item->attribs); $video = $attributes->video; ?>

Prof.ª Dr.ª Francisca Helena Marques

Graduação: Bacharelado em Letras pela UNESP - IBILCE (1992).

Pós-Graduação

• Doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2009).
  • Mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002).

Projeto(s) de Pesquisa:

• Sambadeiras do Recôncavo: gênero, memória e pedagogias (2016 – Atual).
  • Descrição: Compreendendo a temática mulheres e música como indissociável da articulação epistemológica e interdisciplinar entre os estudos de gênero, as relações étnico-raciais, e especificamente nesse projeto, a arte e a senioridade, propomos focalizar através de uma pesquisa etnomusicológica as trajetórias de vida, saberes e práticas musicais de três sambadeiras do Recôncavo baiano: Dalva Damiana de Freitas (Cachoeira, Ba), Maria Eunice Martins Luz (Santo Amaro, Ba) e Ricardina Pereira da Silva (Coqueiros, Maragogipe, Ba).
  • Estudo da performance e estética musical do Samba de Roda de Cachoeira e região (2016 - Atual).
  • Descrição: Essa pequisa pretende compreender e as definições, características e especificidades do Samba de Roda do Recôncavo, para assim poder analisar e aprofundar os conhecimentos das técnicas de gravação e masterização em performances de palco e estúdio.
  • Veja os demais no Currículo Lattes.

Acesso ao Currículo Lattes.