Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

NOTA DA DIRETORIA DO CECULT

Publicado: Segunda, 23 Março 2020 22:06

Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas

Informe à Comunidade

A diretoria do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da UFRB vem a público notificar à comunidade acadêmica (docentes, técnicos, discentes e terceirizados) sobre a regulamentação relativa à RESOLUÇÃO CONAC 008/2020 - publicada em 21.03 (sábado), às 13h07, complementar à Portaria 322, publicada no Boletim de Pessoal/PROGEP/UFRB nº 049/2020, de 17 de Março de 2020, baseadas na Instrução Normativa nº 21, de 16 de Março de 2020, do Ministério da Economia, acerca das medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (COVID-19) que resolve SUSPENDER, em caráter excepcional e por tempo indeterminado, o Calendário Acadêmico 2020 da graduação e pós-graduação da UFRB. 

Essa é uma medida que se impõe à instituição como um todo, e a muitas outras, como mecanismo de isolamento social capaz de contribuir para reduzir a velocidade de propagação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e diminuir a ascendência da curva epidemiológica de modo a garantir melhor organização e adequação dos sistemas de saúde para enfrentamento da pandemia. 

A suspensão das atividades, normatizada na portaria citada acima, implica descontinuação imediata do calendário acadêmico com interrupção das atividades tanto em modalidade presencial quanto quaisquer atividades EAD. O calendário acadêmico será redefinido e submetido à aprovação do Conselho Superior da UFRB, tão logo se apresentem condições suficientes de normalidade. Assim, considerando a desigualdade de acesso à Internet da comunidade discente, as atividades de ensino desenvolvidas, de modo virtual, não podem ser consideradas para efeitos avaliativos ou em caráter de substituição às aulas a serem ministradas, quando do retorno da normalidade acadêmica. Por isso, desaconselhamos qualquer continuidade das atividades acadêmicas de ensino, relacionadas à oferta de componentes curriculares, em ambientes virtuais.

Sugerimos, no entanto, aos docentes e discentes, a utilização da tecnologia e das plataformas disponíveis para manter semanalmente sugestões de leituras, filmes, vídeos e atividades, não como substituição de aulas, mas como uma maneira de manter os vínculos, nos conectar e nos fortalecer!

A partir da contribuições dos diversos órgãos e setores acadêmico-administrativos deste Centro e, ainda, somando contribuições dos Fóruns de Diretores e de Gerentes Técnico-Administrativos da UFRB à sua Diretoria e à Gerência Técnica, a direção do CECULT emite esse informe à comunidade acadêmica que contempla definições, orientações e recomendações que conformam um plano de funcionamento enquanto a UFRB permanecer em regime especial de trabalho.


RECOMENDAÇÕES/ ORIENTAÇÕES:

  1. O CECULT garantirá a preservação e funcionamento dos serviços acadêmico-administrativos essenciais, a partir de regime especial, de natureza não presencial, sem a necessidade de abrir mão da medida de amplo isolamento social como mecanismo de contenção do aumento da incidência da Covid-19. A partir disso:

- Todos os servidores (docentes e técnico-administrativos), sobretudo aqueles em exercício de funções ou cargos e, ainda, parte dos trabalhadores terceirizados devem realizar trabalho remoto utilizando os recursos institucionais disponíveis (e-mails, Sistemas Integrados de Gestão e recursos para reuniões via Web).

