cinemaeducacaoproext

Já está confirmada a realização das últimas etapas do projeto Cinema e Educação, com datas para setembro e outubro. O curso, com os temas Educação do Olhar e O Cinema e o audiovisual na educação contemporânea/Formação Cineclubista, será ministrado pelos professores de Cinema e Audiovisual da UFRB Prof. Dr. Danilo Scaldaferri e Prof. Marcelo Matos. Em setembro e outubro os participantes participarão das oficinas de audiovisual. As atividades são abertas para professores da rede municipal e estadual de ensino do Recôncavo, que vem participando do projeto. As duas etapas terão 74 horas-aulas, divididas em 8 encontros, às quintas  sextas-feiras, na cidade de Amargosa e Santo Antonio de Jesus.

A realização desta ação formativa justifica-se por proporcionar condições de inovação à Educação Básica e às relações de ensino e aprendizagem na escola através da valorização de outras formas de produção de conhecimento. Com isto, ampliará e fortalecerá a presença do cinema e do audiovisual na formação de professores do ensino fundamental, médio e superior dos territórios do Recôncavo e Vale do Jequiriçá, contribuindo para fortalecer e consolidar a aproximação entre os campos e as políticas públicas de Educação e Cultura. Sua realização é relevante, ainda, por aproximar e promover a troca de saberes entre educadores do Recôncavo e do Vale do Jequiriçá, e colocar em diálogo e promover intercruzamentos entre as áreas de produção de conhecimento da Educação e do Cinema, promover o encontro entre pesquisadores da área de Cinema e Educação do Centro de Artes, Humanidades e Letras – CAHL, em Cachoeira, que abriga o curso de Cinema e Audiovisual, e do Centro de Formação de Professores - CFP, em Amargosa. Este projeto disseminará a cultura cinematográfica, abrindo janela para a renovação dos ares na educação básica, e fomentará, potencializará e apoiará a cultura cineclubistas nestas regiões do Estado da Bahia.

Cronograma:

Cinema e  educação - curso  (32 horas, manhã e tarde) das 8 'as 17h.
11 e 12 / setembro (Amargosa) - O Cinema e o audiovisual na educação contemporânea/Formação Cineclubista - Prof. Marcelo Matos
18 e 19 / setembro (Amargosa) - Educação do Olhar - Prof. Dr. Danilo Scaldaferri

Cinema e  educação - oficina (32 horas, manhã e tarde) das 8 'as 17h.
25 e 26 / setembro (Santo Antonio de Jesus)
02 e 03/ outubro (Santo Antonio de Jesus)

Outras informações em: http://www.ufrb.edu.br/cinemaeducacao