Normas de Submissão

O Caderno Sisterhood é uma publicação acadêmica que tem como compromisso incentivar e divulgar artigos científicos, resenhas, relatos de experiências, entrevistas e outras modalidades de produção que tenham como escopo a saúde da população negra e suas interfaces.   

 

Periodicidade
Semestral

 

Regras de submissão

Idioma: Os trabalhos submetidos devem ser redigidos em português. Os resumos e palavras-chave devem ser redigidos em português e em inglês ou espanhol.

Folha de rosto:

O Título:

em português, centralizado, em negrito, Times New Roman, tamanho 14 e com espaçamento 1,5. O título em língua estrangeira (inglês ou espanhol) deve estar logo abaixo do titulo em português (fonte Times New Roman, tamanho 12). Em caso de financiamento da pesquisa, a instituição financiadora deverá ser mencionada em nota de rodapé.
Nome (s) do (s) autor (es): deve estar alinhado na margem esquerda abaixo do título (fonte Times New Roman, tamanho 12). Abaixo do nome especificar: titulação máxima, filiação institucional e endereço eletrônico.
Resumo e Palavras-Chave: O Resumo deve ter no máximo 250 palavras em um único parágrafo, sem recuo na primeira linha, com espaçamento simples e ser seguido de 3 a 6 descritores para fins de indexação do trabalho, as quais deverão ser separadas por um ponto.
Resumo expandido: Deve conter de 300 a 500 palavras, apresentado de forma estruturada explicitando em negrito os itens objetivo, materiais e método, resultados e conclusões, com esses itens intitulados no início de cada sessão. Deve ser conciso e não conter citações, abreviaturas e símbolos. As referências devem ser citadas no resumo.

Texto:
Tamanho do Texto: Os artigos deverão ter entre 12 e 20 laudas, incluídos todos os seus elementos (imagens, notas, referências, tabelas etc.). Os relatos deverão ter entre 5 e 10 laudas, com todos os seus elementos incluídos (folha de rosto, imagens, notas, referências, tabelas etc.). As resenhas deverão ter no máximo 3 laudas. As entrevistas ficarão a critério da Comissão Editorial.

OBS. o formato para submissão deve ser (.doc) ou (.docx).
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas. Configurações das margens em 2,5 cm para direita, esquerda, superior e inferior em papel A4.

Citações: Devem estar de acordo com a ABNT (NBR10520/2002):

a) Citação Direta:
As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. As citações diretas, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte tamanho 10 e sem as aspas. É obrigatório colocar o autor, o ano de publicação e página.

b) Citação Indireta:
É a transcrição livre do texto, isto é, usamos nossas próprias palavras para expor a ideia do autor. Podemos, ainda, se o trecho for muito longo, interpretar a ideia do autor e fazer uma síntese. Nesse tipo de citação, não se utiliza as aspas; mas o autor e o ano de publicação devem ser citados. Não é obrigatório colocar o número da página, mas se o fizer, deve repetir em todas as outras citações.

Notas de rodapé: devem ser ordenadas por algarismos arábicos que deverão ser sobrescritos no final do texto ao qual se refere cada nota.

Figuras: As Figuras devem estar com suas respectivas legendas. Serão aceitas no máximo 05 (cinco) figuras por artigo ou relatos. Deverão estar preferencialmente no formato JPG ou PNG e gravadas com qualidade suficiente para boa exibição na web, ficando a critério da equipe da revista o veto a imagens consideradas de baixa qualidade, ou cujo arquivo seja demasiado grande.

Tabelas: As Tabelas, incluindo título e notas, deverão estar inseridas no texto com as devidas legendas. As Tabelas deverão estar em Word ou Excel. Cada tabela não poderá exceder 17cm de largura x 22cm de comprimento. O comprimento da tabela não deve exceder 55 linhas, incluindo título e rodapé(s).Referências: Serão apresentadas ao final do texto, em folha separada, seguindo as normas da ABNT (NBR6023/2002).

Garantias e direitos autorais

Ao submeter o manuscrito, os autores garantem que todo o trabalho é original e inédito; Todos os autores são responsáveis por todo o conteúdo do seu manuscrito. O (s) autor (es) deve (m) garantir que o trabalho não contém declarações e opiniões ilegais ou difamatórias e materiais susceptíveis de qualquer natureza, não transgridem todos os direitos autorais, direitos de propriedade intelectual ou direitos de qualquer tipo de outras pessoas, e não contém qualquer plágio, fraude, materiais indevidamente atribuídos, instruções, procedimentos, informações ou ideias que possam causar danos, prejuízos, perdas ou despesas de qualquer tipo à pessoa ou propriedade. Cada autor concorda em defender, indenizar e isentar de responsabilidade os editores por qualquer violação de tais garantias. É de responsabilidade dos autores obter permissões de direitos autorais escritas provenientes de outras fontes (editores) para a reprodução de quaisquer figuras, tabelas, fotos, ilustrações, textos ou outros materiais de direitos autorais do trabalho publicado anteriormente. Para cumprir com a Lei de Direitos Autorais, o formulário de Transferência de Direitos Autorais do artigo para o editor deve ser preenchido pelos autores antes da publicação de um artigo aceito nesta revista. Os autores devem enviar uma cópia assinada do Contrato de Transferência de Direitos Autorais com seu manuscrito.