Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Pesquisa

Grupos de pesquisa ativos:

 

Grupo de Estudos em Experiência Estética: comunicação e artes (GEEECA)

Líder(es) do grupo: Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho e Angelita Bogado

Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação

Descrição: O grupo tem atuação em campos relativos ao universo da comunicação e das artes, desenvolvendo estudos que se voltam para o enlace das experiências associadas às suas expressões (estéticas, culturais e políticas). A experiência, com sua dimensão pragmático-performativa, é capaz de construir/exprimir subjetividades na cultura contemporânea e reorganizar regimes de visibilidade instituídos nos processos sociais. Desenvolve seus trabalhos a partir de duas linhas fundamentais: a) História e Estética: ausências, percepção e sentido b) Espaços em trânsito: entrelugar e formas de passagem (hibridismo e limiar. 

Contato do grupo: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Link do grupo no CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3461915124220907

 

Grupo de pesquisa VISU - Grupo de Pesquisa e Extensão em Arte, Imagem e Visualidades da Cena

Líder do grupo: Dorotea Souza Bastos 

Área predominante: Lingüística, Letras e Artes; Artes

Descrição: -

Contato do grupo: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Link do grupo no CNPQ: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/604429

 

Grupo de pesquisa LINKLIVRE - Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas e Softwares Livres e Multimeios (UFRB)

Líder(es) do grupo: Cláudio Manoel Duarte de Souza e José Valentim dos Santos Filho

Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação

Descrição: Abriga atividades de pesquisa e extensão que envolvem o papel da tecnologia e das culturas digitais em sua relação com a comunicação, multimeios e narrativas artísticas. As relações entre tecnologia, comunicação, arte e sociedade, baseadas na cultura digital, pautada por conhecimento, informação, produção cooperada, interatividade, criatividade, inovação, plataformas e softwares livres, tecnologias sociais, cultura libertária, creative commons etc. Atividades de pesquisa, capacitação e disseminação do uso do software livre; colaboração com redes de desenvolvimento e ativismo; produção em comunicação e design, desenvolvimento de produtos experimentais em arte e multimídia a partir do uso de ferramentas livres e plataformas livres.

Contato do grupo:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Website: http://www.ufrb.edu.br/linklivre

Link do grupo no CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9499869141484215

 

Projetos de pesquisa ativos:

Título do projeto: Cinema do entrelugar: estética e experiência

Coordenação: Angelita Bogado.  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Pesquisa vinculada ao Grupo de Estudos em Experiência Estética: comunicação e artes (GEEECA)

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3461915124220907

  1. Resumo

O Brasil, assim como o mundo, está diante de um processo extremo de desaprender a ver e a dialogar. O cinema do entrelugar tem sido um espaço dissonante, onde se pode, como pregou Benjamin, “escovar a história a contrapelo” derrubar os muros da história oficial e romper com o discurso dominante. Para este estudo, vamos trazer para a cena o cinema brasileiro contemporâneo. Um cinema que nos ensina como nos aproximar da essência indivisível das coisas e, assim, poder superar as nossas próprias tragédias.

  1. Apresentação

O cinema brasileiro mais recente tem privilegiado espaços de trânsito com a intenção, muitas vezes, de reencontrar e redesenhar o passado.

Nessa perspectiva, o conceito de entrelugar tem se mostrado fecundo para se pensar a obra cinematográfica brasileira contemporânea. Um cinema localizado na virada do milênio, criou, na linguagem fílmica, formas de se manifestar através de espaços limiares. Experiência, rastro, limiar, performance são elementos importantes para se refletir sobre as variantes do jogo cênico do entrelugar.

O cinema contemporâneo tem formulado em sua estrutura fílmica modos de passagem, libertando o passado de enquadramentos fixos. Através de planos limiares, som e imagem, em permanente negociação entre o que está ausente e presente da cena, abriram um clarão para que histórias silenciadas ou apagadas pudessem escoar e, assim, reestabelecer o fluxo das narrativas, devolvendo aos sujeitos sentimentos de pertencimento e visibilidade histórica.

A partir da obra cineastas contemporâneos, buscamos compreender como a experiência estética possibilita o diálogo entre vozes e espaços dinâmicos, promovendo uma passagem entre elementos fronteiriços como presença e ausência, lembrar e esquecer, centro e periferia. Através da poética de cada autor, os filmes negociam visibilidades e invisibilidades da história como forma, não apenas de estar em um espaço híbrido, mas sobretudo de refletir sobre esse espaço. Neste sentido, esta pesquisa se propõe a promover o debate sobre as linguagens artísticas que atravessam, profanam, pulverizam fronteiras erguidas por mecanismos de poder.

Encontros quinzenais, às sextas, 14 horas, no NUDOC.

