Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Egressa do curso de Artes Visuais UFRB aprovada em Doutorado na UFBA

Publicado: Terça, 18 Maio 2021 17:51

''’É meu presente para os 10 anos do curso!'' - afirma egressa do curso de Artes Visuais UFRB, aprovada em Doutorado na UFBA.

 

Em um ano onde a ciência e a educação no Brasil estão sendo desafiadas todos os dias,ainda temos motivos para celebrar o desenvolvimento de nossos discentes. A egressa do bacharelado em Artes Visuais (2010), Tatiele Café, foi aprovada no Doutorado em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia com o projeto de tese ̃Copo de mar para navegar: um mergulho poético nas memórias escritoras da crítica de arte Matilde Matos' com orientação do professor Dr. Luiz Alberto R. Freire.

 

Cria da UFRB com muito orgulho

 

Tatiele Café é egressa da primeira turma do curso de Artes Visuais do CAHL 2010-2914, viu o curso nascer e ganhar forma. Foi orientanda do professor Dr. Dilson Midlej, atualmente professor da UFBA, e descobriu nas aulas de história da arte e curadoria, a paixão pela pesquisa que resultou na monografia Espaços de produção e veiculação das artes visuais; um estudo nas cidades Cachoeira e São Felix-BA.

 

''A UFRB me permitiu estudar em casa. Eu sou de Santo Antônio de Jesus, pertinho de Cachoeira, percepção que só tive depois de estar morando em Cachoeira. Cheguei no CAHL em 2010, e literalmente a UFRB me deu régua e compasso, me deu asas. Eu acho que essa é maior característica da UFRB, dar asas aos estudantes dos interiores, em especial. Eu peguei a efervescência do CAHL logo que o Quarteirão Leite Alves foi inaugurado e junto com isso Cachoeira e São Félix também viviam um grande momento de eventos artísticos e acadêmicos. Isso foi fundamental para minha percepção de que eu queria mesmo enveredar pelo caminho da produção cultural e da crítica de arte''

 

Uma mini biografia sobre os últimos 10 anos


É escritora ganhadora do prêmio de Residência Artística Internacional para escritores no Instituto Sacatar (2018); Em 2019 foi selecionada no edital de Mobilidade Cultural da SECULT/BA com Intercâmbio Internacional no Centro Cultural Brasil-México (2019) na Cidade do México onde ministrou oficina literária. Em 2020 foi contemplada com o Prêmio Municipal Professora Cleuza de Oliveira, na categoria literatura (2020) e ainda com Prêmio Jorge Portugal na categoria publicação literária (2020) pelo Programa Aldir Blanc Bahia. Tatiele é egressa da turma 2016.1 do PPGDCI - Programa de pós-graduação em Desenho, Cultura e Interatividade pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2018),especialista MBA em Design Thinking pela Faculdade Unyleya e Bacharela em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2014).

 

Expectativas com o Doutorado


''Eu estou entrando no doutorado com uma cabeça bem tranquila e consciente do que eu vou desenvolver na pesquisa, mesmo sabendo das possibilidades de mexer no projeto durante o percurso, algo muito natural dentro da academia. Tô bem tranquila quanto ao objeto da pesquisa e de como vai acontecer a junção dele com tudo que eu já faço na produção cultural e na literatura. O resultado da minha pesquisa, além da tese, prevê uma exposição e a publicação de um livro de crônicas. A minha maior expectativa está no meu objeto de estudo, que são os textos de Matilde Matos (1927-2021), que é para mim uma referência da Arte baiana, ela é uma mulher que se dedicou à arte visual da Bahia por mais de 60 anos e no fim da sua vida, foi acometida pelo Alzheimer. Minha linha de pesquisa é a memória como registro visual, então imagine como eu não estou emocionada com tudo isso.'', finaliza.

 

Para acompanhar mais sobre o trabalho de Tatiele Café, basta acessar as redes sociais da
Oxe Conteúdo e da egressa.

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: tatiele.cafe
instagram; oxe.conteudo
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8807443311890785

 

*matéria enviada pela assessoria da egressa

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página