Página Inicial > Notícias > Conheça o novo recurso do AVA, o BigBlueButton

Conheça o novo recurso do AVA, o BigBlueButton

BigBlueButton é um sistema de conferência web de código aberto para a aprendizagem online. O objetivo deste sistema é proporcionar aos alunos remotos uma experiência de aprendizagem online de alta qualidade.

Este lançamento dá aos moderadores mais habilidade para envolver os alunos remotos, acrescentando:

• Módulo polling: (um cliente pode usar instâncias dos módulos da aplicação de um conjunto, chamado de módulo de aplicação pooling).Ele tem as seguintes vantagens:
  1. reduz a quantidade de tempo para obter os recursos do lado do servidor;
  2. permite um pequeno número de casos para servir um número muito maior de pedidos;
  3. aborda os requisitos de aplicações web que deve lidar com milhares de solicitações de entrada.
  • Emoticons
  • Melhoria na transmissão de vídeo

Usabilidade

Tornou-se mais fácil para o moderador envolver os alunos online. Por exemplo, o módulo de votação lê automaticamente o texto do slide atual e, se ele detecta uma pergunta do tipo enquete, dá ao moderador um único botão para iniciar uma pesquisa.

Esta detecção permite ao moderador pedir fácil e de forma muito rápida várias pesquisas durante uma aula online sem ter que digitar ao menos uma pergunta durante a aula.

Acessibilidade

O BigBlueButton afirma que acessibilidade é um ponto muito importante para eles e para o mercado-alvo. Eles detém uma auditoria de apoio externo a empresa que cuida só de acessibilidade (usando, nomeadamente leitores de tela, como JAWS).

Você pode ler a declaração de acessibilidade http://bigbluebutton.org/accessibility/.

Integração LMS

O BigBlueButton tem implementações profundas com muitos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Existem plug-ins nativos para Moodle,Sakai, Lona, Schoology e Jenzabar. Ele também possui certificação LTI compatível, dando-lhe uma maior integração com todos os principais LMS.

Idiomas

Graças à comunidade mundial de programadores, o BigBlueButton foi traduzido para: Árabe, Checo, Dinamarquês, Estónio, Francês, Alemão, Grego, Húngaro, Italiano, Japonês, Occitânico, Polonês, Português, Russo, Espanhol, Turco, Ucraniano, Vietnamita e outros idiomas.

Tutorial BigBlueButton

1º Passo: acessando o ambiente virtual e logado com usuário e senha, vá para sua disciplina.

2º Passo: ative a Edição.

3º Passo: clique em adicionar uma atividade ou recurso.

4º Passo: na categoria “Atividades” selecione “BigBlueButtonBN” e clique em “Adicionar”.

5º Passo: em configurações gerais, digite o nome da sala de aula virtual.

6º Passo: a categoria participantes lhe dá a opção de selecionar que irá participar da aula virtual, você pode selecionar por papel dentro do curso ou por usuário.

7º Passo: a categoria “Agendar para sessões” lhe dar a opção de selecionara a data que vai ocorrer a aula virtual.

• Após ter feito estas configurações, clique em “Salvar e Mostrar;
  • Feito isso, clique no botão “JOIN SESSION”;
  • Pronto, você deu início à sua aula online de alta qualidade.