Página Inicial > Notícias > UFRB é a primeira na Bahia a ofertar cursos de Educação Continuada sem Tutoria EaD

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é a primeira Instituição Pública de Ensino Superior em território baiano a ofertar cursos de Educação Continuada sem Tutoria na modalidade de Ensino a Distância, também conhecidos como MOOCs (Massive Open OnlineCourse), em tradução: Curso Online Aberto e Massivo. Os cursos são disponibilizados gratuitamente desde início de 2015 e abertos para toda a sociedade.

De acordo com o superintendente de Educação Aberta e a Distância (SEAD), Ariston Cardoso, por meio da Educação a Distância, a UFRB reforça seu compromisso com a promoção da inclusão social e na construção de um conhecimento multidisciplinar. Ele ainda explica que, em função dos cursos serem abertos, qualquer pessoa pode ter acesso ao seu conteúdo. Atualmente, a UFRB já conta com mais de 20 mil inscritos em seus cursos, com pessoas de diversos estados matriculados, inclusive de fora do país.

“O diferencial de tais cursos são as inscrições ininterruptas em que cada participante possui um prazo para concluir as atividades propostas pelo curso, o que inclui assistir às videoaulas, ler o material didático e realizar a avaliação, seguindo um roteiro de aprendizagem previamente definido”, explica o professor Eniel do Espírito Santo, do Núcleo de Educação Continuada da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da UFRB.

A UFRB atualmente oferece oito cursos de educação continuada e a previsão é que esse número cresça. Segundo o professor Eniel do Espírito Santo, “a UFRB tem estendido convite aos seus professores e servidores técnico-administrativos para a elaboração e produção de tais cursos”. Para quem ainda tem certa relutância com a modalidade, o professor Eniel do Espiríto Santo diz que “a melhor maneira de quebrar este preconceito é se inscrever em um de nossos cursos de curta duração a distância, pois assim a pessoa poderá perceber que a flexibilidade da educação a distância se apresenta como possibilidade de educação continuada, especialmente para aqueles que residem em locais afastados dos grandes centros.”

No Nordeste, além da UFRB, apenas a Universidade Federal do Maranhão oferece cursos de educação aberta e massiva. No mês de novembro, há a previsão de oferta do curso de Flavonoides em Alimentos.

Estão atualmente disponíveis os cursos:

Introdução a Conferência Web RNP: carga horária: 20h;
Moodle para Professores e Tutores EaD: carga horária de 34h;
Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EaD, carga horária de 51h;
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos: carga horária: 68h;
Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos: carga horária de 20h;
Curso Básico de Prezi: com carga horária 20h;
InDesign: Carga horária: 20h;
Suporte Básico de Vida em Cardiologia de Adulto: Carga horária: 34h.

Confira os cursos em AVA Acadêmico
Mais informações: SEAD.