Um filme para Michal

Publicado: Domingo, 14 Julho 2013 15:42

Longa-metragem universitário Um filme para Michal, de Violeta Martinez, e Um curta Doce, de Tuti Minervino, terão pré-estréia sábado (20/07), em Cachoeira

O documentário Um filme para Michal, primeiro longa-metragem da cineasta Violeta Martinez, e o curta-metragem Um curta Doce, do artista visual Tuti Minervino, terão pré-estréia no Cineclube Mário Gusmão, próximo sábado (20/07), às 19h30, em Cachoeira, no Auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras-CAHL da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.

Um filme para Michal (72’) é resultado do projeto de conclusão de curso da primeira turma de graduação em Cinema e Audiovisual da UFRB e contou com apoio do Fundo de Cultura da Bahia para sua realização. O filme aborda a vida de Michal Bogdanowicz, polonês exilado no Brasil nos anos 70. Ex- alpinista, Michal participou de expedições para o Pico da Neblina (1979), Pico de Makalu – Himalaia (1982) e Monte Roraima (1991). O documentário traz um olhar subjetivo e intimista sobre o percurso de vida do ex-proprietário do Sebo Café com Arte, em Cachoeira.
Já Um Curta Doce (13’), dirigido por Tuti Minervino, realiza diferentes formas de arqueologia com a imagem e a história nas cidades de Maragogipe, Cachoeira e São Felix, através de um homem vive a melancolia dos dias de carnaval, vagando entre pessoas, cenários e lembranças. Em sua errância, ele atravessa a memória do ciclo de açúcar da região (a planta, o álcool, o açúcar). O filme foi financiado pelo Calendário das Artes/Funceb.