 

Título do projeto: Dramaturgias da imagem em narrativas audiovisuais

Código de registro: PA768-2023

Coordenação: Dorotea Bastos.  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Pesquisa vinculada ao grupo de pesquisa VISU - https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/604429

A investigação abarca a composição visual nas diversas narrativas audiovisuais, abrangendo o papel da visualidade e os aspectos estéticos e técnicos na criação de imagens nos diversos produtos midiáticos como filmes, vídeos, séries televisivas, peças publicitárias, instalações, performances, entre outros, buscando uma aproximação do conceito de dramaturgia da imagem, com especial interesse na criação imagética de visualidades não-hegemônicas.
Nesta pesquisa, a criação da imagem é analisada como processo de significação no audiovisual, a partir da expansão lógica da dramaturgia que é tratada como geradora de relações que compõem a cena. A dramaturgia é, portanto, no contexto aqui apresentado, a tessitura da cena, sendo a imagem um mecanismo de narrativa que compõe essas novas dramaturgias, gerando novas possibilidades estéticas e poéticas de criação.

 

Título do projeto: Laboratório de Dramaturgia

O Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia consiste num espaço de discussão, pesquisa e exercício da prática textual e de sua funcionalidade como um produto de cena, levando em consideração tanto o público quanto os meios onde a expressão dramatúrgica encontra sua forma final. Pretende-se com o núcleo acolher pesquisadores que tenham os mais diversos interesses na área, desde estudiosos em narratologia, preocupados em analisar as estruturas básicas de uma história,a profissionais mais focados na vivência da encenação, como atores, cenógrafos e figurinistas.

Pensado a partir da criação da faculdade de cinema da UFRB, o Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia surge como um complemento importante na formação de professores e alunos interessados na construção do drama, enriquecendo a grade curricular com atividades de extensão, em apoio às realizações, sobretudo, ficcionais, que hoje se aparelham com a inicial ênfase em documentário proposta inicialmente na formação do curso. Diante do desafio em fornecer aos estudantes as ferramentas de construção ficcional, torna-se cada vez mais necessária a existência de um fórum permanente, onde se possa aprofundar a escrita dramática, desde sua estrutura formal a confecção dos diálogos, bem como realizar experiências que tornem este texto vivo. Ensaiá-lo com atores capazes e enriquecê-lo com elaborações artísticas condizentes com a atmosfera pedida pela estória. A partir daí, realizar projetos de extensão e de pesquisa que colaborem com a reflexão sobre composição de personagem, estrutura dramática e outros tópicos caros a roteirização fílmica.

Coordenadores: Roberto Duarte e Guilherme Sarmiento. Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

Título do projeto: Pedagogias do som para o audiovisual

Código de registro: PVA764-2023

Coordenação: Marina Mapurunga  Email:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Este projeto de pesquisa visa investigar, experimentar e construir pedagogias do som que venham a contribuir com o ensino de som em cursos de Cinema e Audiovisual. Além das práticas sonoras tradicionais do cinema (como captação de som direto, edição de som, mixagem), visamos explorar outras possibilidades de práticas sonoras. Com estas outras práticas sonoras, que chamaremos de experimentais, como as caminhadas sonoras, as construções de objetos sonantes, a criação de mapas sonoros e de escuta, a invenção de narrativas sonoras, buscamos dar atenção não apenas a uma escuta técnica e criativa que visa um produto final, mas a uma escuta processual, coletiva e criativa, uma escuta que experimenta, que (re)inventa, e que favorece a emergência de modos de conviver.

 

Título do projeto: Trabalhadoras do som no audiovisual brasileiro contemporâneo

Código de registro: PVA765-2023

Coordenação: Marina Mapurunga Co-coordenação: Tide Borges (FAAP).  Email:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Este projeto parte da ausência de bibliografia e pesquisas sobre a presença das mulheres na área do som no audiovisual brasileiro e de um desejo em escutar essas mulheres. Como elas trabalham? Como elas lidam com o machismo, o preconceito, a maternidade em seus trabalhos? Essa pesquisa parte da conversa entre duas professoras, pesquisadoras e trabalhadoras de som no audiovisual contemporâneo brasileiro, Marina Mapurunga e Tide Borges. Nessa conversa, perguntamo-nos se há uma relação entre o feminino e a escuta. Esse questionamento inicial se desdobra ainda em outras perguntas: em termos socioculturais, qual é nossa posição em nossas relações de trabalho? Quais são nossas diferenças em relação a nossa região geográfica, a nossas gerações? Como nos expressamos? Utilizamos nessa pesquisa, o método da conversa (CAMPESATO; BONAFÉ, 2019), que nos aproxima de uma epistemologia feminista que rompe com modelos hierárquicos e universalizantes da pesquisa científica institucionalizada. Como comenta Margareth Rago (2019: 380), o feminismo propõe uma nova relação entre teoria e prática. Delineia-se um novo agente epistemológico, não isolado do mundo, mas inserido no coração dele, não isento e imparcial, mas subjetivo e afirmando sua particularidade. Pretendemos com essa pesquisa fazer um levantamento das trabalhadoras do som no audiovisual brasileiro contemporâneo, escutá-las e divulgar seus trabalhos.

