Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Corpo Docente

Ana Rosa Marques

É bacharel em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (1999) com intercâmbio na Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). É mestre em comunicação pela Universidade Federal Fluminense, onde defendeu a dissertação “O reflexo do videoclipe no espelho quebrado do documentário” (2006). É professora de montagem e edição na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Trabalhou para diversas instituições na realização de peças de comunicação (jornais, vídeos e fotos) e é realizadora de diversos vídeos, como os documentários “Cordeiros”, “A Porta da Rua” e “Dias de Feira” .

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0380372733886613| E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Ana Paula Nunes

Professora adjunta de Cinema e Audiovisual, no Centro de Artes, Humanidades e Letras, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), desde 2019. Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET Cinema UFRB (2017-2023). Líder do Grupo de Pesquisa Quadro a Quadro - projetando ideias, refletindo imagens, dedicado aos estudos sobre cinema e educação. Idealizadora e coordenadora da Mostra de Cinema Infantojuvenil de Cachoeira - ManduCA, em sua 4a. edição (2022). Atualmente está de licença para estágio pós-doutoral, com supervisão do Prof. Dr. Julio Cesar de Tavares (Antropologia - UFF). É doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2016), tendo realizado Doutorado Sanduíche na Universidade do Algarve, Portugal (2014). Mestre em Comunicação, na linha Análise da Imagem e do Som, pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2009). Graduada em Comunicação, com Habilitação em Cinema, também pela UFF (2002). Atuou em algumas funções cinematográficas em curtas, longa e outras obras audiovisuais, como videoclipe e publicidade, tendo registro no STIC como roteirista, diretora e produtora. Seus principais temas de interesse são: direção, pedagogias da imagem, cinema e educação, cinema e infância, cinema e corpo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6140851015779981 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Angelita Maria Bogado

Docente do Curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFRB. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Pós-doutorado no Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar (DAC/UFSCar). Coordena, em parceria com o Prof. Dr. Jorge Cardoso Filho, o Grupo de Estudos em Experiência Estética: Comunicação e Artes (GEEECA)-UFRB/CNPq. Atualmente se dedica aos estudos dos cinemas periféricos com a pesquisa intitulada “Recôncavo da Bahia em imagens umbigadas: corpos da cena/em cena afeto e futuro”.

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | Lattes: http://lattes.cnpq.br/4557310472214449

Cyntia Nogueira

Possui graduação em Comunicação com Habilitação em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1999), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2006) e doutorado em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2018). Tem experiência na área de Comunicação, Cinema, Cultura e Artes, atuando principalmente com o temas: história do cinema no Brasil e na Bahia, história da cultura, crítica cinematográfica, cinema e outras artes, cinema negro, performance negra. É professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, em Cachoeira.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1385777637780548 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

 

Danilo Scaldaferri

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Faculdade de Comunicação da UFBA. Mestre em comunicação e cultura contemporâneas, Pós-Com, UFBA. Jornalista, Graduado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, em 1999. Durante a graduação, bolsista do Programa Especial de Treinamento (PET), financiado pela CAPES, sob a tutela do Prf. Dr. Monclar Eduardo Valverde. Experiência na área de Comunicação audiovisual e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem audiovisual e juventude periférica, narrativas audiovisuais, ficção televisiva seriada, direção de fotografia e montagem.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=S700184 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Dorotea Souza Bastos

Pesquisadora e artista que atua no campo das Visualidades da Cena, com trabalhos nas áreas do audiovisual, teatro e dança e suas interfaces com as tecnologias digitais, com investigação sobre Imagem, Corpo e as Poéticas Audiovisuais Contemporâneas.
Líder do VISU – Grupo de Pesquisa e Extensão em Arte, Imagem e Visualidades da Cena (UFRB/CNPq). Doutora em Média-Arte Digital pela Universidade do Algarve e UAb - Portugal, e em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA (em co-tutela). Possui Diploma de Estudos Avançados em Média-Arte Digital (UAb/UAlg) e é mestra em Dança pela UFBA, com graduação em Comunicação Social e especializações nas áreas de Marketing e Gestão Social de Pessoas. Membro da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e NECS - European Network for Cinema and Media Studies.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2082750774559836 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Fernanda Aguiar Carneiro Martins

Pós-Doutorado em Artes pela Universidade Panthéon Sorbonne - Paris I (2018-2019), realizou seu Doutorado em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Universidade Paris III - Sorbonne Nouvelle, obtendo a equivalência do título pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (São Paulo). É Professora Adjunta do Colegiado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, onde desempenha igualmente atividades de pesquisa e de extensão. É fundadora e coordenadora do LACIS - Laboratório de Análise e Criação em Imagem e Som (UFRB/CNPq). Compõe o Comitê de Assessoramento da ARPIA - Association de Recherche et de Production d´Images en Anthropologie et Art (Paris) e igualmente o AVAL- Antropologia Visual em Alagoas (UFAL/CNPq). Em suas publicações nacionais e estrangeiras, aborda temas ligados às narrativas literária e cinematográfica, à história do cinema, às estéticas fotográfica e fílmica, às vanguardas e ao experimentalismo. Em suas traduções, se atém igualmente às estéticas fotográfica e fílmica.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8274582309242477 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Guilherme Sarmiento

Professor Adjunto de Dramaturgia e Narrativas Audiovisuais na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Doutor e Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Cinema, pela Universidade Federal Fluminense (1998). Tem experiência como roteirista de longas e curtas-metragens cinematográficos, e vem desenvolvendo pesquisas sobre  fantasmagorias óticas e literárias no Brasil.

