Nota do Colegiado da UFRB sobre o Festival de Cinema de Brasília

Publicado: Quinta, 28 Setembro 2017 11:27

A edição deste ano do relevante Festival de Cinema de Brasília abriu as portas para o cinema produzido no Recôncavo da Bahia. Ao todo, cinco obras realizadas por alunos e ex-alunos do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB participaram do evento, recebendo calorosa acolhida de público e crítica: “Café com Canela”, de Glenda Nicácio​ e Ary Rosa Duarte​, “Latossolo”, de Michel Santos​, “As melhores noites de Veroni”, de Ulisses Arthur​, “O Arco do Medo”, de Juan Rodrigues​ e “Fervendo”, de Camila Gregório​.

Como nos relata a professora Angelita Bogado, a exibição de “Café com Canela” e “As melhores noites de Veroni” no terceiro dia da mostra competitiva merece entrar para nossa história. Segundo ela, foi emocionante ver como personagens feitos de som e imagem se tornaram sujeitos de carne ao final da projeção. As subjetividades, as dores e alegrias de Violeta, Margarida e Cidão apresentaram a potência transformadora do Recôncavo. Os filmes foram experimentados pelo público, que ao sair da sala de cinema pareciam ter bebido algo muito novo. A receita de Café com canela, ao trazer para a telona as subjetividades e afetos de mulheres negras, parece ter solapado a plateia do conforto da poltrona.

É amargo perceber que a receita de Café ainda seja uma novidade para o Brasil dos grandes centros, contudo, o cinema do Recôncavo, gestado nas salas de aula da UFRB, ter arrebatado público e crítica, no 50⁰ Festival de Brasília, é motivo de alegria para todos nós. As narrativas acolhidas e premiadas de nossos alunos e egressos reverbera ecos de um trabalho coletivo -- entre discentes, docentes e servidores técnicos -- mas sobretudo, nos enche de orgulho ver um cinema generoso, que partilha o sensível e abre as janelas do Recôncavo para o Brasil, quiçá para o mundo, apresentando Cachoeira e São Félix enquanto um espaço de resistência e afeto, tão necessários nos dias atuais. Que esta experiência impulsionada por nossos jovens cineastas, seja um momento de retomada dos afetos. Bebamos dessa energia, porque o recôncavo e a UFRB têm muito mais café para servir.

Por tudo isso, 2017 será um ano celebrado por todos nós ligados por afeto ao curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, enquanto um tempo limiar de passagens e desdobramentos entre o que fomos e que seremos. Como disse Thamires Santos na sessão de debates, para fazer a roda girar é preciso muita gente trabalhando. Sigamos aprendendo e construindo nossa história ao lado de nossos cineastas.

Filmes premiados no 50⁰ Festival de Cinema de Brasília
e no 1⁰ Festival Universitário de Brasília

Competitiva Nacional: "Café com canela", de Ary Rosa e Glenda Nicácio, levou o Prêmio Petrobrás de Cinema de melhor longa-metragem (Júri popular), e dois Prêmios Candangos do Júri oficial, melhor roteiro e melhor Atriz (Valdinéia Soriano).

FestUniBrasília: 1⁰ Festival Universitário de Brasília, Juan Rodrigues ganhou melhor filme de curta-metragem, com o "O arco do medo" e Camila Gregório, com o curta "Fervendo", arrebatou melhor direção.

Colegiado de Cinema e Audiovisual da UFRB