Página Inicial > Notícias > Editora UFRB e SEAD lançam três e-books gratuitos de diferentes áreas

Editora UFRB e SEAD lançam três e-books gratuitos de diferentes áreas

imagem sem descrição.

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) está disponibilizando, gratuitamente, três novos e-books, produzidos em parceria com a Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD).

As publicações digitais, em diferentes áreas, são: “Educação, tecnologia, ambiente e sustentabilidade: perspectivas multidisciplinares”; “A saúde coletiva em destaque II”; e “Adoção de práticas de segurança laboral em empreendimentos cooperativos”, todas edições de 2017.

O livro “Educação, tecnologia, ambiente e sustentabilidade: perspectivas multidisciplinares”, organizado pelas pesquisadoras Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão, Aline Pereira da Silva Matos, Jacira Teixeira Castro e Susana Couto Pimentel, é a primeira publicação do Centro de Ciências e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da UFRB.

No e-book de 235 páginas estão reunidos 14 textos de pesquisadores, em uma proposta multidisciplinar, com diferentes abordagens metodológicas e referenciais teóricos no âmbito da Educação, Ambiente e Sustentabilidade; e Tecnologias.

O e-book “A saúde coletiva em destaque II” foi organizado pelas pesquisadoras Rosa Cândida Cordeiro, Suelly Pinto Teixeira de Morais e Ticiana Osvald Ramos e constitui o segundo livro digital da série, iniciada em 2016, com as pesquisadoras Flávia Henrique dos Santos, Liliane de Jesus Bittencourt e Rosa Cândida Cordeiro.

No segundo e-book há uma continuidade das discussões e de reflexões relacionadas ao processo saúde e doença, compartilhando estudos realizados no território do Recôncavo da Bahia.

O e-book apresenta estudos de alcance nacional relacionados a imunização e ao aleitamento materno. O livro reúne dez capítulos produzidos por 34 pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRB.

O e-book “Adoção de práticas de segurança laboral em empreendimentos cooperativos” foi organizado pelas pesquisadoras Fabihana Souza Mendes Miranda, Sueline Silva de Souza e Alessandra Bandeira Antunes de Azevedo. Em formato de cartilha, o e-book destaca a importância de cada trabalhador para a prosperidade dos empreendimentos coletivos.

As autoras fazem uma reflexão sobre o mundo do trabalho e suas desiguais e desgastantes relações, resgatando os princípios, os valores e os ideais do cooperativismo. O livro descreve como as atividades e as tarefas dos trabalhadores podem ser executadas com saúde e segurança, além de destacar a adoção de práticas de segurança laboral.

“Educação, tecnologia, ambiente e sustentabilidade: perspectivas multidisciplinares”. O livro pode ser lido na íntegra.

“A saúde coletiva em destaque II”. O livro pode ser lido na íntegra.

“Adoção de práticas de segurança laboral em empreendimentos cooperativos”. O livro pode ser lido na íntegra.

Editora UFRB

A EDUFRB existe desde 2010 com os objetivos de regular e produzir as múltiplas edições de livros no âmbito da Universidade, intensificar o intercâmbio com instituições congêneres, incentivar e promover a publicação cientifica, técnica, didática e artísticas da UFRB. Outros e-books estão disponíveis gratuitamente. Confira as obras disponíveis no site da EDUFRB.