Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Professores

Adriano Anunciação Oliveira

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1998), possui mestrado em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura pelo Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (2006), com enfoque em análise fílmica. É doutor na mesma instituição e linha, com um projeto sobre o cinema de Tarantino. Atualmente é professor assistente do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e pesquisador da Universidade Federal da Bahia. Possui experiência em produção audiovisual, análise fílmica e avaliação educacional.

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8343393957854863

Blog “CG Total”: http://cgtotal.net

Blog “Anodinidades”: http://anodinidades.wordpress.com

Produções audiovisuais na UFRB: http://vimeo.com/user3458295/videos

Dissertação on-line: http://scribd.com/doc/18738339

Facebook: http://www.facebook.com/adriano.ol

Twitter: http://twitter.com/anodinidades

Amaranta Emília Cesar dos Santos

Professora adjunto de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Possui graduação em Comunicação com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia(1998), mestrado em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2002), doutorado em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle (2008) e Pós-doutorado na New York University. Foi curadora e organizadora da Mostra 50 Anos de Cinema da África Francófona (Ano da França no Brasil, 2009). Idealizou e coordena o Cachoeiradoc - Festival de Documentários de Cachoeira (BA). Coordena o Grupo de Estudos e Práticas em Documentário. Integrou a equipe de curadoria do Festival de Cinema Brasileiro de Brasília (2013, 2017, 2018). Tem participado de inúmeros festivais como júri, palestrante, conferencista. Tem apresentado trabalhos e publicado artigos com enfoque em cinema e diferença, documentário, cinema africano e da diáspora, cinema brasileiro, análise filmica. Dirigiu e roteirizou Maré (2018), curta-metragem híbrido, exibido em diversos festivais (16o DocLisboa; 7o Curitiba IFF [Prêmio de Melhor Curta Brasileiro]; 20o Belo Horizonte ISFF, entre outros). Atualmente realiza pesquisa pós-doutoral na Universidade Federal de Pernambuco.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8728297682318515

Ana Rosa Marques

É bacharel em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (1999) com intercâmbio na Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). É mestre em comunicação pela Universidade Federal Fluminense, onde defendeu a dissertação “O reflexo do videoclipe no espelho quebrado do documentário” (2006). ‘E professora de montagem e edição na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Trabalhou para diversas instituições na realização de peças de comunicação (jornais, vídeos e fotos) e é realizadora de diversos vídeos, como os documentários “Cordeiros”, “A Porta da Rua” e “Dias de Feira” .

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0380372733886613

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..br

 

Ana Paula Nunes

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2016), tendo realizado Doutorado Sanduíche na Universidade do Algarve, Portugal (2014). Mestre em Comunicação, na linha Análise da Imagem e do Som, pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2009). Graduada em Comunicação, com Habilitação em Cinema, também pela UFF (2002). Atuou em algumas funções cinematográficas em curtas, longa e outras obras audiovisuais, como videoclipe e publicidade, tendo registro no STIC como roteirista, diretora e produtora. Atuou também na produção e organização de Mostras de Cinema, com destaque para a idealização e coordenação geral da 1a. Mostra de Cinema Infantojuvenil de Cachoeira - ManduCA (2018). Membro durante 13 anos da ONG CINEDUC, desenvolvendo diversas atividades na interface cinema e educação. Foi professora de Cinema no Curso de Dança do Departamento de Arte Corporal (EEFD), da UFRJ (2006-2007). Atualmente, é professora adjunta de Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde também é tutora do PET Cinema; líder do Grupo de Pesquisa Quadro a Quadro - projetando ideias, refletindo imagens; e integrante do Grupo de Estudos em Experiência Estética: Comunicação e Artes (GEEECA). Seus principais temas de interesse são: roteiro e direção, cinema e educação, pedagogias da imagem, infância, juventude e cidadania.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6140851015779981

 

Angelita Maria Bogado: (Coordenadora do Colegiado do Curso de Cinema)

Graduada em Comunicação Social (UNESP-1997) e em Letras Português-Alemão (UNESP-2007), Mestrado em Estudos Literários (UNESP-2007), Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Professora Adjunta, atual coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Desde 2009 ministra as disciplinas de Linguagem e Expressão Cinematográfica I e II. Tem experiência na área de narrativas com ênfase em análise fílmica. Atualmente se dedica ao estudo do entrelugar no cinema brasileiro contemporâneo, com a pesquisa intitulada "Cinema do entrelugar: estética e experiência”, vinculada ao Grupo de Estudos em Experiência Estética: Comunicação e Arte (GEEECA - CNPq). Coordena a Semana de Pesquisa e Extensão de Cinema e Audiovisual (UFRB).

