Corpo Editorial

 

EDITOR CHEFE

 

TATIANA PACHECO RODRIGUES (UFRB): Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1999) com Mestrado e Doutorado em Medic.Veterin.(Hig.Vetererinária e Processamento Tecnológico de Prod.Origem Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é gestora de Extensão do Centro de Ciências Agrárias, Ambieantias e Biológicas da UFRB.

 

GIRLENE SANTOS DE SOUZA (UFRB): Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1999), Mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (2003). Doutorado em Agronomia área de concentração Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professora Associada 1 e Gestora de Pesquisa do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CCAAB/UFRB). Tem experiência na área de Fisiologia Vegetal , Morfo-Anatomia, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia vegetal com ênfase em qualidade de luz, anatomia comparada de fanerógamas, anatomia floral, crescimento e desenvolvimento de espécies vegetais. Tem experiência também em Metodologia da Pesquisa Científica e em Educação Ambiental.

 

CORPO EDITORIAL

 

ANA CRISTINA VELLO LOYOLA DANTAS (UFRB): Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é Editora-chefe da Magistra e Professor Associado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Fruticultura, com ênfase em Melhoramento Genético e propagação, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização e propagação de fruteiras tropicais.

 

ELIENE GOMES DOS ANJOS (UFRB): Doutora em Ciências Sociais (2012) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com Programa Sanduíche na Universidade de Valência, na Espanha. Mestrado (2005) e Graduação (1998) em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Participa da INCUBA e do Grupo Desenvolvimento da Agricultura Familiar e da Agroecologia (DAFAG), é membro fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadoras e Pesquisadores pela Justiça Social (ABRAPPS) e desenvolve pesquisas sobre Cooperativismo, Economia Solidária, Trabalho Associado, Gênero e Etnia.

 

PHILIPPE JEAN LOUIS SABLAYROLLES (UFRB): Bacharelado de Engenharia Agronômica pela Ecole Nationale Superieure Agronomique de Rennes-ENSAR (1989), Mestrado em Desenvolvimento agrícola pelo Institut National Agronomique Paris Grignon - INA-PG (1989), Doutor em Agricultura Comparada pelo Institut National Agronomique Paris Grignon - INA-PG (2004). Experiência em agronomia, economia agrícola e florestal, com foco nos temas: agricultura familiar, agricultura sustentável, economia agrícola, manejo florestal sustentável, política pública e amazônia. Atualmente professor do CCAAB da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, coordenador do Curso de Tecnólogo em Gestão de Cooperativas. Principais competências : Inovações técnicas e organizacionais na agricultura familiar Economia rural Manejo sustentável de florestas nativas Políticas públicas Coordenação operacional e administrativa de projetos complexos Gestão de arranjos de instituições para o desenvolvimento sustentável e a gestão territorial Formação de recursos humanos, inclusive à nível superior. 

 

LENALDO MUNIZ DE OLIVEIRA (UEFS): Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (1991), Mestrado em Ciências Agrárias (Fitotecnia) pela Universidade Federal da Bahia (1995) e Doutorado em Agronomia (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (2006). É bolsista de produtividade do CNPq desde de 2013. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em propagação e conservação de plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: propagação, conservação, domesticação e cultivo de plantas medicinais. É professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde ministra aulas da disciplina Plantas Medicinais e Aromáticas para o curso de Graduação em Agronomia. É professor permanente dos Programas de Pós-Graduação strictu sensu em Recursos Genéticos Vegetais (PPGRGV) e Biotecnologia (PPGBiotec) da UEFS, onde é responsável pela disciplina Metabolismo Secundário de Plantas. Atualmente coordena o colegiado do curso de Agronomia da UEFS e desenvolve pesquisas nas áreas de conservação e propagação de plantas do semiárido, cultura de tecidos vegetais visando a produção de metabólitos secundários in vitro e prospecção e cultivo de plantas medicinais do semiárido nordestino. 

 

FERNANDA CARLOTA NERY (UFSJ): Possui graduação em Engenharia Agronômica na Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestrado e doutorado em Agronomia/Fisiologia Vegetal na UFLA. Professora Adjunto III na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), atualmente é Professora Colaboradora no Setor de Fisiologia Vegetal, Departamento de Biologia, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem experiência na área de Agronomia,atuando principalmente nos seguintes temas: Sementes Florestais, Anatomia vegetal, Fisiologia vegetal, Micropropagação e Criopreservação de plantas do cerrado, plantas ornamentais e medicinais, Crescimento e Desenvolvimento de Plantas. Professora Permanente no Programa de Pós-graduação em Agronomia/Fisiologia Vegetal na Universidade Federal de Lavras (UFLA).