PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO/UFRB

CANTO CORAL DA UFRB:

ESPALHANDO MÚSICA DE QUALIDADE

PELO RECÔNCAVO BAIANO

Grupo executa atividade itinerante em diversas cidades da Região, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com apresentações em espaços culturais, praças e centros de ensino

Ao longo do tempo, a rigorosa formação de um Coro foi flexibilizada também para grupos não profissionalizantes, disseminando a arte erudita por outros espaços e instituições, além das Igrejas e Teatros.

No Brasil, o Canto Coral foi amplamente difundido, destacando a influência do trabalho de Villa-Lobos e seu Canto Orfeônico nas escolas. Na atualidade o canto coral é praticado em universidades, escolas, igrejas, associações, clubes e empresas, como também por grupos profissionais que realizam um trabalho de grande aceitação.

A iniciativa da PROEXT com o projeto Canto Coral reitera o compromisso da UFRB com o desenvolvimento regional, tanto do ponto de vista acadêmico e socioeconômico, como o cultural e artístico, preservando tradições e proporcionando elevação na formação humana.

Determinada a instituir o Coral da UFRB com qualidade profissional, técnica e artística, a PROEXT propõe o Programa Canto Coral, estruturado e permanente, no qual mantém a experiência iniciada em 2007, com melhores condições e ampliada para atender a todos os campi da UFRBe a promoção de 6 projetos específicos que se organizam como uma rede, mantendo um fluxo de formação e qualificação de coros, para diversas faixas etárias e nipes de vozes, com foco no público estudantil da educação básica, pública, e de programas sociais desenvolvidos nos municípios, que tenha origem rural (camponeses, ribeirinhos, marisqueiros, artesãos) e quilombolas, além de oficinas e minicursos com vista a manter a renovação e qualificação contínua dos grupos. A iniciativa visa também ampliar a formação para canto, restrita na Bahia.

O Programa é coordenado e executado pela Pró-reitoria de Extensão, através da Coordenadoria de Cultura e de Extensão.

REPERTÓRIO

Contando com 4 naipes bem definidos (Contralto, Soprano, Baixo e Tenor), traz em seu repertório gêneros da MPB (Xote, Maracatu, Samba...), passando pelo Reggae, e incorporando também a música Erudita. Atualmente o Coral se apresenta com um set de mais ou menos 50 minutos. Entre as músicas executadas estão:

1. É preciso saber viver – Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2. Conto de areia/maracangalha – Dorival Caymmi