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4557310472214449

 

Cyntia Nogueira

Possui graduação em Comunicação com Habilitação em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1999), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2006) e doutorado em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2018). Tem experiência na área de Comunicação, Cinema, Cultura e Artes, atuando principalmente com o temas: história do cinema no Brasil e na Bahia, história da cultura, crítica cinematográfica, cinema e outras artes, cinema negro, performance negra. É professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, em Cachoeira.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1385777637780548

 

Danillo Barata

Videoartista e Curador no campo do vídeo e da fotografia. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo,  Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professor do quadro permanente no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Responsável pela implantação do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB do qual foi coordenador de 2008 a 2010. Presidiu a Comissão de criação do curso de Artes Visuais da UFRB, que tem ênfase em multimeios. Foi Presidente da Câmara de Extensão da UFRB em 2009 e 2010. Atualmente, exerce a função de Assessor do Centro de Artes, Humanidades e Letras da mesma universidade. Desenvolve pesquisa sobre a produção contemporânea com foco na performance, imagem e arte eletrônica. Em sua trajetória artística, trabalha com poéticas que articulam o vídeo, arte eletrônica, fotografia e cinema. Desde 2008 realiza projetos na Werkplaats Beeldende Kunst Vrije Academie no departamento de imagem da World Wide Visual Factory em Den Haag (Haia), Holanda. Possui obras em acervo no Museum der Weltkulturen Frankfurt na Alemanha, na World Wide Visual Factory (Holanda) e no Museu de Arte Moderna da Bahia. Em 2006, recebeu o prêmio aquisição no 13º Salão do MAM- Bahia e em 2007 o Prêmio Videobrasil WBK Vrije Academie no 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica – Videobrasil. É lider do GAAP (Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Arte, Audiovisual e Patrimônio) e integra o Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas Livres e Multimeios – LinkLivre, cadastrados no CNPQ.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3669937313676722

Site: www.danillobarata.com

Vimeo: http://vimeo.com/user5949346

Dossier: http://www2.sescsp.org.br/sesc/videobrasil/site/dossier043/apresenta.asp

Danilo Scaldaferri

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Faculdade de Comunicação da UFBA. Mestre em comunicação e cultura contemporâneas, Pós-Com, UFBA. Jornalista, Graduado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, em 1999. Durante a graduação, bolsista do Programa Especial de Treinamento (PET), financiado pela CAPES, sob a tutela do Prf. Dr. Monclar Eduardo Valverde. Experiência na área de Comunicação audiovisual e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem audiovisual e juventude periférica, narrativas audiovisuais, ficção televisiva seriada, direção de fotografia e montagem.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=S700184

Dorotea Souza Bastos

Artista e pesquisadora que atua no campo das Visualidades da Cena, Arte e Tecnologia, com trabalhos artísticos nas áreas do audiovisual, teatro e dança, e pesquisa em experiência estética na mediadance e o trabalho da cineasta Maya Deren. Doutoranda em Média-Arte Digital pela Universidade do Algarve e UAb - Portugal, e em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Possui Diploma de Estudos Avançados em Média-Arte Digital (UAb/UAlg) e é mestra em Dança pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Gestão de Marketing e em Gestão Social de Pessoas e graduação em Comunicação Social. É membro da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e integrante do Elétrico - Grupo de Pesquisa em Ciberdança (UFBA/CNPq).

ttp://lattes.cnpq.br/2082750774559836

 

Fernanda Aguiar Carneiro Martins

  •          Pós-Doutorado em Artes pela Universidade Panthéon Sorbonne - Paris I (2018-2019), realizou seu Doutorado em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Universidade Paris III - Sorbonne Nouvelle, obtendo a equivalência do título pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (São Paulo). É Professora Adjunta do Colegiado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, onde desempenha igualmente atividades de pesquisa e de extensão. É fundadora e coordenadora do LACIS - Laboratório de Análise e Criação em Imagem e Som (UFRB/CNPq). Compõe o Comitê de Assessoramento da ARPIA - Association de Recherche et de Production d´Images en Anthropologie et Art (Paris) e igualmente o AVAL- Antropologia Visual em Alagoas (UFAL/CNPq). Em suas publicações nacionais e estrangeiras, aborda temas ligados às narrativas literária e cinematográfica, à história do cinema, às estéticas fotográfica e fílmica, às vanguardas e ao experimentalismo. Em suas traduções, se atém igualmente às estéticas fotográfica e fílmica.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8274582309242477

Guilherme Sarmiento

Professor Adjunto de Dramaturgia e Narrativas Audiovisuais na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Doutor e Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Cinema, pela Universidade Federal Fluminense (1998). Tem experiência como roteirista de longas e curtas-metragens cinematográficos, e vem desenvolvendo pesquisas sobre  fantasmagorias óticas e literárias no Brasil.

