Nota do Colegiado de Cinema sobre o falecimento do cineasta Guido Araújo

Publicado: Quinta, 28 Setembro 2017 11:27
O Colegiado do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB manifesta seu profundo pesar pela morte do homem de cinema Guido Araújo, nesta quarta-feira 27 de setembro de 2017, aos 83 anos.

Guido foi realizador de filmes, professor e agitador cultural. Grande incentivador de toda uma geração de jovens cineastas na Bahia, deu sua contribuição decisiva na articulação dos cinemas do Terceiro Mundo através da criação da Jornada Internacional de Cinema da Bahia, que ele conduziu ao longo de 39 edições, enfrentando a falta de recursos e as hostilidades do regime militar somadas à indiferença do estado e da mídia comercial. Durante quatro décadas a Jornada foi o centro de referência e o principal foro dos debates de nossa cultura audiovisual. Dela surgiram entidades e articularam-se as mais importantes políticas do cinema brasileiro.

Guido continua sendo um exemplo de resistência, tenacidade, luta e capacidade de trabalho.

Nossas homenagens e manifestação de pesar à família, amigos e à comunidade do audiovisual.