Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
×

Erro

The CEGCore2 library could not be found.

TCC

Escrito por Paulo Nascimento | Publicado: Domingo, 09 Setembro 2018 11:51 | Última Atualização: Terça, 31 Agosto 2021 13:44

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma componente curricular obrigatória do curso de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas.

Está destinada a confecção de um artigo científico ou uma monografia individual, orientado por um docente efetivo da UFRB, visando a iniciação e envolvimento do estudante de graduação no campo da pesquisa científica e a uma defesa do tema estudado.

 

MONOGRAFIA

Para entender o significado de uma monografia recorremos a etimologia da palavra que vem do grego monos "única" e graphein "escrita", ou seja, "monografia" significa "escrita única".

Academicamente é compreendida como um tipo de trabalho escrito que está relacionado com a unicidade de um problema de uma determinada área do conhecimento e tem como principal objetivo reunir informações, análises e interpretações científicas que agreguem valor relevante e original à ciência, dentro de um determinado ramo, assunto, abordagem ou problemática.

Uma monografia pode ser classificada em duas partes:

  • estrito: refere-se a uma tese em si, ou seja, um trabalho científico voltado para a contribuição e crescimento do estudo de determinada área de pesquisa ou ciência.
  • lato: refere-se a produção de material científico de primeira mão, mas que não precisa ser necessariamente caracterizado como uma tese. 

Para iniciar a monografia, o discente deve escolher um tema com base em alguns critérios, que incluem:

  • afinidade;
  • relevância para a comunidade científica e para a sociedade;
  • existência de bibliografia suficiente;
  • inovação, resposta a uma questão / dúvida que ainda persiste.

A estrutura da monografia deve apresentar detalhes específicos para introdução, desenvolvimento, metodologia e conclusão. Segue ainda rigorosas normas para a citação das fontes bibliográficas que foram consultadas para a fundamentação teórica do texto. No Brasil, o estudante deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 

ARTIGO CIENTÍFICO

No caso do artigo científico, o autor(es) devem submeter a uma Revista.

 

AVALIAÇÃO DO TCC

A avaliação do trabalho escrito é feita por uma Banca Examinadora, composta por professores / pesquisadores de instituições que assistem e avaliam também a apresentação oral e os argumentos usados pelo discente às questões colocadas, no perído letivo ao qual está matriculado, sob pena de ser reprovado.

O plágio (cópia), mesmo que parcial, não é tolerado e o estudante poderá também ser reprovado.

Fim do conteúdo da página