 

 

Projetos finalizados:

Encenação, Enquadramento e Narrativa no Cinema

01/05/2016 a 02/05/2018

O projeto pretende analisar as técnicas de encenação e enquadramento utilizadas por determinados e determinadas cineastas, visando experimentar e recriar tais técnicas através da escritura de roteiros, experimentos práticas e da produção de filmes.

Coordenação: Prof Marcelo Matos

A noção deleuziana de plano cinematográfico

03/05/2018 a 05/2020

Ao longo da história da teoria do cinema, a noção de plano foi, na maioria das vezes, definida de maneira purista. Por vezes, os teóricos privilegiavam unicamente a dimensão espacial do plano (como em Jean Mitry), tentavam nomear as unidades mínimas de sentido que o comporiam (como Christhian Metz) ou ainda simplesmente, como nos manuais, definiam-no tecnicamente como um intervalo entre dois cortes. O presente projeto visa explorar o conceito de plano cinematográfico, tal como aparece nas obras sobre cinema de Gilles Deleuze, como sendo uma unidade impura composta por multiplicidades e definido como:  (1) o plano é a imagem-movimento; (2) o plano é a consciência e (3) o plano é o que converte o quadro (o conjunto das partes) em montagem (o todo) e vice-versa.

Coordenação: Prof Marcelo Matos

Grupo de Estudo Cinema  e Pensamento

  1. 2017.1 a 2018.1

O grupo tem por objetivo estudar textos que entrelacem o pensamento filosófico e o pensamento cinematográfico. Em seu primeiro ano do grupo, nos debruçaremos sobre um livro específico: Cinema 1 – A Imagem-movimento, de Gilles Deleuze.

Coordenação: Prof Marcelo Matos

Infância, juventude e territorialidade no audiovisual

2018 - 2019

A infância e a juventude são momentos de suma importância para a formação do indivíduo social. Compreendendo o cinema e o audiovisual como um dos agentes influenciadores nesse processo de construção emocional, pessoal, psicológica e cognitiva, interessa-nos, especialmente, refletir sobre a relação da criança e do jovem com o espaço, em que habitam, ocupam, transitam e transformam, inclusive o espaço audiovisual.

O tema guia as atividades do PET Cinema no biênio 2018/2019, explorando sua abrangência com a produção de artigos que exploram os conceitos de: espaço, lugar, território, comunidade e experiência na vida de crianças e jovens, representados no audiovisual; territorialidade e memória; espaço e sociabilidade; cartografias da infância e da juventude; o espaço infantojuvenil no audiovisual; vivências e experiências locais/ globais e intersecções de eixos de existência – sexualidade, gênero, raça, classe, deficiências físicas e cognitivas etc.

Novamente, será produzido um dossiê no número 7 da Revista +Cinemas; e será realizada uma curadoria para a ManduCA – II Mostra de Cinema Infantojuvenil de Cachoeira

Coordenação: Ana Paula Nunes

Alunos envolvidos: 12 graduandos.

Financiador(es): Fundo Nacional da Educação – FNDE/ Programa de Educação Tutorial.

Pensamento crítico de Walter da Silveira

(2019 – 2020)

Estudo dos escritos críticos, teóricos e históricos do fundador do Clube de Cinema da Bahia, Walter da Silveira (1915-1970), bem como de documentos de seu acervo pessoal e de outros arquivos, com o intuito de apontar a contribuição de seu pensamento e ação para afirmação da crítica histórica e do cinema independente dos 1950, assim como da crítica e do cinema modernos dos anos 1960, a partir da Bahia.

A pesquisa visa reunir, organizar, analisar e publicar um conjunto de aproximadamente 96 textos, escritos por Walter da Silveira entre 1943 e 1970, divididos em três capítulos -O cinema como arte e a função da crítica, Perspectivas do cinema brasileiro e Origens do cinema baiano -, além de fortuna crítica, pesquisa documental, linha do tempo e dossiê de artigos inéditos sobre sua ação e pensamento. A pesquisa e publicação do livro contam com parceria da EDUFBA – Editora da Universidade Federal da Bahia e apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia.

Coordenação: Cyntia Nogueira.

  • Projetos de Pesquisa realizados na UFRB

Grupo de Estudos Cineclube Mário Gusmão

(2010-2014)

Abriga atividades de pesquisa sobre a história e crítica do cinema brasileiro, com foco na cinematografia baiana e, em especial, realizada no Recôncavo. Produz estudos e textos críticos para mostras e produtos do Projeto de Pesquisa e Extensão Cineclube Mário Gusmão, em Cachoeira. Desenvolve pesquisas sobre o ator negro Mário Gusmão, o cineasta negro Zózimo Bulbul, a produção audiovisual realizada no Recôncavo, a história e memória das salas de cinema e de cineclubes locais. Alunos envolvidos: Graduação: (8) . 

