FORMA DE APRESENTAÇÃO

 

Os trabalhos devem ser submetidos por via eletrônica através do formulário do item submissão do menu principal ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e editados em idioma português ou inglês. Todas as linhas deverão ser numeradas em ordem crescente no lado esquerdo e paginadas no lado inferior direito. O trabalho deverá ser digitado na fonte Arial, corpo 12, espaço entrelinha duplo e justificado. A página deve ser em tamanho A4 210 x 297 mm, com margens superior, inferior, esquerda e direita em 2,0cm. O máximo de páginas será 20 para revisão bibliográfica, 15 para artigo científico, 8 para nota e 2 para carta ao Editor incluindo tabelas e figuras. Anexar o termo de cessão dos direitos autorais. Os autores devem sugerir o nome de pelo menos três revisores (nome, afiliação e e-mail) ao submeter o seu artigo. 

Revisão Bibliográfica: Por convite do Conselho Editorial da revista ou por iniciativa do autor expert no assunto. A revisão bibliográfica deverá conter os seguintes itens: Título (português e inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Key words; Textos com subdivisões numeradas e Referências Bibliográficas.

Artigo Original: O artigo científico deverá conter os seguintes itens: Título (português e inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Key words; Introdução; Material e Métodos; Resultados, Discussão e Conclusão; e Referências bibliográficas. Agradecimento(s); Fontes de Aquisição; devem aparecer antes das Referências Bibliográficas.

Nota: A nota deverá conter os seguintes itens: Título (português e inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Key words; Texto (sem subdivisão, porém com introdução; metodologia; resultados, discussão e conclusão; podendo conter tabelas ou figuras); Referências Bibliográficas. Agradecimento(s); Fontes de Aquisição; devem aparecer antes das Referências Bibliográficas.

Carta ao Editor: A carta ao Editor deverá ser somente em inglês e conter os seguintes itens: Título; Texto (sem subdivisão, porém com introdução; metodologia; resultados, discussão e conclusão; podendo conter tabelas ou figuras); Referências Bibliográficas. Obs: O assunto deverá ser informações ou comentários sobre trabalhos em andamento.

No rodapé da primeira página deverá constar o endereço profissional completo de todos os autores e o e-mail do autor para correspondência. Órgão financiador da pesquisa e/ou bolsa de estudo deve constar no rodapé ou em agradecimentos.

Pesquisa envolvendo estudos em animais de experimentação deve apresentar o número do processo no trabalho e encaminhar uma cópia do parecer de aprovação fornecida pelo respectivo Comitê de ética institucional já na submissão.

 

SEÇÕES DE UM TRABALHO

 

Idioma: O trabalho poderá ser redigido em português ou inglês. Quando escrito em português, o resumo deverá ter uma versão em inglês. Quando escrito em inglês, o resumo deverá ter uma versão em português.

Título: Focalizar a finalidade principal. Descrever o título do trabalho em português e inglês (se o artigo for em português), inglês e português (se o artigo for em inglês). Somente a primeira letra do título deve ser maiúscula exceto no caso de nomes próprios.

Autores: Para facilitar identificação do autor, colocar o primeiro nome e o último sobrenome e abreviar os demais seguidos de números sobrescritos para identificar suas afiliações. Recomenda-se não ultrapassar oito autores no trabalho.

Resumo: Deve ser colocado na forma direta e no passado, indicando a importância do assunto, os materiais e métodos utilizados e os principais resultados alcançados e conclusões. Conter no máximo 400 palavras.

Palavras-chave: Citar abaixo do resumo. Indicar no máximo cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.

Abstract: O Abstract deve ser a tradução do resumo.

Key words: Citar abaixo do abstract. Indicar no máximo cinco keywords, separadas por ponto e vírgula.

Highlights  - Preparar de três a cinco frases (no máximo 85 caracteres cada) que sintetizem os achados mais importantes do seu trabalho. 

Introdução: A introdução deve ser breve e com revisão bibliográfica do assunto, apresentando informações que justifiquem a importância do trabalho, sem que a mesma assuma importância principal e finalizar com o objetivo do trabalho.

Material e Métodos: Devem ser mencionadas as informações e dados necessários para que o trabalho possa ser facilmente repetido por outros pesquisadores. Métodos e técnicas conhecidos devem ser somente citados e técnicas novas descritas detalhadamente no texto. Pesquisa envolvendo estudos em animais de experimentação deve apresentar o número do processo aprovado pela CEUA ou declaração dos autores assumindo responsabilidade de que os princípios éticos de bem estar animal vigentes foram seguidos.

