Portal do Governo Brasileiro
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

O projeto

O projeto teve como objetivo primordial fazer o levantamento das plantas aquáticas do Recôncavo da Bahia. Além disso, realizar o aprimoramento científico de estudantes de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. São ele: Ciências Biológicas (diurno e noturno) Engenharia de Pesca, Agronomia e Engenharia Florestal, entre outros onde estes estudantes poderão utilizar a chave interativa em aulas de Botânica e projetos abrangendo o ambiente aquático.

Além de serem úteis para botânicos, ecólogos e leigos interessados na natureza, chaves interativas podem ser utilizadas com grande proveito em escolas de primeiro e segundo graus. Um maior contato dos alunos com plantas e animais, em atividades de campo, é fundamental para o aprendizado e, novamente, para o desenvolvimento do respeito e amor à natureza. No momento, é muito difícil para professores orientar seus alunos em atividades de campo, seja na área de botânica ou de ecologia de áreas alagadas, pela dificuldade de identificar corretamente as plantas que ali ocorrem.

Outro produto derivado do presente projeto refere-se a atividades de campo para alunos de escolas públicas. Acreditamos que o presente projeto também será importante para a formação dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, implantado em 2008. Ambientes alagados representam uma comunidade de grande interesse para o desenvolvimento de trabalhos práticos nas escolas. Áreas alagadas podem ser a base para o desenvolvimento de temas de interesse ecológico, sobre as adaptações das plantas ao ambiente, e também sobre preservação ambiental, no sentido de despertar a necessidade da conservação desses ambientes.