Estão abertas as inscrições para o Colóquio Ahora Nosotras: artistas, poetas e pesquisadoras desde a América Latina

Publicado: Quinta, 09 Setembro 2021 21:24

O Colóquio Ahora Nosotras: artistas, poetas e pesquisadoras desde a América Latina é uma proposta do Projeto de Pesquisa Ahora ponemos el mapa al revés: perspectivas decoloniais na produção artística contemporânea desde a América Latina. Atentos a um dos objetivos principais desse projeto, o evento de extensão visa a divulgação de nossas pesquisas através da apresentação e do debate de trabalhos artísticos e acadêmicos sobre questões contemporâneas que atravessam as produções culturais latino-americanas. Se podemos constatar que as artes visuais nas últimas décadas têm sido tradutoras dos dilemas sociais presentes no Sul Global, já que entendemos as expressões artísticas como atos de cidadania ativa, o foco nas produções dos países latino-americanos pretende colocar em discussão as narrativas hegemônicas e suas consequências em nosso território físico e de pensamento, para propor uma história da arte a partir de novas chaves de interpretação, em específico nesse evento, partindo de olhares que pensam as mulheres artistas, poetas e pesquisadoras. Para tanto, buscamos estreitar o intercâmbio com outros centros universitários que estejam também engajados em pesquisas que envolvam a América Latina, assim como artistas e pesquisadoras(es) que estejam articulando essas questões em outros países latino-americanos, intensificando as trocas e trânsitos nesse espaço. Assim, esse evento conta com a co-coordenação do professor Mauro Trindade, do Instituto de Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com a participação como palestrantes da artista interdisciplinar, poeta, professora e pesquisadora Maria Dolores Sosin Rodriguez (UFBA), da artista mexicana María Sosa, de Sheila Cabo Geraldo (UERJ) e Stella Maris Scatena Franco (USP), assim como a participação da multiartista Jamile Mendes Cazumbá, com a apresentação de uma performance na live de abertura. Teremos ainda 3 aulas que abordarão temas importantes para nossa proposta, ministradas pela professora, pesquisadora das políticas de preservação audiovisual no Brasil Laura Bezerra (UFRB), pela doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História Social pela USP, pesquisadora de escritos autobiográficos produzidos por mulheres latino-americanas ao longo do século XX Ana Beatriz Mauá (USP) e pelo doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História Social pela USP, pesquisador da arte na América Latina, Identidades, Coleções e Exposições de arte, Arte e Política, Cultura e Poder Eustáquio Ornelas (USP).

Todas as informações estão no Instagram:

Nosso Youtube:

PROGRAMAÇÃO GERAL

15 de setembro – 19:30h – Live de Abertura - Ahora Nosostras

Performance de Jamile Cazumbá

Conversa com María Sosa, Maria Dolores e Jamile Kazumbá

Mediação: Mauro Trindade e Priscila Miraz

22 de setembro – 15 – 17h: Patrimônio, diversidade e os desafios da preservação audiovisual na América Latina

Aula ministrada por Laura Bezerra (UFRB)

29 de setembro – 15 – 17h: Nortear para quê? Arte, cultura e identidade na América Latina a partir das perspectivas de Marta Traba e Aracy Amaral (1970s)

Aula ministrada por Eustáquio Ornelas (USP)

06 de outubro – 15 – 17h: Arte, gênero e política nos escritos autobiográficos de artistas latino-americanas (1961 a 1985)

Aula ministrada por Ana Beatriz Mauá (USP)

06 de outubro – 19:30h – Live de encerramento - Histórias da arte, Histórias das mulheres

Conversa com Stella Franco e Sheila Cabo Geraldo

Mediação: Mauro Trindade e Priscila Miraz

INSCRIÇÕES

As inscrições estão abertas e serão realizadas através do sigaa e seguem o mesmo procedimento tanto para alunos da UFRB quanto para o público externo, caso você não ainda não possua uma conta no sigaa é necessário criar uma, para isso você poderá seguir o tutorial linkado na nossa bio, com esse tutorial você também poderá realizar sua inscrição no Colóquio.

Já para se inscrever nas ATIVIDADES (aulas e lives) você deverá seguir o tutorial desse post após realizar sua inscrição no colóquio. Qualquer dúvida, pode chamar a gente na DM que ficaremos felizes em te ajudar!

inscrições: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/public/home.jsf

tutorial para inscrição: https://www.youtube.com/watch?v=9KYvfEHtU0U

Lembramos também que o PRAZO para as inscrições é LIMITADO obedecendo as seguintes datas:

Inscrição geral: de 08/09 até 06/10

Live de Abertura - Ahora Nosotras: de 09/09 até 15/09

Aula 1: Patrimônio, diversidade e os desafios da preservação audiovisual na América Latina: de 09/09 até 22/09

Aula 2: Nortear para quê? Arte, cultura e identidade na América Latina a partir das perspectivas de Marta Traba e Aracy Amaral (1970s): de 09/09 até 29/09

Aula 3: Arte, gênero e política nos escritos autobiográficos de artistas latino-americanas (1961 a 1985): de 09/09 até 06/10

Aguardamos a sua presença!