Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O Curso

O curso de Cinema e Audiovisual formará um profissional com domínio das linguagens e ampla visão do campo estético, ético e técnico do cinema e audiovisual.

Área: Ciências Socialmente Aplicáveis
Titulação: Bacharel em Cinema e Audiovisual
Integralização: 08 semestres
Carga horária mínima: 3.332h
Regime Letivo: Semestral
Turno de Oferta: Diurno
Vagas Autorizadas: 40

O que faz o profissional

O profissional formado pelo curso de Cinema e Audiovisual deverá ser apto a atuar como realizador, produtor e pesquisador de produtos audiovisuais; desenvolver atividades relacionadas com o fazer artístico, teórico e crítico; dominar técnicas e conhecimentos sobre organização, planejamento e realização de trabalho em equipe; compreender o cinema e o audiovisual como arte, técnica e comunicação; refletir criticamente sobre sua prática profissional, valorizando os princípios éticos que norteiam a profissão.

Objeto de estudo

O curso de Cinema e Audiovisual formará um profissional com domínio das linguagens e ampla visão do campo estético, técnico e ético do cinema e audiovisual. O curso visa habilitar o estudante no conjunto de práticas fundamentais à criação e produção de obras audiovisuais, assim como à elaboração de projetos, à crítica e à pesquisa acadêmica. Busca, dessa maneira, oferecer uma formação ao mesmo tempo artística e humanística, contemplando disciplinas teóricas e práticas que se articulam através de oficinas e atividades complementares.

Campo de atuação

O campo de atuação desse profissional compreende as áreas de produção, roteirização, direção, fotografia, edição/montagem, animação, infografia e sonorização de produtos audiovisuais de diferentes gêneros e formatos, com destaque para as narrativas ficcionais e documentais, além da crítica, curadoria e pesquisa acadêmica. O bacharel em Cinema e Audiovisual poderá trabalhar como realizador independente, profissional autônomo, em produtoras de cinema e vídeo, redes de TV, mídias especializadas, instituições culturais e de ensino, além do mercado cinematográfico.

E:mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenação do Colegiado do Curso:  Prof. Guilherme Sarmiento

Vice-Coordenação: Prof. Matheus Araújo dos Santos

Organização Curricular e EmentasProjeto Pedagógico do Curso

Matriz do curso:

matriz-cursocinemaufrb.png

 

Fim do conteúdo da página