Portal do Governo Brasileiro
  • Análises de Qualidade da Água

Consiste na análise laboratorial dos aspectos da água para diversos fins. Como parâmetros, são avaliados pH, salinidade, turbidez, cloretos, demanda bioquímica de oxigênio, coliformes, dentre outros. De grande importância para a avaliação de sua potabilidade, visando não só adequar a legislação específica de cada uso requerido, como também prevenir danos à saúde humana e ao meio ambiente.

 

  • Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos

Consiste em um manejo adequado do sistema de coleta dos resíduos sólidos assegurando a qualidade mínima requerida para o ambiente após a destinação final dos resíduos. Caracterizam-se como um dos maiores problemas dos gestores público, devido à complexidade da coleta e a falta de espaços para a sua disposição adequada. A elaboração de tal projeto pode ser viabilizada com o auxílio de uma empresa de consultoria.

 

  • Assessoramento dos Pedidos de Outorgas de Direito de Uso da Água

Com a crescente demanda por água no mundo, se fez necessário a elaboração de leis que regulamentem o controle do uso dos recursos hídricos. Para tanto, órgãos ambientais responsáveis exigem a existência de outorga para empreendimentos que façam captação de água, no caso de inexistência do mesmo o empreendimento podera sofrer penalidades do órgão ambiental.

 

  • Licenciamento Ambiental
Nesse projeto são avaliados os impactos causados pela instalação, ampliação, modificação e operação de atividades ou empreendimentos que utilizam recursos naturais, que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental. A concessão ou renovação deste tipo de licença ou autorização é dada pelo órgão ambiental, tal processo pode ser viabilizado com o auxilio de uma empresa de consultoria.
 
  • Estudos Ambientais

A contratação de uma empresa de consultoria pode viabilizar e dar agilidade a processos como este, onde o mesmo consiste na avaliação e uma possível mitigação para os empreendimentos e atividades suscetíveis a causar impactos ambientais, posteriormente sendo remetidos ao órgão ambiental competente que adotará as medidas necessárias para a sua instalação.

 

  • Instalações Hidrossanitárias

Esse projeto possui a finalidade de levar água através de um conjunto de tubulações, aparelhos, conexões e etc para a edificação, bem como, promover o escoamento da mesma através de um sistema de esgotamento. Este tipo deinstalação deve fornecer água de qualidade apropriada com quantidade e pressão adequada para o funcionamento de todos os aparelhos e deve também impedir o retorno de águas residuais nas canalizações. Tal projeto depende do projeto arquitetônico ou de interiores e pode ser projetado por uma empresa capacitada de consultoria.

 

  • Projetos de Captação de Águas Pluviais

Consiste em um projeto que viabiliza a captação de água da chuva para fins não potáveis, como por exemplo, irrigação do jardim, lavagem de calçadas, descargas de vasos sanitários e dentre outras final idades. A elaboração deste projeto além de possuir uma grande importância ambiental promove também a redução nos custos ligados à água.

 

  • Projetos de Sistemas Simplificados de Tratamento de Esgoto

Tal projeto consiste no fornecimento de um efluente de qualidade semelhante à obtida através de sistemas convencionais, no entanto com maior sustentabilidade e menores custos. A disposição inadequada do esgoto pode causar impactos ao ambiente, devido à contaminação do solo e de mananciais subterrâneos ou superficiais, além de acarretar em uma série de problemas estéticos e de saúde. Uma empresa de consultoria pode fazer o dimensionamento adequado para este tipo de instalação.