Ouvir o Documentário – evento

Publicado: Sexta, 06 Julho 2012 15:29

Ouvir o Documentário - Música, Vozes e Ruídos

I Seminário Internacional Ouvir o Documentário altera suas atividades para novembro

A equipe de organização do I Seminário Internacional Ouvir o Documentário informa que, em decorrência de problemas quanto à logística e à infraestrutura do evento, sua realização foi adiada para o período de 21 a 24 de novembro.

A participação do pesquisador estadunidense Bill Nichols, professor do Departamento de Cinema da San Francisco State University, permanece como pré-abertura do Seminário, em outubro, nas cidades de Salvador e Cachoeira. Com tradução simultânea, Nichols fará a conferência “Stop, look, listen: the sound of documentary film” (“Pare, olhe, escute: o som do filme documentário”) no dia 23 de outubro, no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, às 19h30, e no dia seguinte, 24 de outubro, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, também às 19h30.

Com o novo calendário, a abertura oficial do Seminário acontece no dia 21 de novembro. O filmeNanook do Norte (Robert Flaherty, 1922), marco fundador do cinema documental de longa-metragem, será exibido com acompanhamento ao vivo de música composta especialmente para o filme, por alunos de Composição da EMUS-UFBA. O projeto será executado pelo Nanook Ensemble, conjunto de câmara formado por músicos da OSUFBA, sob a regência do maestro José Maurício Brandão.

Os GTs e as mesas que compõem o evento, com importantes pesquisadores do país, acontecem nos dias 22 e 23 de novembro. No dia 22, em Salvador, ocorre a mesa “À escuta do real: questões históricas, éticas e estéticas”. Para o dia seguinte, na cidade de Cachoeira, estão programadas a mesa “Trilha Sonora e Documentários: reflexões sobre concepção e realização” e a apresentação do Cinema Cantado, grupo que, com a participação especial do saxofonista Leo Gandelman, apresenta um repertório composto por grandes canções do cinema brasileiro, acompanhadas pela exibição de trechos dos filmes.

Chamadas de trabalhos – As submissões de resumos para participar dos GTs permanecem abertas até o dia 30 de setembro. Interessados podem inscrever suas propostas nos grupos de trabalho Música no documentário, Voz no documentário, Trilha sonora no documentário brasileiro ou Tecnologias do som no documentário brasileiro.

As inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas. Para mais informações:www.ouvirodocumentario.wordpress.com ou pelo e-mail oficial do evento,O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Saiba mais: http://ouvirodocumentario.wordpress.com