Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Ciência é Dez!


A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, através do Centro de Formação de Professores - CFP, com apoio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância - SEAD apresentam o Curso de Especialização Lato Sensu em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "CIÊNCIA É DEZ!" na modalidade EaD.

O curso é gratuito e online.

Centro de ensino da UFRB que o curso está vinculado: Centro de Formação de Professores - CFP.

Orientações para acesso ao Ambiente de Aprendizagem Ciência é Dez!

Para que o(a)s aluno(a)s possam acessar, devem seguir as orientações abaixo:

1) Clique aqui para acessar o Ambiente de Aprendizagem C10 UFRB;

2) Login: número de CPF (sem pontos nem hífen) ou o e-mail que foi informado no cadastro;

3) Senha: número do CPF(sem pontos nem hífen).

Atenção: Após o acesso, o sistema solicitará que o(a)s aluno(a)s efetuem a atualização de seus perfis, liberando acesso ao ambiente somente quando for concluído tal procedimento.

Aula Inaugural

Data: 08/09/2020 | Horário: 19:00

Meio de transmissão: Canal da SEAD UFRB no YouTube.

Transmissão

Acesse: Clique aqui.

Reunião Virtual

Data: 10/09/2020 | Horário: 19:00

Meio de transmissão: Canal da SEAD UFRB no YouTube.

Acesse: Clique aqui.

Coordenação do curso

A coordenação do curso de Especialização está a cargo do Prof. Dr. Klayton Santana Porto selecionado atavés do edital SEAD/CFP Nº 06/2020.

Projeto Pedagógico do curso - CAPES: Arquivo em pdf.

Seleções

Seleção de Estudantes

Inscrições estão acontecendo de 18 de junho até 05 de julho de 2020 (prorrogadas).

Acesse o edital e inscrições: UFRBC10.

Quantidade de vagas: 350.

Carga horária total: 480h .

Seleção de Tutores

Inscrições encerradas: UFRBC10-tutores

Seleção de Professores

Inscrições encerradas: UFRBC10-professores

Conheça o curso

O ‘‘Ciência é Dez’’ é uma iniciativa da CAPES que integra o programa Ciência na Escola, do MEC, MCTIC e CNPQ. Trata-se de um curso de especialização para professores graduados que estão atuando no sistema público de ensino.

 

O ''Ciência é Dez'' é um dos diversos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), um sistema gerido pela CAPES para integrar e articular as universidades públicas com os governos municipais, estaduais e federal, a fim de facilitar o acesso dos professores do Ensino Básico de todo o País a uma formação continuada e de qualidade.

 

Material de divulgação do curso

Baixe banners e videos para divulgação em suas redes sociais.

1. Material gráfico

a) Banner tipo post .

b) Banner tipo stories .

c) Banner tipo post amplo.

2. Vídeos

a) Primeiro vídeo - Informações.

b) Seguendo vídeo - Procedimentos.

Informações sobre o curso

O objetivo geral do "Ciência é Dez" é a formação de profissionais, em nível de especialização, no ensino de Ciências, de modo a garantir o direito à aprendizagem e a realização do projeto político-pedagógico da escola, a partir de um ambiente escolar que favoreça ao desenvolvimento do conhecimento, da ética e da cidadania. O curso pretende oferecer ferramentas que contribuam para uma ação dinâmica do professor no enfrentamento dos desafios postos no cotidiano de suas escolas e de suas salas de aula, de forma conectada à realidade da nossa sociedade tecnológica e globalizada. Além disso, é voltado ao reforço da compreensão de que o ensino e o aprendizado em ciências são muito mais do que o acúmulo de informações a se expor e a se reter: são surpreendentes, instigantes e desafiadores.



Os alunos do curso de especialização em Ensino de Ciências "Ciência é Dez", assim como os de outros cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) da CAPES, não pagam mensalidades ou parcelas em todo e qualquer período da formação.



A proposta metodológica do "Ciência é Dez" permite que o perfil do curso se defina pela dinâmica de cada aplicação. Ou seja, durante o desenvolvimento das disciplinas, os contornos do curso passam a ter as características do professor que o cursa, dos alunos desse professor, da turma, do polo, da equipe responsável e da instituição aplicadora. Então, cada oferta, quando concluída, terá sido resultado de uma construção coletiva de diferentes agentes e será, de fato, exclusiva para cada professor que o cursou. Isto destacará o papel protagonista que ele desempenha em sua própria formação continuada.



O curso de especialização "Ciência é Dez" tem uma abordagem de ensino por investigação, que valoriza a elaboração de perguntas e de questões-problema.



Ao final do curso "Ciência é Dez", o aluno que cumpriu as atividades com resultado de avaliação igual ou acima do mínimo e concluiu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com aprovação, receberá certificação de título de Especialista na área de Ensino de Ciências, com reconhecimento do Ministério da Educação. A emissão do certificado de especialização será da Instituição de Ensino Superior responsável pela oferta do curso da qual o aluno participou.



Polos

Em breve informações.


Em breve informações.



Em breve informações.



Em breve informações.


Em breve informações.



Em breve informações.



Em breve informações.



Em breve informações.




Fonte: Portal c10.capes.gov.br (integral e parcialmente).

registrado em:
Fim do conteúdo da página