item->attribs); $video = $attributes->video; ?>

Prof.ª Dr.ª Iara Regina Demetrio Sydenstricker Cordeiro

Graduação: Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1983).

Pós-Graduação

• Pós-doutorado sobre criação de narrativas audiovisuais transmidiáticas pelo Instituto de Letras da UFBA (2012).
  • Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2010).
  • Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996).

Projeto(s) de Pesquisa:

• A literatura infantil e a cena urbana brasileira (2017 – Atual).
  • Descrição: O projeto visa aprofundar estudos que embasem a criação de obras literárias em formas de livros e de roteiros audiovisuais infantis, de modo a contribuir para que crianças possam fruir de leitura prazerosa e crítica das peças a serem escritas, aproximando-as das cidades e contribuindo para o estabelecimento de laços afetivos com seus espaços ? do íntimo ao público; do micro, ao macro; da casa para a rua. Os objetivos específicos são: 1) aprofundar estudos sobre a literatura infantil, especialmente quanto à criação e às técnicas narrativas; 2) aprofundar estudos sobre a relação entre imagem e texto escrito no âmbito da literatura infantil; 3) escrever ao menos um livro para crianças que entrelace os temas da infância e da cidade; 4) escrever ao menos um projeto de programa audiovisual que associe infância e cidades; 5) escrever ao menos um artigo acadêmico sobre resultados da pesquisa, a ser proposto para publicação; 6) buscar divulgar resultados da pesquisa em palestras na Faculdade de Letras da UFRJ, da UFRB e em outros encontros, sejam acadêmicos ou não; 7) por fim, e não menos importante, difundir no recôncavo da Bahia, especialmente em Santo Amaro, sede do CECULT, os resultados da pesquisa, assim como sua aplicação prática junto á comunidade através de projetos de extensão, de forma a atender à comunidade acadêmica, como também aos moradores da região.
  • Cidades capitais: dramaturgias, encen(ações) e escrituras (2015 - Atual).
  • Descrição: A proposta integra um amplo projeto de natureza interdisciplinar, teórico-prático, que visa investigar processos de criação, expressão e comunicação verbais e não verbais em capitais brasileiras e latino-americanas, iniciando pela Cidade de Salvador, Bahia, objeto desta pesquisa. Trata-se de um projeto que integra o Grupo de Pesquisa Caminhos da criação e espaço semiótico: cenas e escrituras? (CECULT/UFRB), constituído por três docentes com formações interdisciplinares. Para Salvador, cidade-objeto da investigação que ora se propõe, desenhou-se uma linha de trabalho fundamentada por um arcabouço teórico e crítico interdisciplinar, multifacetado e complexo cujas respostas de pesquisa resultarão em artigos científicos, relatos e textos literários e audiovisuais ficcionais e documentais, micro-dramaturgias, mini-biografias e imagens. A hipótese que norteia esta pesquisa assenta-se na ideia de que a própria cidade encena a si mesma, cria e expressa seus relatos, dramaturgias, encenações no âmbito dos cidadãos e camadas de tempos que nela imprimem e imprimiram marcas artísticas, culturais, históricas e sociais. O foco, portanto, está na Cidade de Salvador e seus agentes, responsáveis por suas ações (inclusive no sentido dramatúrgico) e pela construção de seu marco erigido (a cena), revelado em efêmeras encenações do seu dia-a-dia. A produção dessa natureza de espetáculos diários encenados na e pela metrópole é a base de investigação da pesquisa. A metodologia que guiará a pesquisa norteia-se pela técnica da deriva, proposta por Guy Debord, que não determina trajetos pré-determinados por distintos espaços, já que esses são continuamente refeitos com base na unicidade e na efemeridade dos lugares edificados pelos encontros que ocorrem na urbe. Espera-se, assim, que a produção teórica e epistemológica resultante desta proposta contribua para uma compreensão da cidade que venha a abranger aspectos de suas dramaturgias (construção de ações em espaços públicos), encenações (tendo a cidade como grande encenadora de si mesma) e escrituras (histórias e relatos expressos em sua vida cotidiana), ainda pouco presentes nos estudos das artes cênicas, da arquitetura e do urbanismo e do planejamento urbano.

Acesso ao Currículo Lattes.