O Programa Canto Coral, Coordenado pelo Maestro José Alípio Martins, Servidor da UFRB, desenvolve projetos integrados de formação, qualificação e manutenção de Corais, com atuação na UFRB, em escolas públicas e instituições de assistência social. Atualmente, o Programa tem como principais ações o coral adulto da UFRB e a constituição de um coral infantil na Escola Municipal Joaquim Medeiros, com aulas semanais de música para estudantes dos 2°, 3º e 4º anos do Fundamental I. Além dessas ações, o Programa também realiza rodas musicais no Abrigo dos Idosos de Cruz das Almas e um Lual, na lua cheia de cada mês, no campus de Cruz das Almas.

As vagas ofertadas são para o coral adulto da UFRB que, criado em 2007, é a mais antiga ação do Programa. O coro é constituído pela comunidade acadêmica e local. Atualmente, realiza dois ensaios semanais, as segundas e quartas-feiras, das 17h às 18:30h, na Sala Multiuso da Proext.

O objetivo da seleção é ampliar e qualificar o coral adulto, selecionando 14 pessoas da comunidade acadêmica nos quatro naipes:
Soprano - 06;
Baixo - 02;
Contralto - 04;
Tenor - 02.

Interessados deverão se inscrever através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou diretamente na sede da Pró-reitoria de Extensão, no campus de Cruz das Almas, até o dia 25 de julho. No ato da inscrição, os candidatos devem informar: nome, idade, categoria (estudante, servidor docente ou técnico), Centro de Ensino ou unidade de atuação, Matrícula ou Siape e indicar  a preferência de dia e horário para a audição, de acordo com os períodos disponilibizados. A audição dos candidatos será feita na sede da Proext com o Maestro Alípio Martins, nos horários:

26/07 (terça-feira) das 17 às19h
27/07 (quarta-feira) das 10h ás 12h e das 15h ás 17h

Proext UFRB oferece Oficina de Teoria Musical focada em Canto Coral

Uma oficina intensiva sobre Teoria Musical será ofertada para a comunidade da UFRB, gratuitamente. A atividade faz parte das metas do Programa Canto Coral e será ministrada pelos maestros e músicos da Nata Musical. O evento terá 24 horas de aula de duração, distribuídas em 3 sábados (27 de setembro, 04 e 11 de outubro, manhã e tarde). O local de realização é a Sala Multiuso da Proext, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Campus de Cruz das Almas-BA. Vagas limitadas em 40 pessoas.

Os interessados (comunidade da UFRB e coralistas) podem fazer inscrições de 17 a 22 setembro (até 23h59min) pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com as seguintes informações:

- Assunto: oficina musical + (seu nome)
- Corpo do email: nome completo, CPF, cidade, participa do Coral (sim ou não?), fone de contato.

Saiba mais sobre o Canto Coral: http://www.ufrb.edu.br/cantocoral

Maio Negro4

No dia 22 de maio, às 19h, o Canto Coral UFRB se apresentará no II Maio Negro, em Amargosa. O  coral, sob nova regência, conta com repertório eclético que une o popular e o erudito. Neste ano já se apresentou em eventos da UFRB e tem parte da sua agenda preenchida.

II Maio Negro - Negritude e Formação de Professores: será realizado nos dias 13 a 22 de maio, no Centro de Formação de Professores(CFP), em Amargosa. O evento tem como tema a discussão de estratégias de superação de desigualdades étnico-raciais, nos diversos segmentos sociais e, de modo especial, na Educação. A primeira edição do Maio Negro trabalhou temáticas, programação e abrangência em torno de políticas e ações afirmativas, e de ações que visavam à igualdade racial e à inclusão social. Para a próxima edição, o II Maio Negro pretende adquirir um status de simpósio e trazer à cena o debate nacional que envolve a formação docente e as questões étnico-raciais.

Confira a programação: www.ufrb.edu.br/maionegro

"Digo que minha música vem da natureza,

agora mais do que nunca.

Amo as árvores, as pedras, os passarinhos.

Acho medonho que a gente esteja contribuindo para destruir essas coisas”. (Tom Jobim)

Cartaz 297X42 cm 2

O CANTO CORAL UFRB se apresentará na abertura do Festival Vozes da Chapada, em Mucugê, no dia 31 de Julho.

O festival tem como proposta oferecer um evento cultural regular que interaja com a grandeza do complexo histórico-geológico do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

O evento contará com apresentações musicais, atividades eco-culturais, excursões geo-ecológicas pela região do Parque Nacional, conferência expositiva e oficina prática dirigida pelo maestro Eduardo Morelenbaum, roteiro turístico-cultural e passeata dos cantores, com a Filarmônica de Mucugê.

Formado por alunos, professores, servidores públicos e por pessoas da comunidade, o Coral da UFRB é uma das mais importantes atividades acadêmicas de extensão da universidade.