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | Lattes: http://lattes.cnpq.br/5412637167606514 | Revista CineCahoeira: http://www.ufrb.edu.br/cinecachoeira

 

Kaippe Arnon Silva Reis

Mestre em Comunicação (PPGCOM/UFS) e graduado em Comunicação Social com habilitação em Audiovisual (UFS). Professor substituto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) ministrando aulas nos cursos de Cinema e Audiovisual e Artes Visuais. Atua profissionalmente como diretor de produção, produtor, platô e áreas afins. Já trabalhou como redator publicitário e social media. Realiza incursões entre a comunicação alternativa e artes plásticas através da produção de zines, bem como na produção e colagem de lambe-lambes. Tem experiência de pesquisa na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Representação LGBT na mídia, Estudos Culturais, Estudos Queer e de Gênero e Comunicação Social.

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | Lattes: http://lattes.cnpq.br/5272063548115070

Marcelo Matos

Professor assistente do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, cineasta e produtor cinematográfico. Possui graduação em Psicologia e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Desde 2004, tem atuado na área do cinema e audiovisual como diretor, roteirista, montador, produtor e assistente de direção. Dirigiu a produtora Vogal Imagem, de 2007 a 2015 onde realizou os curtas metragens “Carranca” e “Menino do Cinco”, filmes ganhadores de 25 prêmios, exibidos em 90 festivais em mais de 20 países. Como produtor, além dos dos próprios filmes produziu os média-metragens “Álbum de Família”; de direção de Wallace Nogueira através do DoC TV IV e “Curandeiros do Jarê”; dirigido por Marcelo Abreu através do Edital ETNODOC II. Coordenou diversos projetos na interface cinema-educação criando cineclubes em escolas públicas (Projeto Lanterninha), formando professores em audiovisual (Secretaria de Educação da Bahia e Proext/UFRB) e realizando oficinas e monitorias (Centro de Formação em Artes do Estado da Bahia, Museu de Arte Moderna da Bahia, Kabum-Escola de Comunicação Interativa). Tem diversas experiências na área de Psicologia Social e Comunitária e Educação, com ênfase em Educação em Periferias Urbanas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8811495102527182 | Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Marina Mapurunga de Miranda Ferreira

Artista e pesquisadora que atua no campo do audiovisual, da arte sonora e da música. Sonidista e professora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Desenvolve pesquisa sobre práticas sonoras experimentais como estratégias para o ensino de som em cursos de cinema e audiovisual. Coordenadora do projeto de extensão SONatório – Laboratório de Pesquisa, Prática e Experimentação Sonora. Atual tutora do PET (Programa de Educação Tutorial) Cinema da UFRB. Professora vinculada ao PPGCOM da UFRB. Pesquisadora do NuSom (Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP) e do LinkLivre (Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas e Softwares Livres e Multimeios - UFRB). Integrante da rede Sonora – músicas e feminismos. Associada à SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual e coordenadora do ST Estilo e Som no Audiovisual da mesma. Doutora em Artes (Música- Sonologia) pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em Comunicação (Análise e Políticas do Audiovisual) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Audiovisual em Meios Eletrônicos pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Música para Cinema e TV pelo Conservatório Brasileiro de Música-RJ. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e realizadora audiovisual, formada pela Escola Pública de Audiovisual de Fortaleza Vila das Artes.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7480609285486625 | Site pessoal: http://mapu.art.br | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Matheus Araújo dos Santosa

Professor Adjunto do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) onde é coordenador pedagógico do projeto de pesquisa e extensão Cineclube Mário Gusmão, além de lecionar os cursos Documentário I, Documentário II, Gêneros do Documentário e Novas Tendências do Documentário. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-Pós/UFRJ) com período como pesquisador visitante na New York University (NYU) e mestre pela mesma instituição. Graduado em Produção em Comunicação e Cultura (UFBA). Foi editor da Periódicus - Revista de Estudos Indisciplinares (UFBA) entre 2018 e 2023. Pesquisador das estéticas da tradição radical negra. Tradutor do livro "Na Quebra: A Estética da Tradição Radical Preta", de Fred Moten, além de textos de Saidiya Hartman, Calvin Warren, dentre outros.

Lattes: | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

 

Roberto Lyrio Duarte Guimarães

Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2011 e 2003) e Bacharel em Produção em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2000).  Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Direção Cinematográfica, Roteiro, Fotografia e Publicidade, atuando principalmente nos seguintes temas: produção audiovisual, elaboração de roteiro e direção de cinema. No campo de ensino ministrou as disciplinas: Linguagem Cinematográfica, Narrativas Audiovisuais, Argumento e Roteiro, Estética e História da Arte, Produção de TV e Introdução à Publicidade e Propaganda, Direção de Atores, Fotografia II e Oficina de Textos.Foi membro do Conselho de Cultura do Estado da Bahia (2007-2011). A partir do primeiro semestre de 2009 é Professor (Adjunto depois de março de 2011) do Centro de Artes Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Desenvolve pesquisa sobre personagens do Recôncavo com o Núcleo de Dramaturgia do CAHL – UFRB.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4772268D | Blogs:http://oficinaderoteiro.blogspot.com http://nosdacultura.blogspot.com | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Rita Lima

Professora e Pesquisadora da UFRB, Curso de Cinema e Audiovisual, com Pós-Doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ), com o projeto “As Tramas da Linguagem – Ficções e Autobiografia - (relatos de mulheres em situação de violência domestica em Salvador-Bahia”. Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) onde desenvolveu trabalho sobre autoria na produção independente de vídeo no Brasil na década de 80, e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), com trabalho sobre a artista multimídia Sandra Kogut e reflexão sobre o lugar do artista no mundo atual. Experiência de pesquisa nas áreas de Artes e Tecnologia, com ênfase em Cinema novas tecnologias digitais. Atualmente vem trabalhando com Narrativas de mulheres que passam por violência doméstica.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4785743J7   | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fim do conteúdo da página