Normas de Publicação

INFORMAÇÕES GERAIS

O Boletim Técnico da Fazenda Experimental é uma publicação técnica-científica da Fazenda Experimental do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB. O objetivo desta publicação é a divulgação de informações, conhecimentos e tecnologias de interesse nas áreas das Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas nos temas da "Produção Animal" e da "Produção Vegetal". A publicação dependerá da sua apresentação dentro das Normas Editoriais e de aprovação pelo Corpo Editorial. Os pareceres terão caráter sigiloso e imparcial. A periodicidade da publicação é semestral e exclusivamente eletrônica.

O material deve ser encaminhado para:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

NORMAS EDITORIAIS

Boletim Técnico da Fazenda Experimental publica Comunicações Técnicas nas áreas das Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas nos temas da "Produção Animal" e da "Produção Vegetal".

Os manuscritos originais devem ser submetidos em português.

Os textos devem ser originais e escritos em linguagem técnica, apresentando, com detalhes, informações e recomendações de caráter prático, devidamente validadas e resultantes de atividades de P&D, ou um resultado de pesquisa validado.

Cada número deve tratar de pelo menos um assunto específico de cada tema da "Produção Animal" e da "Produção Vegetal".

No caso de Informações e recomendações de caráter prático: Deve apresentar relato de um método ou uma nova tecnologia (por exemplo: nova cultivar, técnica de manejo, máquina agrícola, novo processo de poda numa espécie frutífera, etc.):

  • Título; autores; resumo; palavras-chave; texto; referências (somente as essenciais; deve conter fontes atuais e obedecer ao padrão de referenciação da ABNT). 

No caso de Resultados de pesquisa validado: Breve comunicação, cuja publicação imediata é justificada, por se tratar de fato inédito de importância, mas com volume insuficiente para constituir um artigo científico completo: 

  • Os textos científicos devem ser originais, escritos segundo as normas ortográficas oficiais da língua portuguesa e de acordo com as normas da ABNT e devem ser estruturados para conter Resumo, Palavras-chave, Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais, Referências e Agradecimentos (quando houver), a cargo do Autor.

APRESENTAÇÃO

Os manuscritos encaminhados deverão estar digitados com o uso do editor de textos Microsoft Word for Windows (versão 6.0 ou superior), no formato A4 (21,0 x 29,7), com espaço 1,5 cm, em uma só face do papel, com margens laterais de 3,0cm e margens superior e inferior de 2,5cm, na fonte Times New Roman de 14 cpi para o título, 12 cpi para o texto e 10 cpi para rodapé e informações de tabelas, quadros e figuras. As imagens devem ser inseridas no texto e encaminhadas separadamente no formato JPEG. As páginas devem ser numeradas. O trabalho completo deverá ter no máximo 5 páginas.

TÍTULO

O título do artigo, com 15 palavras no máximo, deverá ser escrito em negrito e centralizado na página, sem utilizar abreviaturas, na fonte Times New Roman tamanho 14.

AUTORES

Citar titulação, filiação (Instituição) e email do autor principal.

RESUMO

O Resumo não pode ultrapassar 250 palavras, com informações que permitam a adequada caracterização da comunicação como um todo e deve informar o objetivo e o conteúdo do assunto.

PALAVRAS-CHAVE

No mínimo três e no máximo cinco palavras serão representadas em seguida ao Resumo, procurando-se não repetir palavras do título

TEXTO PRINCIPAL

Deverá ser apresentado em espaço 1,5 cm, fonte Times New Roman 12. Poderão ser utilizadas abreviaturas consagradas pelo Sistema Métrico Internacional. As citações bibliográficas do texto devem ser pelo sobrenome do(s) autor(es) seguido do ano. Quando houver mais de dois autores, somente o sobrenome do primeiro será citado, seguido da expressão et al. Exemplos: Rodrigues (1999), (RODRIGUES, 1999), Silva e Santos (2000), (SILVA; SANTOS, 2000), Gonçalves et al. (1998), (GONÇALVES et al., 1998), de acordo com as normas da ABNT/NBR 10520/2002.

REFERÊNCIAS

A lista de referências será apresentada em ordem alfabética por sobrenome de autores, de acordo com a norma ABNT/NBR-6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Inicia-se a referência com o último sobrenome do(s) autor(es) seguido da(s) letra(s) inicial(is) do(s) prenome(s), exceto nos nomes de origem espanhola ou de dupla entrada, os quais devem ser registrados pelos dois últimos sobrenomes. Todos os autores devem ser citados. A referência deve ser alinhada à margem esquerda, em espaço simples e separadas entre sipor espaço duplo.

Abaixo são apresentados alguns exemplos de referências bibliográficas.

ARTIGO DE PERIÓDICO

EUCLIDES FILHO, K.; V.P.B.; FIGUEIREDO, M.P. Avaliação de animais nelore e seus mestiços com charolês, fleckvieh e chianina, em três dietas 1. Ganho de peso e conversão alimentar. Revista Brasileira de Zootecnia, v.26, n.1, p. 66-72, 1997.

LIVROS

MACARI, M.; FURLAN, R.L.; GONZALES, E. Fisiologia aviária aplicada a frangos de corte. Jaboticabal: Funep, 1994. 296 p.

CAPÍTULOS DE LIVRO
WEEKES, T.E.C Insulin and growyh. In: BUTTERY, P.J.; LINDSAY, D.B.; HAYNES, N.B. (ed). Control and manipulation of animal growth. Londres: Butterworths, 1986. p. 187-206.

TESES (DOUTORADO) OU DISSERTAÇÕES (MESTRADO)
MARTINEZ, F. Ação de desinfetantes sobre salmonella na presença de matéria orgânica. 1998. 53 f. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 1998.

ARTIGOS APRESENTADOS EM CONGRESSOS, REUNIÕES E SEMINÁRIOS

RAHAL, S.S.; W.H.; TEIXEIRA, E.M.S. Uso de fluoresceina na identificação dos vasos linfáticos superficiais das glândulas mamárias em cadelas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 23., 1994, Recife. Anais... Recife: SPEMVE, 1994. p. 19.

TABELAS, QUADROS E ILUSTRAÇÕES

As tabelas, quadros e ilustrações (gráficos, fotografias, desenhos etc.) devem ser apresentados no corpo do trabalho, e as ilustrações (gráficos, fotografias, desenhos, etc.) devem encaminhadas separadamente em formato JPEG. Serão numerados consecutivamente com números arábicos.

FOTOGRAFIAS

As fotografias deverão estar em boa resolução (nítida, colorido sem saturação, sem estouro de luz ou sombras excessivas), com resolução mínima de 300 dpi, com a foto em tamanho grande (centímetros), formato JPEG e as cores em CMYK. As fotografias, também, devem ser enviadas em arquivos separados (JPEG).