item->attribs); $video = $attributes->video; ?>

Prof. Dr. Rubens da Cunha

Graduação: Graduado em Administração pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (1994) e em Letras pela mesma universidade (2008).

• Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014).
  • Mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010).

Projeto(s) de Pesquisa:

• Tecnologias, linguagens e cultura: diálogos interdisciplinares em fluxos e tensionamentos (2017 – Atual).
  • Descrição: Diante da grande diversidade de expressões culturais, constituídas por linguagens, tecnologias e formas artísticas variadas, distintos ambientes, práticas de aprendizagem, saberes e fazeres podem dialogar com o conhecimento formal e também questioná-lo, suscitando possibilidades e desafios aos limites interpretativos. Ante a complexidade, dada pela multidimensionalidade e multiescalaridade dos fatos atuais, o estudo das ambiências culturais e tecnológicas requer o olhar interdisciplinar e dialógico, bem como o enfrentamento de tensões teórico-conceituais e metodológicas, entre as distintas áreas de conhecimento. Nesse sentido, essa pesquisa pressupõe a interdisciplinaridade como indispensável ao estudo da Cultura em suas distintas formas e expressões, caracterizando a produção de conhecimento a que se propõe o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias. Em conformidade com essa perspectiva, sabe-se que essa atuação interdisciplinar não é dada a priori, mas por um processo de enfrentamento e conquista, a ser empreendido por uma equipe heterogênea de pesquisadores em meio a um contínuo debate epistemológico. Nesse contexto e partindo de tais pressupostos, essa pesquisa objetiva estudar as formas expressivas das cosmologias e devires do fazer da Cultura, em seus fluxos e tensionamentos, bem como em suas espacialidades, temporalidades, trânsitos e sociabilidades. Para tanto, são definidas as seguintes questões: a) De que maneira diferentes tecnologias constroem e transformam espacialidades, temporalidades, trânsitos e sociabilidades do fazer da Cultura?; 2) Como se dão os fluxos e tensionamentos das cosmologias e devires do fazer da Cultura? Entende-se que o estudo de culturas, de saberes e fazeres culturais em seus devires, requer a compreensão das tecnologias produzidas e das linguagens expressas por diferentes coletividades, em distintas espacialidades e temporalidades. As tecnologias são entendidas aqui pelas ambiências que produzem, e as linguagens, por suas múltiplas formas e expressões. Para alcançar o objetivo, responder às questões norteadoras e assegurar uma atuação necessariamente interdisciplinar definem-se nesse projeto de pesquisa as seguintes estratégicas metodológicas: a) seminário expositivo e avaliativo por questão norteadora com a participação de todos os pesquisadores; b) multiplicidade metodológica.
  • Mapeamento e estudos críticos das literaturas do Recôncavo Sul (2016 - Atual).
  • Descrição: Leon Tolstoi dizia ?se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia?. Em O guardador de rebanhos, Alberto Caeiro escreve "da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo" Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer?. Esses autores partem do mesmo princípio: é no próximo, no particular, no entorno que se pode não apenas criar artisticamente, mas também observar a força universal da criação artística. Tendo tal mirada como ponto de partida, esse projeto de pesquisa pretende mapear e estudar criticamente as manifestações literárias contemporâneas do Recôncavo Baiano, com enfoque inicial nos municípios de Santo Amaro da Purificação, Cachoeira, São Félix e Cruz das Almas. A metodologia consistirá, num primeiro momento, em mapear escritores e obras em pesquisas nas bibliotecas universitárias e municipais; academias e associações de escritores; encontros de escritores; saraus; eventos das Secretarias Municipais de Educação. Além disso, serão feitas pesquisas em sites e redes sociais que agreguem os escritores atuantes do Recôncavo Baiano. No segundo momento, ocorrerá a seleção e análise crítica de obras, fundamentando-nos teoricamente nos estudos literários. Além disso, com base nos estudos culturais e antropológicos, abordaremos como essas literaturas fazem parte do processo de constituição e devires das múltiplas linguagens da cultura e como elas se inserem politicamente e economicamente no Recôncavo Baiano. O projeto visa estudar também a maneira como tais literaturas estão tensionando, no conteúdo e na forma, as noções de pertencimento e despertencimento, tradição e progresso, ruína e memória, colonialidade e decolonialidade.

• Atualmente é Coordenador do Núcleo de Foramação Geral (NUVEM) e Vice-coordenador do Lato Sensu em Cidadania e Ambientes culturais do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT.

Acesso ao Currículo Lattes.