Portal do Governo Brasileiro

Atividades de Extensão:

 

- Educação Física Adaptada.

O objetivo geral do projeto é promover o acesso e a experiência qualificada de alunos com deficiência ao conhecimento dos conteúdos da Educação Física (dança, ginástica, esporte, jogos) e contribuir com a formação de alunos do curso de Licenciatura em Educação Física.

- Tecendo Trilhas.

O objetivo geral do projeto é proporcionar experiência com Atividades Físicas de Aventura na Natureza (AFAN’s) em diversos ambientes a crianças, jovens e adultos com deficiência da comunidade de Amargosa/BA, crianças, jovens e adultos sem deficiência, discentes da UFRB através de esportes tais como:rapel, trekking, corrida de orientação, caminhadas por trilhas e mountain bike. Ainda, fortalecer as relações sociais entre os integrantes do grupo e a comunidade, seja ela acadêmica ou moradores das regiões que serão frequentadas.

 

  

Atividades de Pesquisa:

 

- In/exclusão nas aulas de Educação Física: a narrativa dos alunos através da fotografia.

O objetivo desta pesquisa é apresentar a experiência de uma pesquisa-intervenção realizada no programa de extensão universitária com crianças e jovens com deficiência da rede municipal de ensino da cidade de Amargosa/BA em que, a narrativa dos sujeitos foi enfatizada como papel mediador na percepção das diferenças durante as aulas de Educação Física.

 

- A percepção de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência na escola: possibilidades para a des/construção de práticas inclusivas através da educação física.

Esta pesquisa teve como objetivo compreender como as diferenças de pessoas com deficiência são marcadas como estratégia discursiva e como forma de conhecimento e identificação dos sujeitos por professores da educação básica do município de Amargosa/BA.