Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estágio

Semestralmente, o AMEDOC oferece vagas de estágio obrigatório junto à Pró-Reitoria de Graduação da UFRB (PROGRAD). Os estudantes interessados dos cursos de graduação devem ficar atentos nos editais, quando estes forem abertos e se inscreverem via formulário eletrônico no site da PROGRAD. As vagas e áreas disponibiizadas dependem da demanda de atividades do setor. 

Além do conceito generalista, reproduzido com freqüência para definir o estágio: atividade de caráter educativo e complementar ao ensino, com a finalidade de integrar o estudante em um ambiente profissional, o estágio curricular supervisionado, deve colocar o futuro profissional em contato com as diferentes realidades sociais, econômicas e culturais, proporcionando vivência e experiências que permitam ao estudante desenvolver uma consciência crítica e a capacidade de compreender a realidade e interferir sobre ela. Propicia ainda o início de uma rede de relacionamentos profissionais e a confirmação dos interesses para determinada área de atuação diante das possibilidades apresentadas pela profissão. Cada vez mais, o mercado necessita de profissionais competentes, preparados para lidar com situações novas e para tomar decisões adequadas, baseadas em conhecimentos técnicos e em  experiências.

O trabalho intelectual não se transforma em prática por si só e a prática não substitui o conhecimento. Por isso o estágio é importante. Possibilita ao estudante compreender a realidade e os processos, identificar problemas e gerar soluções ao relacionar o conteúdo teórico com as atividades do dia-a-dia, seja nas atividades de trabalho, de relacionamento humano, ou simplesmente como cidadão. Esse é o principal aspecto a ser desenvolvido nos estágios oferecidos pelo setor público.

LEGISLAÇÃO FEDERAL

CARTILHA DO ESTÁGIO

Fim do conteúdo da página