- As reuniões acadêmico-administrativas (Áreas de Conhecimento, Colegiados de Cursos de Graduação e Pós-graduação, Núcleos Docentes Estruturantes - NDEs, Conselho Diretor) devem ser mantidas e poderão acontecer via Web por quaisquer meios e ferramentas que os integrantes dessas instâncias julgarem eficientes, sendo observadas a construção detalhada das atas e sua assinatura eletrônica por todos os membros, estando sob responsabilidade do respectivo coordenador/presidente a garantia da formatação adequada o e devido arquivamento digital destes documentos. Os/as coordenadores/as de Área e Colegiados devem se atentar aos prazos regimentais de convocação de reuniões ordinárias e extraordinárias, bem como atenção à pauta a ser disponibilizada com antecedência para evitarmos sobrecarga do NUGTEAC e garantimos o apoio técnico necessário. Para tal, os setores administrativos (NUGTEAC / NUGTEAD e NUGTESP - contatos no final deste informativo) podem ser acionados para fornecer o apoio técnico previsto, com antecedência mínima de 24h. Também será disponibilizado pelo setor de informática do CECULT um tutorial para realização de reuniões virtuais, via web.

  1. Serão mantidos, em regime presencial, os serviços de vigilância e os serviços de limpeza (em horário reduzido e com a utilização de insumos e procedimentos necessários às medidas pessoais de preservação da saúde.). Os serviços de condução de veículos e informática serão realizados em regime de prontidão, para atendimento presencial, caso haja necessidade.
  1. O acesso ao campus está limitado e condicionado. Em caso de necessidade inevitável de acesso aos pavilhões de aulas e/ou administrativos para coleta de documentos e outros materiais de trabalho ou acesso a computadores pelos dirigentes dos setores, que seja realizada escala de comparecimento com autorização da direção do centro para evitar o contato e respeitar a indicação de não aglomerações ou mínimo contato social possível. Os pedidos de acesso e justificativas deverão ser direcionados à Diretoria (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e/ou Gerência Técnica (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para comunicação de autorização aos vigilantes responsáveis pelo acesso. (OBS: Enviar solicitação justificada, na qual conste dia, horário e tempo de permanência, assim como o nome da pessoa responsável pela retirada da chave com antecedência de 24h.)
  1. Usuários da Biblioteca serão orientados pelo setor quanto à devolução de materiais bibliográficos após o restabelecimento da normalidade institucional.
  1. O CECULT recomenda fortemente o acesso constante ao hotsite institucional dedicado a divulgar informações sobre a pandemia do novo coronavírus COVID-19 colocado no ar pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O objetivo é manter a comunidade informada sobre cuidados individuais e coletivos essenciais, além de orientações sobre prevenção e providências em caso de sintomas, impactos na vida acadêmica e materiais educativos. O ambiente oferece ainda links úteis de órgãos públicos de saúde no Brasil, Organização Mundial de Saúde, planos de contingência e acesso à produção jornalística da UFRB sobre o assunto. Acesse: https://ufrb.edu.br/portal/coronavirus.
  1. Informamos ainda que regulamentações mais específicas acerca das atividades administrativas estão sendo preparadas por todos os Centros de ensino da UFRB junto à reitoria no plano de contingenciamento da instituição que deverá ser publicado em breve.

A gestão e unidades administrativas do CECULT estão à disposição para as informações que se fizerem necessárias, através dos e-mails institucionais abaixo:

Direção do CECULT – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Secretaria Administrativa da Direção – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gerência Técnica Administrativa – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Divisão de Apoio à Coordenação Acadêmica - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Núcleo de Gestão Técnico Administrativo – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Núcleo de Gestão Técnico Específico – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Biblioteca Universitária – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Núcleo da Propaae do CECULT - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Núcleo de Gestão de Ensino do CECULT - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Núcleo de Gestão de Pesquisa do CECULT - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Núcleo de Gestão de Atividades de Extensão do CECULT - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Contamos com a colaboração de todos nesse momento que requer tanto cuidado e exercício de nossa consciência de coletividade.

Santo Amaro, 23 de março de 2020.

Diretoria do CECULT

BAIXE AQUI A NOTA DA DIRETORIA DO CECULT

DECRETO Nº 061/2020 DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO AMARO. Dispõe sobre as medidas temporárias e controle para enfrentamento do COVID-19, no âmbito do Município de Santo Amaro-Ba e dá outras providências

registrado em:
Fim do conteúdo da página