Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Conhecendo a UFRB

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) surgiu da reivindicação da comunidade em prol da democratização do acesso ao ensino superior na Bahia, tornando-se uma Instituição comprometida com a produção e difusão da ciência e da cultura, ocupando lugar estratégico para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e cultural, especialmente, na região do Recôncavo Baiano. Sua efetivação se deu em razão do Projeto de Expansão das Universidades Federais, por desmembramento da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia, que em março de 2005 havia ampliado suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão com a criação de três novos cursos de graduação: Engenharia Florestal, Engenharia da Pesca e Zootecnia. Em 29 de julho de 2005, foi sancionada a Lei 11.151 que criou a UFRB.

A missão da UFRB, como instituição pública, é educar, produzir e disseminar o saber universal, contribuir para o desenvolvimento humano, comprometendo-se com a justiça social, a democracia e a cidadania. Produzir e socializar o conhecimento nos diversos campos do saber, de modo a contribuir para a formação de profissionais qualificados e aptos ao mundo do trabalho e formar cidadãos capazes de atuar na construção da democracia e da justiça social, são desígnios que estão no Estatuto da UFRB.

A UFRB foi concebida com uma estrutura multicampi nas cidades de Cruz das Almas, Amargosa, Cachoeira e Santo Antônio de Jesus. Esta estrutura tem uma relação direta com a região do Recôncavo que se constitui num território cuja construção histórica, social, econômica e cultural data do início da colonização brasileira, tendo uma delimitação regional bem definida.

Visando a implantação e expansão da UFRB, as atividades foram iniciadas para ampliação considerável das vagas nos cursos de graduação em 2008, assim como criação de cursos novos e no turno noturno, em diversas áreas tais como: Serviço Social, Medicina Veterinária, Tecnologia em Gestão de Cooperativas, Matemática, História, Física, Pedagogia, Cinema e Audiovisual e Filosofia.

Atualmente a UFRB possui 40 cursos de graduação distribuídos em sete centros, sendo dois na cidade de Cruz das Almas (Agrárias, Ambientais e Biológicas; Ciências Exatas e Tecnológicas) e os outros nos municípios de Cachoeira (Artes, Humanidades e Letras), Santo Antônio de Jesus (Ciências da Saúde), Feira de Santana (Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade), Amargosa (Formação de Professores) e Santo Amaro (Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas).

Fim do conteúdo da página