item->attribs); $video = $attributes->video; ?>

Prof. Dr. Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos

Graduação: Bacharelado em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (1993).

• Doutorado em Música pelo Instituto de Artes da UNICAMP (2010).
  • Mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2002).

Projeto(s) de Pesquisa:

• Identidades e Singularidades Musicais do Recôncavo da Bahia: Capoeiras e Candomblés (2017 – Atual).
  • Descrição: Neste projeto enfocamos, a partir de uma observação sonoro­musical, dois conjuntos de manifestações culturais identificadas com as chamadas "culturas populares". A primeira, surgida da religiosidade afro­brasileira, manifesta­se em uma variedade de formas litúrgicas e rituais, sob denominações variadas de candomblés (queto, jeje, angola e de caboclo) originários da Bahia e difundidos pelo Brasil. Os principais responsáveis por estas práticas musicais são pessoas que passam por longos aprendizados de habilidades e repertório, sendo portanto portadores de vastos conhecimentos musicais. Possuem diferentes denominações de seu cargo nas diferentes tradições e nações, sendo que a mais difundida é a dos "alabês" ou "ogãs alabês" no rito queto. Em uma outra vertente da cultura popular, desenvolvem­se também com grande distribuição pelo território nacional (e mesmo fora dele) práticas ligadas às diferentes formas de organização da Capoeira (Angola, Regional e Contemporânea). Estas têm relação com a prática de instrumentos musicais específicos (o bastante conhecido e difundido berimbau, além do pandeiro e do atabaque, principalmente) organizados num repertório de toques e cantos complexamente articulados ao chamado jogo e outras dimensões das práticas da capoeira.. Sendo assim, propomos um recorte deste amplo panorama de práticas musicais, performativas e rituais enfocando os mestres e mestras da região em que se insere nosso centro universitário, o CECULT. Tendo a cidade de Santo Amaro como referência e espaço para pesquisa, a proposta é localizar os portadores dos saberes e realizadores das práticas para realizar um trabalho etnográfico musical de documentação da presença destes na cidade e dos registros de repertório, histórias de vida e suas concepções sobre os fazeres musicais e rituais. Trabalhando tanto com a noção de Identidade (HALL, 2006) quanto com a de Singularidade (ALBUQUERQUE JR., 2007) que iremos detalhar mais à frente no item Fundamentação Teórica, propomos um projeto que busca investigar e identificar os sujeitos que compõem as redes que mantêm tais práticas vivas e em constante revitalização em suas relações, hierarquias e socialidades . Este conceito em que ?as sociabilidades (funções sociais ou o social instituído), seriam contornadas pelas 'socialidades', que são os nomadismos, as liberdades dos sujeitos, suas resistências, micro­liberdades? (SILVA, 2014, p. 30), nos possibilita pensarmos as práticas e táticas dos grupos e sujeitos estudados de maneira mais ampla e contextualizada.

• Atualmente é Coordenador do curso de Graduação Licenciatura Interdisciplinar em Artes do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT

Acesso ao Currículo Lattes.