Coordenação: Cyntia Araújo Nogueira.

Grupo Quadro a Quadro: projetando ideias, refletindo imagens.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5665179099846953

Fundado em 2010, o Quadro a Quadro segue com suas atividades de estudo e pesquisa de forma mais intensa a partir da finalização do doutorado da coordenadora Ana Paula Nunes. Agora, o Programa de Educação Tutorial PET Cinema da UFRB, com seus 12 bolsistas, está associado ao Quadro a Quadro, bem como ampliou-se o diálogo com outros pesquisadores e universidades (UFF e UFRJ). O grupo permanece se delineando no limiar entre os campos do cinema e da educação, com duas linhas de pesquisa: 1) ética, estética e pedagogias do audiovisual – análise fílmica, crítica e estudos de cinematografias; 2) linguagem e expressão na educação audiovisual – produção amadora, projetos de educação audiovisual e estudos de recepção.

Coordenação: Ana Paula Nunes

Pesquisadores externos: Alexandre Guerreiro e Geraldo Pereira

Alunos envolvidos: 12 graduandos.

Financiador(es): Fundo Nacional da Educação – FNDE/ Programa de Educação Tutorial.

  

Grupo de Estudos Cineclube Mário Gusmão

(2010-2014)

Abriga atividades de pesquisa sobre a história e crítica do cinema brasileiro, com foco na cinematografia baiana e, em especial, realizada no Recôncavo. Produz estudos e textos críticos para mostras e produtos do Projeto de Pesquisa e Extensão Cineclube Mário Gusmão, em Cachoeira. Desenvolve pesquisas sobre o ator negro Mário Gusmão, o cineasta negro Zózimo Bulbul, a produção audiovisual realizada no Recôncavo, a história e memória das salas de cinema e de cineclubes locais.

Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Coordenação: Cyntia Araújo Nogueira.

Análises e Práticas Cinematográficas

Como o nome já indica, o grupo de pesquisa desenvolve duas vertentes principais de trabalho. A de análise pretende, através do estudo de filmes e da trajetória de diretores de fotografia brasileiros, compreender estilos, opções estéticas e narrativas de alguns profissionais de destaque no campo da produção audiovisual nacional. A vertente prática almeja desenvolver técnicas e procedimentos fotográficos de aprofundamento e aprimoramento das técnicas em fotografia, com especial atenção ao bom uso dos equipamentos disponíveis no CAHL.

Coordenação: Danilo Scaldaferri.

GAAP – Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Arte, Audiovisual e Patrimônio

http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=I22A8032V4CLX7

Propõe o estudo, pesquisa e a extensão entre Arte, Audiovisual e Patrimônio. Nesse sentido, busca estreitar as relações entre o universo das artes e a formação acadêmica dos alunos no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, para promover a prática da inter-territorialidade através da pesquisa e extensão nos campos da arte e ciências humanas: Artes Visuais, Cinema, Música, Museologia, Filosofia, Audiovisual, Arquitetura, Design, Conservação e Restauro. Espaço de experiências artísticas, metodologicamente informadas nas linhas de investigação criativa em processos artísticos e em projetos de pesquisa de caráter discursivo, cujas práticas ressignificam as atividades estéticas no campo simbólico. As atividades artísticas e científicas do grupo se estenderão à comunidade em geral, na forma de produções científicas nos campos das investigações da Arte, Audiovisual e do Patrimônio. Líderes: Xavier Gilles Vatin / Danillo Silva Barata.

Grupo de Estudos e Práticas em Documentário (registrado no CNPq http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3865262780279865#linhaPesquisa)

O Grupo de Estudos e Práticas em Documentário é um espaço de investigação teórico-prática que tem como objeto o gênero documental, em suas expressões contemporâneas. Através de suas duas linhas de pesquisa “Documentário e Cultura” e “Prática e estéticas do documentário contemporâneo”, o grupo se dedica, desde 2010,  a desenvolver metodologias de análise de obras documentais, produzir análises fílmicas, investigar práticas em documentário e as relações culturais que atravessam o domínio. O Grupo realiza anualmente o Festival de Documentários de Cachoeira – CachoeiraDoc.

Alunos envolvidos: Graduação; (4).

Coordenação:Amaranta Cesar.

Integrante: Ana Rosa Marques Araújo Teixeira. 

Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Software Livre e Multimeios (Linklivre)

O Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Software Livre e Multimeios (Linklivre) abriga atividades de pesquisa e extensão que envolvem o papel da tecnologia na sociedade contemporânea, sua relação com a comunicação, multimeios, a produção de subjetividades e a disseminação da cultura e política do software livre. Desta forma, a atuação do grupo pode ser dividida em quatro vertentes: – Estudo teórico acerca das relações entre tecnologia e sociedade, não apenas as baseadas na cultura do software livre, mas no contexto do capitalismo cognitivo, pautado por conhecimento, informação, produção colaborativa, criatividade, inovação, cultura libertária, creative commons etc. – Atividades de capacitação e disseminação do uso do software livre, em especial daqueles utilizados na produção de conteúdo audiovisual, gráficos e impressos. – Realização de trabalhos experimentais em multimídia a partir do uso de ferramentas livres. – Colaboração com as redes de ativismo e desenvolvimento de software livre. Coordenadores: Adriano Anunciação Oliveira, Angelita Maria Bogado, Cláudio Manoel Duarte de Souza.

Grupo de Pesquisa AIS – Análise da Imagem e do Som

http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=I22A8037ISZ9LU

Os Estudos da Imagem e do Som aqui propostos visam investigar o rico legado nesse campo de criação fornecido pelo cinema, em sua produção ficcional e/ou documentária. Buscar-se-á, pois, refletir sobre as imagens moventes, sem perder de vista, no entanto, a herança deixada pelas imagens fixas, fotografia e pintura. Levando em consideração tanto seus parâmetros visuais como sonoros, observamos que o cinema é, por natureza, um fenômeno áudio(verbo)visual. No que concerne à banda sonora, cabe melhor situar seus variados componentes, a saber, as falas, a música e os ruídos, sem esquecer a voz e até mesmo o silêncio com todo o seu poder expressivo. O gosto pela investigação e pela descoberta deve guiar o presente grupo, que pretende muito contribuir e fazer avançar o campo específico de análise das imagens e dos sons no cinema, sempre atento aos horizontes teóricos para os quais a prática analítica aponta. Graduação: (3). Líder: Fernanda Aguiar Carneiro Martins.

Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia

http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=I22A803OW5HRY8

O Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia consiste num espaço de discussão, pesquisa e exercício da prática textual e de sua funcionalidade como um produto de cena, levando em consideração tanto o público quanto os meios onde a expressão dramatúrgica encontra sua forma final. Pretende-se com o núcleo acolher pesquisadores que tenham os mais diversos interesses na área, desde estudiosos em narratologia, preocupados em analisar as estruturas básicas de uma história, a profissionais mais focados na vivência da encenação, como atores, cenógrafos e figurinistas. Alunos envolvidos: Graduação: (15). Líder: Guilherme Sarmiento/ Roberto Duarte.

 

Laboratório de Animação e Interatividade Digital da UFRB

Espaço multidisciplinar para pesquisa e extensão na área de animação computacional e interatividade digital. Alunos envolvidos: Graduação: (6).

Coordenação: Adriano Anunciação Oliveira.

O corpo e a expressão videográfica: um estudo das práticas discursivas na arte eletrônica

A pesquisa visa analisar os modos discursivos, procedimentos influenciados por condições de produção, condições de interpretação e condições do discurso na relação entre o corpo e expressão videográfica. Dessa maneira, abordaremos trabalhos desenvolvidos que apontam para um caminho construído pela poética do corpo, através da utilização do vídeo, performance e vídeoinstalações. As seguintes questões norteiam nosso programa de pesquisa e estudo: 1. A relação entre poéticas e políticas dos corpos; 2. O diálogo entre o corpo e a câmera; 3. A arte eletrônica como campo preferencial para potencializar o discurso do corpo; 4. A busca na tela de uma episteme do corpo. Nosso aporte teórico tem como base a teoria do processo, sobretudo, nas contribuições de Arlindo Machado, Philippe Dubois, Edgar Morin, Cecília Sales e André Parente.

Coordenação: Danillo Silva Barata.

Personagem do Recôncavo

Investigação sobre a acorrência de personagens de ficção originados no Recôncavo da Bahia. A pesquisa inclui revisão da teoria de personagem na dramaturgia e na literatura de ficção.

Coordenação: Roberto Lyrio Duarte Guimarães.

Grupo de Estudos e Práticas em Documentário

(registrado no CNPq http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3865262780279865#linhaPesquisa)

O Grupo de Estudos e Práticas em Documentário é um espaço de investigação teórico-prática que tem como objeto o gênero documental, em suas expressões contemporâneas. Através de suas duas linhas de pesquisa “Documentário e Cultura” e “Prática e estéticas do documentário contemporâneo”, o grupo se dedica, desde 2010,  a desenvolver metodologias de análise de obras documentais, produzir análises fílmicas, investigar práticas em documentário e as relações culturais que atravessam o domínio. O Grupo realiza anualmente o Festival de Documentários de Cachoeira – CachoeiraDoc. Alunos envolvidos: Graduação; (4). Líder:Amaranta Cesar. Integrante: Ana Rosa Marques Araújo Teixeira. 

