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Projeto de Formação e Qualificação em Cinema e Educação voltado para docentes da educação básica e superior do Recôncavo e Vale do Jequiriçá, a ser realizado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRB, em parceria com Cineclubes da UFRB, em Amargosa e Cachoeira.

Objetiva apresentar aos docentes o cinema como uma forma crítica, sensível e contextualizada de produzir conhecimento em espaços escolares e em comunidades rurais e tradicionais, compreendendo o cinema e o audiovisual como mediadores dos processos de aprendizagem.

Nossa proposta é constituída por eventos integrados e indissociáveis - seminário, curso de extensão e oficinas e mostras de cinema, perfazendo uma carga horária total de 120 horas.

O público alvo é constituído por professores do ensino fundamental, médio e superior e estudantes.

 

Justificativa

O Projeto de Formação e Qualificação em Cinema e Educação da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia compreende a educação em seu sentido amplo, percebendo o cinema e o audiovisual como importantes mediadores dos processos de aprendizagem. A educação pelo cinema e o audiovisual, assim, são vistos como formas de revitalizar a educação tradicional, ampliando o conhecimento de mundo de alunos e professores da educação básica e superior e, portanto, suas possibilidades de desenvolvimento cultural e social, contribuindo, outrossim, para estimular o acesso da comunidade local aos cursos universitários oferecidos por esta Instituição de Ensino Superior Pública Federal.  

Deste modo, a realização desta ação formativa justifica-se por proporcionar condições de inovação à Educação Básica e às relações de ensino e aprendizagem na escola através da valorização de outras formas de produção de conhecimento. Com isto, ampliará e fortalecerá a presença do cinema e do audiovisual na formação de professores do ensino fundamental, médio e superior dos territórios do Recôncavo e Vale do Jequiriçá, contribuindo para fortalecer e consolidar a aproximação entre os campos e as políticas públicas de Educação e Cultura.

Sua realização é relevante, ainda, por aproximar e promover a troca de saberes entre educadores do Recôncavo e do Vale do Jequiriçá, e colocar em diálogo e promover intercruzamentos entre as áreas de produção de conhecimento da Educação e do Cinema, promover o encontro entre pesquisadores da área de Cinema e Educação do Centro de Artes, Humanidades e Letras – CAHL, em Cachoeira, que abriga o curso de Cinema e Audiovisual, e do Centro de Formação de Professores - CFP, em Amargosa. Este projeto disseminará a cultura cinematográfica, abrindo janela para a renovação dos ares na educação básica, e fomentará, potencializará e apoiará a cultura cineclubistas nestas regiões do Estado da Bahia.

Cabe destacar ainda, que a importância da realização deste projeto está também relacionada ao fato desta ação converter-se numa “incubadora” para o desenvolvimento de um Programa de Extensão em Cinema e Educação a ser implantado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, que terá o sentido de apoiar, garantir sustentabilidade e consolidar pesquisas e metodologias desenvolvidas em iniciativas de extensão na área de cinema-educação, que integram o Fórum de Cineclubes da UFRB.

Neste sentido, observamos que atualmente, existem cinco cineclubes com atuação regular na UFRB: Cine Rapadura (desde 2008), no município de Amargosa; Cine Maniçoba (desde 2009), em Cruz das Almas; CineCaos (desde 2009), em Boa Vista de Belém, distrito de Cachoeira; Quadro a Quadro (desde 2010), em Cachoeira e S.Félix; e Cineclube Mário Gusmão (desde 2010), em Cachoeira, além do Projeto de Registro da Memória Familiar da comunidade quilombola de São Tiago do Iguape, este último apoiado pelo Programa Institucional MEC/Sesu no ano de 2011. Todos estes cineclubes integram o Fórum de Cineclubes da UFRB, e tem atuação destacada em suas comunidades e junto às redes de ensino municipal e estadual de Cachoeira, S.Félix, Cruz das Almas e Amargosa.

Por fim, concluímos que a realização deste Projeto de Formação e Qualificação em Cinema e Educação justifica-se por constituir um ambiente de troca de experiências entre educadores-pesquisadores com vistas à consolidação e multiplicação dessas iniciativas, bem como à formação continuada de professores e de estudantes universitários, fomentando novas e antigas parcerias com as redes municipal, estadual e privada de ensino da região. A publicação e produção de guias e vídeos para educadores, bem como a disponibilização de acervo e equipamentos de exibição para essas atividades iniciará a construção das bases para a continuidade e multiplicação das ações atualmente em curso, que abrangem desde a dimensão artística e pedagógica, a democratização do acesso, mobilização e reflexão critica através da formação de platéias, até a formação prática em audiovisual para professores e alunos de escolas da região, de comunidades rurais e tradicionais.