Dúvidas

![]()
1. Como posso me inscrever?
Na página do Seminário Ensino Médio da Bahia (SEMBA): desafios para a promoção do sucesso e da saúde escolar por meio do sistema de eventos (https://ppgcieventos.ufrb.edu.br/).
2. Quem pode se inscrever?
Pesquisadores, Docentes, Discentes e Técnicos administrativos de qualquer Instituição e comunidade externa.
3. Como faço minha inscrição no Seminário Ensino Médio da Bahia (SEMBA): desafios para a promoção do sucesso e da saúde escolar? Como será o credenciamento?
Para se inscrever no evento, a pessoa interessada deve se cadastrar no sistema de eventos (https://ppgcieventos.ufrb.edu.br/) SISTEMA e se inscrever no evento desejado dentro do sistema.
Durante o Seminário haverá registro de presença que devem ser realizados pelos inscritos do evento nas atividades desejadas. Somente as pessoas que estiverem inscritas e registrarem presença dentro do sistema no quantitativo mínimo das atividades receberão certificado.
4. Após inscrição no evento posso editar minha inscrição?
Sim. Clique em Inscrições (canto superior esquerdo) escolha o evento Seminário Ensino Médio da Bahia: desafios para a promoção do sucesso e da saúde escolar, clique em Editar (lado direito). Em seguida, marque OBRIGATORIAMENTE a opção: Seminário Ensino Médio da Bahia (SEMBA): desafios para a promoção do sucesso e da saúde escolar.
5. Não consigo acessar o sistema de eventos. O que fazer?
Recomendamos que tente acessar o sistema por outro navegador de internet (mozilla firefox, google chrome, microsoft edge, etc.). Se ainda assim estiver enfrentando problemas para acessar, recomendamos que realize a limpeza dos dados de navegação do navegador que estiver utilizando, reinicie o navegador e tente novamente acessar o sistema. Também pode tentar acessar o sistema pelo celular/tablet.
6. Quais os procedimentos para resolução de senha do usuário?
PRIMEIRO PASSO
Solicite ao usuário para verificar a caixa de spam, itens deletados, ou lixeira na sua conta de e-mail e verifique se foi recebido algum e-mail cujo título inicia com “[UFRB Eventos]”. Como o sistema envia links em alguns dos e-mails, é esperado em algumas contas que o e-mail seja rejeitado e direcionado para essas caixas.
SEGUNDO PASSO (caso o primeiro passo não tenha resolvido o problema)
Entrar em contato no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
7. O Participante do evento poderá submeter mais de um resumo?
Sim. Cada participante terá direito a submeter 01 trabalho como autor principal, podendo constar como coautor/a em até 06 trabalhos.
8. Qual o número limite de pessoas que podem integrar o trabalho para submissão de resumo?
Cada resumo comportará até 06 participantes, incluindo o autor principal.
9. Qual o formato submissão dos trabalhos?
Resumo simples.
10. Qual o limite de palavras do resumo?
Entre 350 a 500 palavras (vide recomendações para elaboração do resumo).
11. Qual a forma de apresentação do resumo?
Os resumos serão apresentados em formato de comunicação oral (sessões temáticas) e painéis impressos (mostra da Especialização em Promoção da Saúde na Escola).
12. Quais as trilhas disponíveis para submissão de resumo?
-
Sessão temática 1 - Práticas exitosas no Ensino Médio: promoção do sucesso escolar;
-
Sessão temática 2 - Práticas exitosas no Ensino Médio: promoção da saúde escolar;
-
Mostra da Especialização em Promoção da Saúde na Escola.
13. Em quais trilhas os discentes vinculados ao programa de pós-graduação Especialização em Promoção da Saúde na Escola deverão submeter seus resumos?
Mostra da Especialização em Promoção da Saúde na Escola.
Em quais trilhas os discentes (não vinculados ao programa de pós-graduação Especialização em Promoção da Saúde na Escola), Servidores Técnicos Administrativos e Docentes da UFRB deverão submeter seus resumos?
-
Sessão temática 1 - Práticas exitosas no Ensino Médio: promoção do sucesso escolar;
-
Sessão temática 2 - Práticas exitosas no Ensino Médio: promoção da saúde escolar.
Quais as trilhas os participantes de outras Instituições deverão submeter seus resumos?
-
Sessão temática 1 - Práticas exitosas no Ensino Médio: promoção do sucesso escolar;
-
Sessão temática 2 - Práticas exitosas no Ensino Médio: promoção da saúde escolar.
14. Caso o resumo não seja aprovado, o autor poderá enviar recurso para correção?
Não, ao submeter o trabalho no sistema não haverá qualquer tipo de correção.
15. Caso o resumo não seja aprovado, o autor poderá enviar recurso para correção?
Não. Os resumos serão aceitos ou recusados de acordo com a versão enviada pelo autor.
16. É possível incluir nome de co-autores após a submissão do trabalho?
Não. Ao submeter o trabalho no sistema não haverá qualquer tipo de correção.
17. Será possível a submissão de levantamento bibliográfico no evento?
Não. As submissões referem-se aos resumos que resultantes de pesquisa científica e relato de extensão e boas prática na promoção da saúde e do sucesso escolar no Ensino Médio, constando introdução, metodologia e possíveis resultados.
18. Quais as modalidades de propostas poderão ser submetidas?
Apresentações orais em sessões temáticas e painéis dialogados para a mostra de trabalhos de conclusão do curso de Especialização em Promoção da Saúde na Escola.