 Coordenação: Amaranta Emília Cesar dos Santos

Conviver com o cinema: curadoria e programação em cinema como práxis crítica, ato de engajamento e articulação de diferenças culturais

O presente projeto tem como objetivo consolidar uma investigação sobre a atividade de curadoria e programação em cinema enquanto uma práxis crítica, capaz de responder à interpelação política de novas produções cinematográficas, oriundas de novos sujeitos de cinema atuantes no cenário cinematográfico contemporâneo. Analisaremos as estratégicas forjadas pelos festivais de cinema brasileiro (que crescem em número e impacto crítico-histórico) para enfrentar as fraturas raciais, de gênero e classe constitutivas da cultura e sociedade brasileiras no seu modo de afetar, especificamente, o cinema, enquanto instituição. O interesse da pesquisa é refletir em que medida uma atividade de curadoria e programação, em contextos multiculturais e pós-coloniais, pode se constituir como um articulador de diferenças culturais. A intenção que circunscreve o objeto deste trabalho é tanto a de elaborar uma reflexão teórica a respeito da atividade de curadoria em cinema, articulada a noções de representatividade e representação, quanto a de investigar, comparativamente, práticas curatoriais em festivais diversos (nacionais e estrangeiros) e suas implicações críticas e sócio-políticas.

2018-em andamento

(UFPE-UFRB)

 Coordenação: Amaranta Emília Cesar dos Santos

Filmes de regresso e retomada: cinema das Américas, deslocamentos e diferença cultural

O presente projeto tem como objetivo investigar os deslocamentos temporais e espaciais postos em ação e em cena pelo cinema das Américas e sua articulação com a demarcação de domínios da diferença. Pretende-se reunir e analisar um corpus de obras cinematográficas produzidas em países do continente americano que encenam deslocamentos no espaço e no tempo, provocando novos processos de subjetivação. Para tanto, busca-se repertoriar um conjunto de filmes que abordam os trânsitos migratórios, o regresso ao país natal e a retomada da tradição. Motivam o projeto as seguintes questões: 1) Como os deslocamentos espaço-temporais provocados pelo cinema podem problematizar a tradição, a origem e a identidade e atuar na demarcação de domínios da diferença? 2) O que acontece com o cinema quando ele torna-se veículo de regresso e de partida para outros tempos e lugares?

Projetos já realizados

 

Ética e estética nas relações entre pais/mães e filhos/as no audiovisual

2017-2018

A temática pais/mães e filhos(as) no cinema e no audiovisual foi o eixo central das atividades do PET Cinema em 2017.  Exploramos a bibliografia, os produtos audiovisuais (cinema, televisão, internet) e outras artes (literatura, pintura, escultura) que se dedicam a esse tema, com especial atenção à representação e à estética dessas relações. O objetivo era refletir sobre a diversidade das construções históricas de ligações parentais (e da importância das histórias audiovisuais que as narram), questão que atravessa diferentes campos da vida social – como família, cultura, trabalho e política – e é tão cara na formação do sujeito. No final da pesquisa, foram produzidos artigos científicos publicados no número 6 da Revista +Cinemas, com dossiê sobre o tema; um curta metragem de realização coletiva feita pelo PET Cinema, intitulado “Casulo”; foi realizada uma curadoria para a ManduCA – I Mostra de Cinema Infantojuvenil de Cachoeira; mesa de debate na ManduCA sobre a realização do documentário “Tranças”, que aborda a Alienação parental; foram realizadas sessões cineclubistas no Colégio Estadual Padre Alexandre Gusmão – CEPAG (localizado em Belém, zona rural de Cachoeira), com discussão acerca do tema.

Coordenação: Ana Paula Nunes

Alunos envolvidos: 14 graduandos.

Financiador(es): Fundo Nacional da Educação – FNDE/ Programa de Educação Tutorial.

 

 

Registro CAH1740

Criações Sonoras em Tempo Real no Cinema Brasileiro Contemporâneo

(01/04/2017 a 02/04/2018)

Descrição: Esta pesquisa visa entender como ocorrem as criações e planejamentos sonoros para execução do som em tempo real em obras do cinema contemporâneo brasileiro. Interessa-nos também o posicionamento espacial, a intenção dos compositores-intérpretes e como estas construções sonoras ao vivo contribuem para o pensamento sonoro no cinema brasileiro. O desdobramento desse primeiro momento da pesquisa se dará na criação de um espetáculo em live cinema pelo projeto de extensão da UFRB: Sonatório- Laboratório de Pesquisa, Prática e Experimentação Sonora.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Marina Mapurunga de Miranda Ferreira - Coordenador / Carla Caroline Mota Neri – Integrante (bolsista PIBIC) / Daniele dos Santos Costa - Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.Número de orientações: 1

Coordenação: Prof. Marina Mapurunga

PRPPG1614 - O movimento como narração: cinema expandido e o surgimento de novas dramaturgias

Duração do projeto: 18 meses (05/05/2016 a 06/10/2017)

 

