Município de Cruz das Almas

Histórico

O município de Cruz das Almas foi criado através da Lei nº 119 de 29 de julho de 1897, desmembrando-se de São Félix. Diz à lenda que o nome Cruz das Almas faz referência aos antigos tropeiros que passavam pela região que ao chegarem à antiga vila de Nossa Senhora do Bonsucesso, eles encontravam no centro da vila uma cruz em frente à Igreja Matriz onde paravam e rezavam para as almas dos seus mortos.
Os primeiros povoadores do município procederam de São Félix e Cachoeira, no século XVIII, atraídos pela uberdade do solo. Sabe-se que dentre os principais pioneiros, se acham as tradicionais famílias Batista de Magalhães e Rocha Passos, brasileiros e descendentes de portugueses, ambas.
Os precursores estabeleceram plantação de cana-de-açúcar, fundaram engenhos e iniciaram a construção do arraial no grande planalto, à margem da estrada real que, partindo de São Felix se dirigia ao Rio de Contas e em seguida para Minas Gerais e Goiás.
O novo arraial pertencia à freguesia de São Félix. A capela existente foi elevada depois à freguesia com o nome de Nossa Senhora do Bonsucesso da Cruz das Almas, por Alvará Régio de 22 de janeiro de 1815. Até o fim do Império, pertencia à freguesia de Outeiro Redondo. Nove anos depois da proclamação da República, obteve independência.
Assim, o Arraial foi elevado à categoria de Vila e Município, ficando autônomo pela Lei Estadual nº 119, de 29 de julho de 1897.

População

A população do município está em torno de 63.299 habitantes, com uma densidade demográfica de 402,12 hab./km².

Limites

Ao Norte – Muritiba
Ao Sul – São Felipe
A Oeste – Conceição do Almeida e Sapeaçu
A Leste – São Félix.

Economia

A economia da cidade é voltada em torno da agricultura, com destaque para plantações de fumo, laranja, limão tahiti e mandioca. O município possui várias indústrias e distribuidoras nacionais que exportam seus produtos para vários países. A cidade é conhecida por ser apelidada de "Capital do Fumo" por ser a maior produtora de tabaco da Bahia e possuir muitas indústrias voltadas para a cultura do fumo. A cidade é uma das maiores exportadoras de fumo da América Latina, distribuindo mais de 1000 toneladas de fumo por ano a países de todo o mundo.
No setor secundário a cidade também se destaca a indústria cruzalmense é conhecida por ter um pólo industrial calçadista e têxtil, que abriga filiais de empresas do ramo.
No setor terciário, a cidade possui várias redes de serviços, grandes cadeias de lojas, além de possuir cinco agências bancárias.Acessos
Situa-se no recôncavo Sul da Bahia, distando 146 quilômetros da capital do Estado, Salvador, a qual liga-se pela BR 101 e 324.

Vegetação

Mata Atlântica.

Solo

Grande parte ocupado pelo tipo latossolo amarelo e o argissolo amarelo de textura franco-argilo-arenospical subperenifólia/subcaducifólia, com baixo teor de matéria orgânica, fracamente ácido, de grandes extensões na faixa pré-litorânea do Nordeste do Brasil.
Solo típico do litoral do nordeste brasileiro.

Hidrografia

Faz parte das vertentes do Rio Paraguaçu, entre seus afluentes os principais são os riachos:
- Capivari

- de Tomaz

- Jaguaripe
- Caminhoá
- Poções
- Araçás

- da Estiva
- Laranjeira

Lagoas

- da Tereza Ribeiro
- do Engenho da Lagoa - Distante 20 km do lago da Pedra do Cavalo, que tem 186 km² de superfície, acumulando um volume de 5,3 bilhões de metros cúbicos de água, correspondente a 1,5 vezes a baía da Guanabara (RJ) Essa barragem tem 40m de comprimento e 142m de altura máxima. Foi construído pelo antigo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca. (DENOCS).