19. Quem pode submeter proposta de atividades?
Docentes, Discentes, Técnicos Administrativos e comunidade externa à UFRB.
20. Quantas propostas poderão ser submetidas?
Só é possível enviar uma proposta por formulário. Para enviar mais propostas, é necessário preencher e enviar novo formulário.
21. Quem será o responsável pela estrutura da apresentação dos trabalhos aprovados?
A responsabilidade será totalmente dos envolvidos na proposta que deverão dispor dos meios necessários para realizar as atividades (como por exemplo: possuir computador, microfone, câmera; ou laptop com câmera e microfone; ou smartphone; fones de ouvido; e conexão de internet).
22. Quais atividades serão presenciais?
Conferência, painéis dialogados e mostra da pós-graduação em Promoção de Saúde na Escola.
23. Quais os certificados serão emitidos durante o evento?
Conferencistas (a convite); apresentação de trabalho oral (cujos resumos foram aprovados); apresentação de trabalho em painéis; apresentação de trabalho na mostra da pós-graduação em Promoção de Saúde na Escola; participante do Seminário como ouvinte.
24. Quantas horas de congresso constarão no certificado de ouvinte (participação nas atividades: apresentação oral, conferência, painéis, mostra da pós-graduação)?
Para ouvinte que participar de todas as atividades do Seminário, o certificado terá carga horária total de 16h.
Para receber o certificado de ouvinte no evento, é necessário assistir no mínimo dois (02) turnos das atividades distribuídas entre os dias do evento. Para registar presença na atividade, a pessoa inscrita deverá assinar as listas de presença disponibilizadas pelos monitores no momento da atividade.
Nos certificados de apresentações orais (Resumos submetidos e aprovados pela comissão científica) e da mostra de trabalhos da Pós-graduação em Promoção de Saúde na Escola constarão apenas a apresentação do trabalho, sem vinculação de Carga Horária.
Para todas as atividades é necessário que a pessoa interessada registre sua presença assinando as listas correspondentes a cada uma das atividades do evento.
25. Para as atividades presencias haverá lista de presença?
Para ter direito ao certificado nas atividades presenciais o usuário deverá adicionar a atividade que deseja assistir no sistema de eventos. Durante a atividade o Monitor passará a lista de presença dos inscritos na respectiva atividade.
26. Como acessar o certificado?
O usuário deve seguir os seguintes procedimentos:
1. Logar na sua sessão do sistema de eventos: SISTEMA
2. Acessar o menu: certificados
3. Escolher o evento: Seminário Ensino Médio da Bahia (SEMBA): desafios para a promoção do sucesso e da saúde escolar
4. Clicar em gerar certificados.
27. Como retificar o nome do participante no Certificado?
Enviar solicitação à Comissão via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
28. Quais os resumos serão publicados nos Anais?
Todos os resumos aprovados.
29. Haverá interprete de libras?
Quando publicarmos a programação divulgaremos as sessões que terão intérprete de libras.
30. É necessário baixar algum programa específico no computador ou smartphone para participar e/ou assistir as atividades disponibilizadas no evento?
Não. A transmissão será feita através dos nossos meios de comunicação online (no canal @RedeEducacaoeSaudeemEscolasPub). É importante que tenha uma boa conexão com internet de banda larga para poder usufruir de todos os detalhes. Porém, esclarecemos que para garantir certificado, é necessário que a pessoa esteja inscrita no evento e que registre sua presença no mínimo de atividades necessárias pelo sistema de evento.
31. Quais as boas práticas para palestrantes, conferencistas, participantes de mesas redondas terem sucesso para interagir durante as sessões?
Utilizar um headset (fone de ouvido + microfone). Manter o microfone fechado (em MUTE) quando não estiver falando. Evite ruídos externo tais como: televisão ligada, ventilador, janelas abertas na casa, outras janelas do navegador (computador) abertas, etc. Reserve um local iluminado e tranquilo para focar exclusivamente no evento durante o período da apresentação. Caso utilize óculos, evite iluminação forte e procure uma posição favorável de modo que não haja reflexos indesejados nas lentes durante a transmissão.
32. As atividades do evento ficarão disponíveis para assistir depois?
O Seminário Ensino Médio da Bahia (SEMBA): desafios para a promoção do sucesso e da saúde escolar é ao vivo como todo evento programado com antecedência. Recomendamos assistir as sessões de seu interesse em tempo real. As atividades ocorrerão de 05 a 07 de junho de 2025, das 8h às 21h, consulte a programação no site oficial do evento.
33. O Seminário Ensino Médio da Bahia (SEMBA): desafios para a promoção do sucesso e da saúde escolar é apenas para a comunidade da UFRB?
Não. O Seminário Ensino Médio da Bahia (SEMBA): desafios para a promoção do sucesso e da saúde escolar é um evento promovido pelo DIVERSIFICA/UFRB em parceria com outras instituições de forma pública e gratuita e todas as pessoas podem se inscrever e participar do evento.
34. Consigo assistir pelo celular as atividades do Seminário?
Sim. A plataforma e adaptável para computadores e outros dispositivos.
35. O autor principal dos trabalhos submetidos para Apresentação Oral poderá editar a submissão?
NÃO. É necessário deletar o resumo submetido e fazer uma nova submissão.
![]()
Quer falar conosco ou tirar alguma dúvida?
Estamos à disposição no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