O projeto “O movimento como narração: cinema expandido e o surgimento de novas dramaturgias” tratou da investigação a respeito das questões que envolvem a imagem no cinema, especialmente em relação à criação e alteração das dramaturgias a partir do movimento corporal. Para a realização desta proposta, foi assumida, como base investigativa, não só a fundamentação teórica de caráter bibliográfico, mas também a análise e a concepção de obras como videodanças, instalações, e atividades em ambientes virtuais e interativos, com inspiração artística nos trabalhos da cineasta Maya Deren. O projeto também contribuiu e teve articulação com as atividades desenvolvidas no contexto da disciplina Linguagem e Expressão Artísticas (2016.1 e 2017.2), resultando na criação de experimentos artísticos com os estudantes do curso de Cinema e Audiovisual.

Coordenação: Dorotea Souza Bastos

http://lattes.cnpq.br/2082750774559836

Cinema como ato de engajamento

2015-2016

No Brasil, na última década, nota-se a proliferação de filmes gestados em contextos de disputas políticas e em associação com movimentos sociais diversos, realizados seja para circulação no cinema ou na internet, nos quais se inscreve um desejo explícito de intervenção social. Nos interessa esboçar modos de abordagem analítica a partir destes desejos, que não estão apenas inscritos em decisões formais mas que sobretudo lhes são fundadores. 2016-2018

Coordenação: Amaranta Emília Cesar dos Santos

Corpo e subjetividade no documentário contemporâneo: pesquisa e práxis

O objetivo fundamental deste projeto é produzir reflexão sobre o corpo e os processos de subjetivação no documentário contemporâneo, inventariando, refinando e elaborando conceitos e operadores analíticos que possam  contribuir para o campo dos estudos do documentário no Brasil. A pesquisa tem como finalidade, ainda, construir elos entre o conhecimento acadêmico sobre documentários e a prática documental, através da experimentação de procedimentos práticos, elaborados a partir da reflexão teórica.

Coordenação: Amaranta Emília Cesar dos Santos

 

 

Cinema Expandido, experimentação e novos formas de cinema: um diálogo com o Recôncavo Baiano

(2009-2015)

Nosso projeto tem como objetivo de base o mapeamento das principais questões que envolvem o até aqui chamado cinema expandido , a saber: mudanças / deslocamentos das formas de exibição, produção e recepção do cinema dominante (dispositivo); transformação das estratégias de criação e do lugar do artista/cineasta nos circuitos de produção e exibição audiovisuais; relação com a tecnologia, espaços de exibição, convergência de formatos, etc. A partir deste mapeamento a pesquisa pretende produzir um painel dessas mudanças, procurando pensar como vêm modificando as formas de montagem (continuidade/ descontinuidade) através das quais o cinema tem se apoiado para produzir relações simbólicas e de identificação com a sociedade, o público em geral, e as estratégias de se pensar enquanto forma cinema, com suas figuras de linguagem e de organização técnica. Como forma de interação, troca e produção de conhecimentos com a comunidade de Cachoeira, sede do Curso de Cinema da UFRB onde se desenvolverá nosso trabalho de pesquisa, vamos investigar como essas continuidades/descontinuidades operadas na produção e recepção dos relatos audiovisuais, interagem com a cultura desta cidade histórica do Recôncavo Baiano (tombada como Patrimônio da Humanidade), através dos diálogos entre esses novos formatos e a tematização de questões referentes a cultura local. Para isso vamos construir um banco de dados que servirá como base para a construção de instalações e/ou pequenos cenários nos formatos do cinema expandido, inserindo imagens e temáticas desta comunidade no panorama das novas formas de organização do audiovisual. Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Coordenação: Rita de Cassia Gomes Barbosa Lima.

 

 

(NYU-UFRB)

2013-2014

Coordenação: Amaranta Emília Cesar dos Santos

 

Gestão de Acervos Multimídia

2013 – 2014

O projeto de pesquisa “Gestão de Acervos Multimídia” visa a classificação dos componentes eletrônicos e hardwares; especificidades técnicas dos softwares; códigos de aplicativos, formatos de arquivos analógicos e digitais e as composições químicas das mídias (DVDs, CDs, Fitas Magnéticas, etc.) que servem como meio/suporte para o armazenamento e reprodução de duas obras multimídia; sendo uma do artistas Fernando Rabelo e a outra do Jarbas Jácome. Partindo dessa identificação, poderemos apontar possíveis práticas para a instituição de uma política de preservação, a médio prazo, voltadas aos acervos multimídia. Por fim, o produto final da pesquisa será manifestado através do desenvolvimento de um Banco de Dados, no formato open archive, com base nas especificidades técnicas identificadas das obras multimídia. Financiamento: Fapesb/UFRB (Pibic). Alunos envolvidos: Graduação: (1). Coordenação: Cláudio Manoel Duarte de Souza.