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5412637167606514

Revista CineCahoeira: http://www.ufrb.edu.br/cinecachoeira

Marcelo Matos

Professor assistente do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, cineasta e produtor cinematográfico. Possui graduação em Psicologia e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Desde 2004, tem atuado na área do cinema e audiovisual como diretor, roteirista, montador, produtor e assistente de direção. Dirigiu a produtora Vogal Imagem, de 2007 a 2015 onde realizou os curtas metragens “Carranca” e “Menino do Cinco”, filmes ganhadores de 25 prêmios, exibidos em 90 festivais em mais de 20 países. Como produtor, além dos dos próprios filmes produziu os média-metragens “Álbum de Família”; de direção de Wallace Nogueira através do DoC TV IV e “Curandeiros do Jarê”; dirigido por Marcelo Abreu através do Edital ETNODOC II. Coordenou diversos projetos na interface cinema-educação criando cineclubes em escolas públicas (Projeto Lanterninha), formando professores em audiovisual (Secretaria de Educação da Bahia e Proext/UFRB) e realizando oficinas e monitorias (Centro de Formação em Artes do Estado da Bahia, Museu de Arte Moderna da Bahia, Kabum-Escola de Comunicação Interativa). Tem diversas experiências na área de Psicologia Social e Comunitária e Educação, com ênfase em Educação em Periferias Urbanas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8811495102527182

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Marina Mapurunga de Miranda Ferreira

Artista e pesquisadora que atua no campo do audiovisual, da arte sonora e da música. Doutoranda em Música/Sonologia pela Universidade de São Paulo (USP); mestra em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de Estudos de Cinema e Audiovisual; especialista em Audiovisual em Meios Eletrônicos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduada em Letras, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Realizadora Audiovisual, formada pela Escola de Audiovisual de Fortaleza. Professora de Sonorização, Plástica Sonora e Oficinas Orientadas do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Coordenadora do projeto de extensão da UFRB – Laboratório de Pesquisa, Prática e Experimentação Sonora – SONatório (http://www.sonatorio.org). Participa como pesquisadora do Núcleo de Sonologia da USP – NuSom. Tem atuado no audiovisual como realizadora, sound designer, editora de som, técnica de som, montadora e continuísta. Em 2010, iniciou o projeto de experimentação sonora, Sensvs. Em 2011, entrou no projeto de residência artística Conexões Estéticas (ICA/UFC), com seu trabalho de Instalação Sonora, “Opus X, para teclado de objetos sonoros” em Fortaleza-CE. Iniciou seus estudos musicais em 1998, como violinista na Orquestra de Cordas do SESI/UFC em Fortaleza. De 2003 a 2011, foi cantora e violinista no grupo musical Desidéria.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7480609285486625

Site pessoal: http://mapu.art.br

 

Roberto Lyrio Duarte Guimarães

Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2011 e 2003) e Bacharel em Produção em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2000).  Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Direção Cinematográfica, Roteiro, Fotografia e Publicidade, atuando principalmente nos seguintes temas: produção audiovisual, elaboração de roteiro e direção de cinema. No campo de ensino ministrou as disciplinas: Linguagem Cinematográfica, Narrativas Audiovisuais, Argumento e Roteiro, Estética e História da Arte, Produção de TV e Introdução à Publicidade e Propaganda, Direção de Atores, Fotografia II e Oficina de Textos.Foi membro do Conselho de Cultura do Estado da Bahia (2007-2011). A partir do primeiro semestre de 2009 é Professor (Adjunto depois de março de 2011) do Centro de Artes Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Desenvolve pesquisa sobre personagens do Recôncavo com o Núcleo de Dramaturgia do CAHL – UFRB.

Roberto Duarte é Coordenador do Colegiado de Cinema e Audiovisual

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4772268D

Blogs: http://oficinaderoteiro.blogspot.com http://nosdacultura.blogspot.com

Rita Lima

Professora e Pesquisadora da UFRB, Curso de Cinema e Audiovisual, com Pós Doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ), com o projeto “As Tramas da Linguagem – Ficções e Autobiografia - (relatos de mulheres em situação de violência domestica em Salvador-Bahia”. Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) onde desenvolveu trabalho sobre autoria na produção independente de vídeo no Brasil na década de 80, e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), com trabalho sobre a artista multimídia Sandra Kogut e reflexão sobre o lugar do artista no mundo atual. Experiência de pesquisa nas áreas de Artes e Tecnologia, com ênfase em Cinema novas tecnologias digitais. Atualmente vem trabalhando com Narrativas de mulheres que passam por violência doméstica.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4785743J7

 

Fim do conteúdo da página