Resultados: Apresentar informação concisa dos dados obtidos. Poderá ser apresentada sob forma de tabelas e/ou figuras. Tabelas: Utilizar linhas horizontais na separação do cabeçalho e no final da tabela. No texto é referida como (Tab.). Tabelas devem ser numeradas em algarismos arábicos e disponibilizadas ao final das referências bibliográficas. Figuras: Qualquer ilustração, podendo ser fotografia, desenho, gráfico e fluxograma. No texto é referida como (Fig.). As figuras devem ser salvas em extensão jpg. e enviadas por via eletrônica. Nunca enviar as figuras inseridas no documento Word. As legendas das tabelas e figuras devem ser auto-explicativas, e disponibilizadas depois das referências bibliográficas e/ou tabelas.

Discussão: Discutir os resultados do trabalho diante da literatura.

Conclusão: Apresentar a partir dos resultados obtidos no trabalho.

Agradecimentos: Quando necessário, poderão ser incluídos pessoas ou Instituições.

Fontes de aquisição: Produtos comerciais utilizados no trabalho, informando firma, cidade e país. Devem ser numerados (sobrescritos). Colocar antes das referências bibliográficas.

Citações no texto e Referências Bibliográficas: A elaboração das citações no texto e das referências bibliográficas deve ser feita de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 6023 de 2000. As citações dos autores no texto deverão seguir o sistema sobrenome do autor com letra maiúscula e seguida do ano de publicação.

Exemplos:

1 autor: BEZERRA JÚNIOR (2009) ou (BEZERRA  JÚNIOR, 2009);

2 autores usar “&” para separar: MAXIE & YOUSSEF (2007) ou (MAXIE & YOUSSEF, 2007);

Mais de dois autores: MACÊDO et al. (2010) ou (MACÊDO et al., 2010).

OBS: Várias citações de autores no texto devem ser feita de ordem cronológica ascendente e alfabética de autores com trabalhos do mesmo ano. Ex: (DÖBEREINER et al., 1967; TOKARNIA et al., 1969; BARROS et al., 1990; RIET-CORREA et al., 1993a; RIET-CORREA et al., 1993b).

As Referências Bibliográficas devem ser colocadas em ordem alfabética.

Citação de Livro:

TOKARNIA, C.H. et al. Plantas tóxicas do Brasil. Editora Helianthus: Rio de Janeiro, 310p, 2000.

Capítulo de Livro com autoria:

RIET-CORREA, F. Conidiobolomicose em ovinos. In: RIET-CORREA, F. et al. Doenças de Ruminantes e Equídeos, 3aed. Pallotti: Santa Maria, v.1, p.448-450, 2007.

Artigo completo:

BANDARRA, P.M. et al. Nutritional fibrous osteodystrophy in goats. Pesquisa Veterinária Brasileira, v.31, n.10, p.875-878, 2011.

Artigo no prelo:

BAPTISTA, R.I.A.A. et al. Indicadores do bem-estar em suínos. Ciência Rural, v.41, n.10, p.1823-1830, 2011 (no prelo).

Resumos de Congresso:

OLIVEIRA, E.C. et al. Achados patológicos de cães mortos por múltiplas picadas de abelhas africanizadas. In: CONFERÊNCIA SUL-AMERICANA DE MEDICINA VETERINÁRIA, VI, 2006, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, 2006. p.307-308.

TEIXEIRA, E.M. et al. Identificação do parvovírus canino no epitélio da tonsila e da língua pela técnica de imuno-histoquímica In: SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, XVIII, 2006, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2006. p.167-168. 1 CD-ROM.

Dissertação e Tese:

RECH, R.R. Alterações no encéfalo de bovinos submetidos à vigilância das encefalopatias espongiformes transmissíveis. 2007. 228f. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2007.

Boletim:

NASCIMENTO, M.D.; RIBEIRO, A.G.P. Resultados do teste de Coggins para diagnóstico da anemia infecciosa equina no Estado do Rio de Janeiro - 1979/1980. Rio de Janeiro: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 1982. 106p. (Boletim 2).

Documento Eletrônico:

INSTITUTO PASTEUR. Raiva dos herbívoros. Disponível em: < http://www.pasteur.saude.sp.gov.br/informacoes/informacoes_03.htm#volta>. Acesso em: 02 fev. 2012.