As relações de alteridade, a ética e os dispositivos documentais : pesquisa e práxis do documentário no Recôncavo da Bahia.

2010 – 2013

Descrição: Pesquisa teórico-prática sobre as relações de alteridade que atravessam a prática documental e as questões éticas que decorrem do embate entre sujeito filmado e sujeito que filma. Alunos envolvidos: Graduação: (5).

Coordenação: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

Autorrepresentação no cinema africano

2009 – 2013

A pesquisa tem por objetivo investigar como as questões da autorrepresentação atravessam os cinquenta anos de cinema africano, através de uma abordagem dos filmes pelo viés dos estudos pós-coloniais.

Coordenação: Amaranta Emília Cesar dos Santos.

Cine Caos e Link Livre

Produtos de uma era digital: registros do cotidiano.

O Cine Caos e o Link Livre promoveram o estudo de como o surgimento de novas tecnologias promoveram transformações na voz que enuncia na obra documental. Refletimos sobre como se dá a intervenção do sujeito no mundo através da perspectiva do documentário contemporâneo em que o narrador se coloca em primeira pessoa. Para essa reflexão, pesquisamos algumas correntes do documentário que pensaram temas como sociedade, coletividade e liberdade a partir dos seus meios de produção. Como as inovações tecnológicas contribuíram para retirar o realizador de sua posição divina conduzindo-o ao protagonismo de suas próprias produções? Um dos objetivos do projeto foi promover a compreensão das múltiplas e diferentes linguagens que constituem o desenvolvimento dos sujeitos em formação. Desta forma, a aprendizagem de si foi construída de forma lúdica, criativa e relacional, instigando e estimulando assim, o desejo de saber, conhecer e ensinar, sempre considerando a dimensão pedagógica, como elemento significativo, e que constitui o processo de formação individual. Alunos envolvidos: Graduação: (03).

Coordenação: Angelita Maria Bogado.

Dogma 95, uma subversão normativa

2009 – 2011

A partir do Manifesto Dogma a pesquisa irá apontar as bases do movimento cinematográfico Dogma 95. A subversão é normativa, porque a liberdade em relação ao cinema comercial, defendida pelo Dogma, será erguida por meio de regras, a liberdade passa inevitavelmente por limitações. Criam-se regras em nome da liberdade. Brecht há meio século rompeu com o realismo clássico, com o teatro aristotélico por meio de regras. Criou um esquema que apontava os meios práticos para se realizar um teatro épico. A partir dos preceitos regrados por Brecht e pelo movimento veremos que o discurso, tanto do Dogma quanto do teatrólogo alemão, esta centrado na reflexão sobre os modos de produção. E ao pensar e modificar os meios de produção, ambos estão preocupados com a perspectiva do espectador. Trier e Brecht colocam o público como agente, um público apto a julgar e criticar a si mesmo e a sociedade. Além de pesquisar os pontos de contato entre as teorias do teatrólogo alemão e o cinema desconcertante do diretor Lars Von Trier, este estudo irá investigar o jogo alegórico e provocador construído pelo Dogma. Alunos envolvidos: Graduação: (?). Coordenação:Angelita Maria Bogado.

Palavras de luz, imagens de nanquim: um olhar mais humano sobre as gentes, a natureza e os costumes do Recôncavo Baiano

2009 – 2011

Os cursos de jornalismo e cinema da UFRB surgiram e vêm se consolidando num momento e lugar especiais. Momento e lugar cujas características convergem numa constatação: a de que ambos não cabem num modelo redutor da prática jornalística, a do jornalismo factual, restrito à mera exposição objetiva de nomes, datas e acontecimentos. Aqui, agora, neste momento histórico, com a implantação da primeira universidade pública federal no interior do Estado da Bahia , percebemos que a cidade de Cachoeira e o Recôncavo da Bahia exigirão dos futuros jornalistas e cineastas aqui formados muito mais do que habilidade e eficiência no domínio de técnicas. Os jornalistas e cineastas que saírem desta universidade para o exercício pleno de suas profissões precisarão ser alguém que pense com profundidade e que sinta as necessidades do ambiente em que vivem e atuam; que se comprometam integralmente com o desenvolvimento desta região e com o bem estar de suas comunidades. E que tenham consciência clara de que esse desenvolvimento não deve ser visto em um sentido meramente tecnicista, mas num sentido real de melhoria da qualidade de vida da população. Coordenação: Angelita Maria Bogado e Carlos Ribeiro

A Construção Social do Corpo no Recôncavo Baiano.

2008 – 2009

Desenvolver uma exploração teórica e conceitual sobre a construção social do corpo no Recôncavo baiano, especialmente, nas cidades de Cachoeira e São Félix, considerando-o como lugar de inscrição de acontecimentos , experiências e sentidos sociais, culturais e históricos. Alunos envolvidos: Graduação: (4). Coordenação: Danillo Silva Barata.  Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Bolsa.

 

Fim do conteúdo da página