Página Inicial > Notícias > Cursos de Educação Continuada sem tutoria da UFRB têm mais de 30 mil inscritos

Cursos de Educação Continuada sem tutoria da UFRB têm mais de 30 mil inscritos

30mil_inscritos_ava.jpgOs cursos de Educação Continuada sem tutoria da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) alcançaram mais de 30 mil inscritos. Os cursos são gratuitos e abertos a toda comunidade. São também conhecidos como MOOCs (Massive Open Online Course), em tradução: Curso Online Aberto e Massivo. Atualmente, são ofertados dez cursos em diversas áreas, com carga horária de 20h, 34h, 51h, 68h.

“Os cursos MOOCS têm uma versatilidade de utilização, já que eles podem ser realizados a qualquer momento. Eles permitem também uma grande aproximação da Universidade com a sociedade, já que qualquer pessoa pode se inscrever. Essa é uma das principais vantagens, a UFRB consegue transcender as barreiras dos muros da Universidade e consegue atingir uma visibilidade a nível nacional e internacional, uma vez que os cursistas são de várias regiões do Brasil e de fora do país. Servidores de outros órgãos, a exemplo do Ministério Público e Secretarias de Educação, também formam o público dos cursos MOOCS. Desta forma, a UFRB consegue ter uma visibilidade grande no cenário nacional e internacional, mas principalmente atinge o objetivo principal da universidade que é chegar à sociedade e prestar seu serviço de universalização do conhecimento”, destaca o superintendente Ariston Cardoso da SEAD.

De acordo com professor Eniel do Espirito Santo do Núcleo de Educação Continuada sem Tutoria da SEAD, os cursos MOOCs se constituem em uma tendência internacional em que renomadas universidades ofertam os cursos abertos, gratuitos e de livre acesso para quem deseja se aperfeiçoar em uma área específica de seu interesse. “A pesquisa de avaliação dos cursos MOOC UFRB revela que 95% dos participantes consideram-no como excelente ou ótimo e 99,7% o indicariam para um amigo ou familiar. Tais indicadores denotam a assertividade da equipe multidisciplinar que atuam na concepção didática e pedagógica de tais cursos na SEAD/UFRB”, declara Eniel.

Os cursos atualmente disponíveis são:
Introdução a Conferência Web RNP: carga horária: 20h;
Moodle para Professores e Tutores EaD: carga horária de 34h;
Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EaD, carga horária de 51h;
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos: carga horária: 68h;
Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos: carga horária de 20h;
Curso Básico de Prezi: com carga horária 20h;
InDesign para Iniciantes: 20h;
Suporte Básico de Vida em Cardiologia Adulto: 34h;

Flavonoides em Alimentos: 68h;

Didática no Ensino Superior:68h.

Confira os cursos em AVA Acadêmico.
Mais informações:SEAD.