). É Mestre em Ciências da Educação – Formação Pessoal e Social, pela Faculdade de Ciências Humanas da niversidade Católica Portuguesa (2000). É Doutora em Educação, área de conhecimento de Filosofia da Educação, pela Universidade do Minho (2008). É professora auxiliar do Departamento de Pedagogia do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Tem leccionado, apresentado comunicações e publicado, em Portugal e no estrangeiro, nas áreas da Educação, Filosofia Política e Axiologia.

 

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP / Campus de Marília (1998), Mestrado em Educação pela UNESP-Marília (2001) e Doutorado em Educação pela UNESP-Marília (2006), com período de "Doutorado Sanduíche" na Universidade do Minho (Braga / Portugal) (2005). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Administração da Educação / Sociologia das Organizações Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Educacional, Administração e Gestão Escolar (teoria administrativa, modelos teóricos, pensamento administrativo brasileiro, história da administração escolar); e Formação de Gestores Escolares.

 

Mestre em Química pela UESB (2007), Licenciada em Ciências com Habilitação em Química pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB (1993). É especialista em Química Ambiental pela UESB (2000) e Gestão e Planejamento em Sistemas em EAD pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2005). Doutoranda em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia-UFBA com pesquisa na linha de combustíveis. Tem experiência na área de tecnologia educacional e ensino de química na Educação Básica. É professora assistente no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - CFP/ UFRB, atuando na área de Educação Química.

 

Professora Adjunta de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Gestora do Núcleo de Pós-Graduação no Centro de Formação de Professores da UFRB e Coordenadora do Subprojeto Interdisciplinar de Astronomia e Inclusão Social do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). É doutora em Língua e Cultura e mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Linguística Aplicada ao Ensino do Português pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia/ Campus V. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa/Linguística, e em Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: aquisição da linguagem, surdez, língua de sinais, escrita e diversidades, letramento digital e novas tecnologias. Integra o Grupo de Pesquisa "Linguagens, Literatura e Diversidades e exerceu a função de gestora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis no Centro de Formação de Professores da Universidade, de 22 de dezembro de 2011 a 11 de março de 2015.

 

É Doutora em Educação, professora Auxiliar da Universidade do Minho/Portugal e atua na linha de investigação “A construção teórica e prática do currículo em contextos formais, não formais e informais”. Integra a equipe de Assessoria Técnica ao Programa Ensino de Qualidade em Português na Guiné-Bissau (PEQPGB), coordenado pela FEC (Fundação Fé e Cooperação) e é membro da European Association on Curriculum Studies (EuroACS). Desenvolve pesquisa na área de projeto, desenvolvimento profissional, criatividade e inovação educativa, mudança educacional, mediação socioeducativa e avaliação compreensiva e a educação nas cidades inteligentes.

 

Professora do Centro de Ciências da Saúde - CCS | UFRB, possui Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas | ADM l UFBA, Bacharel em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2004), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UNEB/2005), em Preceptoria no SUS (IEP - Hosp. Sírio Libanês) e em Metodologia de Ensino da Educação Física Escolar (FAVIC/2005). Integrante do Grupo de Pesquisa G.U.E.T.O. (UFRB), possui grande experiência em Nutrição Clínica e em Saúde Coletiva - desde 2004, e em docência - desde 1996, conferencista internacional (COL, ARG, ECU, ESP, FRA, POR, MOZ e JAP) e como nutricionista e gestora social voluntaria da Associação Cultural Grupo Unido para Educação e Trabalhos de Orientação. Tem experiência na área de Nutrição Clínica, Saúde Coletiva, Educação Nutricional, Gestão Social e Cultural, com ênfase no ensino de práticas da cultura popular afro-brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação docente, currículo, nutrição em saúde coletiva, capoeira e gestão social.

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exto Isabe

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